Sem categoria

Paulo Roberto, o fenômeno neopentecostal e o futuro das Assembléias de Deus

No decorrer de sua história, o pentecostalismo apresentou crias personalistas, que com seus dotes carismáticos fizeram e fazem sucesso em todo o mundo. A versão pentecostal tupiniquim apresentou dezenas de novos nomes entre pregadores que se tornaram grandes conferencistas. Assim foi com Geziel Gomes, Hidekasu Takayma, Abílio Santana, Napoleão Falcão e mais recentemente com Marco Feliciano. A eloqüência, no sentido coloquial da palavra, e os sinais miraculosos são marcas desses pastores que espalham suas mensagens por meios de cd´s, DVD´s e internet.
Um novo nome no cenário assembleiano é de um controvertido pregador de milagres estranhos. O pastor Paulo Roberto promove sua “campanha dos milagres” no maior templo do país, pertencente às Assembléias de Deus de Cuiabá, cujo dirigente é o pastor Sebastião Rodrigues de Souza. Em seu site [1], testemunha vários casos de curas e eventos extraordinários, onde até mesmo já relatou que Deus falou com ele, em um momento de dificuldade, usando algumas galinhas que falavam em línguas com interpretação de um galo [2]! Paulo Roberto relata que foi curado de vários tumores malignos.
Paulo Roberto tem sido convidado para vários congressos e festas em igrejas pentecostais, onde relata testemunhos, canta, ora para que Deus coloque dinheiro em contas bancárias e dê dentes de ouro. De calvície até câncer são relatados como curas em suas reuniões de milagres. Paulo Roberto advêm de uma geração “milagreira” e pragmática, pois a avaliação de seu ministérios e suas verdades doutrinais advêm de sua facilidade com a manipulação do transcendental.

O milagreiro controvertido

Dentes de ouro? Dinheiro em conta bancária? Galinhas que falam em línguas? Bizarrices é o que não falta do ministério do pastor Paulo Roberto! Suas reuniões são sempre lotadas e marcadas por um emocionalismo histérico diante do “show pessoal” que esse pregador faz após o suposto milagre. Sempre alega que quem criticar suas práticas bizarras e anti-bíblicas são os fariseus, frios, incrédulos, ímpios e usa até palavras de baixa calão, como vagabundos etc. As advertências para os críticos vem de palavras ameaçadoras, que ele interpreta como autoridade advinda do céu. As suas pregações são marcadas por uma superficialidade gritante, onde os textos bíblicos são usados como meros incertos para seus sermões.

Conseqüências para a denominação

A tolerância para sujeitos como Paulo Roberto, que ocupa púlpitos, dirige reuniões em igrejas importantes e ainda é convidado especial de grandes congressos; mostra como a principal igreja evangélica do Brasil precisa urgentemente de uma revisão de suas prioridades. Muito se discute no seio da Assembléia de Deus sobre a conservação de uma identidade, que é confundida por muitos como conservação dos mesmos “usos e costumes”. Enquanto o debate controvertido e infrutífero da “identidade assembleiana” é levantado em convenções politizadas e divididas em partidos, nada é feito concretamente para impedir o avanço de pastores que pregam heresias e bizarrices.
Como uma denominação como as Assembléias de Deus, depois de tanto avanço quanto ao conhecimento bíblico e despertamento para uma maior maturidade, ainda mantém em seu quadro de obreiros, pastores que promovem suas superstições? Porque não há boicotes e repreensões públicas com uma convenção estadual que tolera e incentiva tais práticas? São questões difíceis de entender… Tal fato mostra como o discurso da “identidade assembleiana” é mero discurso retórico vazio e sem sentido, que só pega mesmo em tempo de pleito eleitoral.
A tolerância para com os modismos e heresias do pastor Paulo Roberto contraria fortemente as orientações da Convenção Geral, que sendo ele ministro filiado, deveria ao mesmo considerar. A CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil) é contra uma série de práticas promovidas pelo pastor Paulo Roberto. Na oitava ELAD, que é um encontro de pastores assembleianos ligados a CGADB, na cidade de Porto-Seguro- BA, em outubro de 2002, foi reafirmado a posição contrária da Assembléia de Deus em relação aos modismos neopentecostais. No relatório da ELAD, está escrito:

Sob o esfuziante tema “Não extingais o Espírito” o 8° ELAD trouxe a tona os fenômenos promovidos pelos movimentos neo-pentecostais como: “cair no Espírito”, “sopro do Espírito”, “benção de Toronto”, “dançar no Espírito”, “dentes de ouro” e outras enxurradas de práticas inovadoras que andavam perturbando o seio da igreja. Nas palestras ministradas pelos pastores José Wellington Bezerra da Costa, Antonio Gilberto, Elienai Cabral e Elinaldo Renovato de Lima, os mais de 700 pastores e evangelistas inscritos no encontro, puderam constatar que a Bíblia não oferece nenhum respaldo para tais acontecimentos e reafirmaram que o autêntico mover do Espírito é aquele que traz avivamento espiritual, batismo no Espírito Santo e transformação na vida do homem.

Identidade falha, igreja fraca

Enquanto os maiores líderes da denominação continuarem perdendo o seu tempo discutindo pormenores em relação à liturgia (como pode ou não poder bater palmas?) ou em relação aos usos e costumes (como pode ou não usar adornos?), as Assembléias de Deus regredirão e produzirão outros pregadores bizarros. É preciso corrigir os erros do passado, como o legalismo e o anti-intelectualismo e manter as benesses dos pioneiros, como o zelo missionário e a busca intensa do poder de Deus para testemunhar o evangelho. Não se pode ter uma visão romantizada e saudosista, assim como não se deve desprezar o legado da tradição!

Qual o caminho que a Assembléia de Deus quer seguir?

Será que o futuro assembleiano continuará com o obscurantismo teológico e seu legalismo retrógrado? Ou será que os assembleianos do século XXI serão marcados por uma mística supersticiosa, onde a espiritualidade é medida pelo barulho e a reflexão teológica é nula?
Bom seria que as Assembléias de Deus no Brasil caminhassem para o aprofundamento doutrinário-teológico com busca de uma autentica espiritualidade pentecostal, sem amarras de modismos e anacronismos. Teologia e espiritualidade equilibradas por um pentecostalismo que dialoga com outras confissões protestantes, como os reformados, batistas, anglicanos e até, quem sabe um dia, com os fechados fundamentalistas.
A esperança é viva para uma Assembléia de Deus livre de superstições pseudo-pentecostais, com maior reflexão teológica, mas também que nunca deixe seu zelo evangelizador e a busca pelos dons do Espírito, que sempre serviram para a edificação constante da congregação. A sustentação do passado, com uma contextualização presente!

Conclusão:

Não se pode falar em uma denominação forte e sadia, com um ufanismo cego, quando se tem em seu quadro, com uma tolerância absurda, pessoas que promovem confusão no seio da igreja.

Notas e Referências Bibliográficas:

1- http://www.pastorpauloroberto.com/

2- No seu testemunho, o pastor Paulo Roberto descreve como foi sua experiência com as galinhas que falavam em línguas. Vejam só o relato:
Quando aquela mão branca me levou no galinheiro, de repente, não era mais uma mão, era um homem de branco, que me disse: – Paulo, você iria se suicidar por causa do silêncio de Deus?
– Sim, respondi somente no pensamento, mas ele entendeu.
– Paulo, os profetas te abandonaram e ainda dizem que o teu Deus te abandonou?
– Sim, respondi novamente só no pensamento, porque não tinha forças para abrir a boca.
– Paulo, hoje você vai saber que quando falta profetas para falar, O Senhor Deus usa quem Ele quer e da maneira que lhe aprás.
Naquele momento, um poder de Deus tão grande desceu sobre o galinheiro e todas as galinhas começaram a falar em línguas angelicais. De repente uma galinha do outro lado do puleiro, começou a falar com mais autoridade e todas as outras galinhas pularam do puleiro em reverência, enfiaram o bico na terra, cruzaram as asas e gemiam dizendo: Hummm, hummm, fala com o Teu filho Senhor. Naquele momento aquela galinha que falava com mais autoridade, veio rodeando um lado do puleiro e um galo a acompanhava do outro lado, quando chegaram onde eu estava, a galinha colocou a asa na minha testa, falava em línguas angelicais e o galo interpretava, e a interpretação de Deus no bico do galo foi esta: “MEU FILHO PAULO, NÃO PRATIQUES O SUICÍDIO, NESTE MOMENTO ESTOU TE CURANDO DE CÂNCER, TE LEVANTANDO UM PREGADOR DA MINHA PALAVRA. VOU CUIDAR DA SUA AGENDA, PORQUE O MUNDO CONHECERÁ O SEU NOME, TE USAREI COMO MÉDICO NO MEIO DO MEU POVO, POR ONDE TU PASSARES, CURAREI OS ENFERMOS . E naquele momento eu fui radicalmente, totalmente curado de câncer pelo poder de Deus
. Extraído do site pessoal: http://www.pastorpauloroberto.com/index.php?pg=mostra_paginabd.php&c=1#

3- O bispo anglicano Robinson Cavalcanti escreveu uma ótima análise sobre o cenário evangélico no Brasil. Leia em http://www.ultimato.com.br/?pg=show_artigos&artigo=2177&secMestre=2271&sec=2289&num_edicao=314

87 comentários em “Paulo Roberto, o fenômeno neopentecostal e o futuro das Assembléias de Deus

  1. Cléber, a paz! O erro do pastor Paulo Roberto está em pregar milagres que estão sem sintonia com as Escrituras. Ora, as línguas estranhas servem para edificação pessoal (sem interpretação) e para edificação da comunidade eclesiástica (com interpretação). Dizer que galinhas falaram em línguas cheira a mais absurda relativização e blasfêmia com os carismas do Espírito. O dito pastor ora para que Deus coloque dinheiro em contas bancárias! Meu Deus, onde vamos parar?!Esses milagreiros estão infantilizando o povo de Deus, onde as pessoas são massas de manobra para manipulação! Experimente assistir os vídeos desse pastor no “You Tube” e você verá a frenesi da platéia. Nem em shows do “Linkin Park” há tanto fanatismo!

    Curtir

  2. Edson Dorna, a paz! Infelizmente a própria burocracia institucionalizada impede a ação mais eficaz daqueles que estão preocupados com a saúde doutrinária da denominação. O sistema precisa ser reformado e melhorado, assim como a disposição dos pastores que estão na diretoria da denominação.

    Curtir

  3. Ednaldo, a paz! Muitos pregam como se tivesse uma possessão de Deus em uma jumenta, mas isso não aconteceu! Somente a boca da jumenta foi usada para falar a Balaão. Usar esse texto para justificar o que o Paulo Roberto prega é uma besteira. PS: A minha conta continua zerada, rsrsrs!

    Curtir

  4. Zwinglio, a paz! Jamais afirmarei categoricamente que milagres estranhos são provenientes dos demônios, pois os mesmos podem advir diretamente do homem. Seria uma irresponsabilidade tamanha julgar como demoníaco aquilo que pode ser “manipulação” ou “sugestão” humana. É claro que em muitos casos há operações satânicas mesmo! Os estudiosos Flo Conway e Jim Sigelman escreveram que: “sob pressões cumulativas de controle físico, emocional e intelectual, o autocontrole e crenças pessoais cedem. Isolado do mundo e cercado de armadilhas exóticas, os convertidos absorvem os estilos alterados de pensamento e da vida diária da seita. Em pouco tempo, antes de perceberem o que está acontecendo, os novos adeptos entram num estado mental em que não são mais capazes de pensar por si mesmos” (ROMEIRO, 2006). Ou seja, é possível que todas essas bizarrices advenham de um líder carismático com boas doses de conquista. O dom de “operação de maravilhas” não deve ser aval para extravagâncias absurdas como “dentes de ouro” ou “dinheiro em conta-corrente zerada”. No contexto comunal dos carismas, a edificação do outro e da assembléia está acima de benesses pessoais. Somos pentecostais e não esotéricos, somos espirituais e não espiritualistas; portanto os milagres além de raros, acontecem sob a dinâmica da Palavra de Deus e com propósitos bem claros. O dom de “operação de maravilhas” são os milagres, sendo ações que não podem acontecer pela força humana, mas somente por uma intervenção direta do Altíssimo. Só não podemos confundir milagres como bizarrices.

    Curtir

  5. André Silva, a paz! Você tocou em um ponto muito importante: falta-nos culto de ensino! Na maioria das igrejas pentecostais cultos de “ensino” servem somente para passar regras de “usos e costumes” e outras observações legalistas. Enquanto isso, boa parte das igrejas e seus respectivos pastores nem sabem ao mesmo algum ponto da “confissão de fé” de sua denominação. Os pastores estão incentivando suas igrejas para a Escola Bíblica Dominical, quando eles mesmos são os primeiros que faltam nas aulas?

    Curtir

  6. Gutierres, paz!!Você disse:“Jamais afirmarei categoricamente que milagres estranhos são provenientes dos demônios, pois os mesmos podem advir diretamente do homem. Seria uma irresponsabilidade tamanha julgar como demoníaco aquilo que pode ser “manipulação” ou “sugestão” humana. É claro que em muitos casos há operações satânicas mesmo! Os estudiosos Flo Conway e Jim Sigelman escreveram que: “sob pressões cumulativas de controle físico, emocional e intelectual, o autocontrole e crenças pessoais cedem. Isolado do mundo e cercado de armadilhas exóticas, os convertidos absorvem os estilos alterados de pensamento e da vida diária da seita. Em pouco tempo, antes de perceberem o que está acontecendo, os novos adeptos entram num estado mental em que não são mais capazes de pensar por si mesmos” (ROMEIRO, 2006). Ou seja, é possível que todas essas bizarrices advenham de um líder carismático com boas doses de conquista.” Eu respondo:Quanto papo teórico!!!! Quanta fundamentação a parte da compreensão do sobrenatural!!! E se diz um pentecostal!!!Adiantando-me, penso que o caminho de vocês deve ser o de retorno ao que tanto deseja os quase antisobrenaturalistas reformados, tradicionais e fundamentalistas,à frieza da letra…Prefiro a Bíblia e suas ferramentas do que as palavras de teóricos das ciências psicológicas… essãs explicações não me fazem descansar seguro…Mas… É simples!!!!Dentre os 9 DONS de 1 Coríntios 12, existe um que se chama DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS… já está mui evidente que você não o tem… mas será que entre aqueles que pensam como você, que andam por aqui e por alí, não há ninguém que o tenha para, categoricamente, APONTAR que esses sinais são de origem, DIVINA, demoníaca ou humana?Amo ao meu SENHOR, que propôs sinais e maravilhas para os que crêem, mas não os deixou sem um mecanismo tão seguro e eficaz como o DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS para que ninguém confundisse o divino com o demoníaco, ou com o humano – via de regra, com a ingerência demoníaca…João disse:“Provai os espíritos”Isso é só para os exercitados nas coisas espirituais… pois Paulo disse que os espirituais discernem as coisas espirituais… isso não é coisa para as mentes cristãs sobrecarregadas por uma intelectualidade fria, forjadas nos bancos acadêmicos e aprisionadas pelas tradições humanas…É por lhe faltar o DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS, meu caro, que os seus ataques não são confiáveis… acredito naqueles que denunciam sem meias palavras, mas com CONVICÇÃO plena e absoluta [assim falam os verdadeiros profetas em NOME do SENHOR] para que ninguém fique confuso…Sobre o “bizarro”, gostaria te dizer que exprime tal conceito, o fato de Deus salvar um sujeito que foi em vida um serial killer, um estuprador frio e calculista, que fez por muitos anos muitos chorarem… para muitos afirmar que Deus faz soa “bizarro” e repugnante… mas o fato é que Deus faz… portanto o ser “bizarro” depende da ótica de quem admite X coisa como tal… cuspir na terra, fazer barrro e aplicar nos olhos de quem não enxerga é “bizarro”… principlamente quando se tem condições de abrir os olhos do cego a aprtir de uma palavra: “Efatá!!!”.Discernimento, meu caro, discernimento, é esse o DOM!!!

    Curtir

  7. É Gutierres… seria exagero afirmar categóricamente que tais “milagres” são de proveniência malígna… mas, que tal hipótese não pode ser descartada… isso não há dúvida!Se os “milagres” ditos, realmente acontecem, pode ser que realmente seja de procedência malígna (ainda sou mais adepta da opinião que defende ser puro ‘Xarlatanismo’… mas… em todo caso…)!

    Curtir

  8. Caro Gutierrez,Penso que será, cada vez mais, inútil protestar contra as práticas desse cristianismo paganizado, que toma conta do cenário evangélico brasileiro. Assim afirmo porque pecebe-se nitidamente que, há muito, os valores que impulsionam a igreja deixaram de ser os pertinentes ao Reino de Deus. O que vale hoje, ao melhor estilo do mercado, é aquilo que vende alguma forma de prazer e, em contrapartida aufere dividendos aos proeminentes líderes desse evangelho contraproducente(pelo menos para mim).Que Deus salve o pentecostalismo. Será que Ele consegue?Portanto, parece-me que não deveria provocar comoção quando alguém faz, como fez o meu amigo Ricardo Gondim, declaração que não se considera mais “evangélico”.Aproveito o comentário, com sua permissão, para protestar contra a pessoa ou instituição que inundou o meu blog – acredito que não apenas o meu, mas os nossos – com dezenas de comentários para propagar uma tal de “Faculdade Teológica”. A gente até entende uma inserção de vez enquando, mas abuso não.Contudo, olha a pérola que eu achei lá: http://www.faculdadeteologica.com.br/pastor-marco-feliciano-recebe-diploma-de-doutor-em-filosofia-crista-phd/Um abraçoPaulo Silvano

    Curtir

  9. Zwinglio, a paz!Só faltou dizer que sou “carnal” e “cessassionista”…O dom de “discernir os espíritos” é uma conseqüência direta do dom de profecia, portanto é um dom que tem uma grandiosa importância para distinguir entre o divino, humano ou demoníaco. Mas é bom lembrar que o carisma do “discernir espíritos” não é o único meio para o discernimento. O autor aos Hebreus escreve que a maturidade que chega pela alimentação da Palavra nos traz discernimento, pois “O alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal” (5.14). O contexto de I João 4, mostra que o discernimento parte de uma análise doutrinária.Portanto, nós, como cristãos, devemos discernir os espíritos por meio de análise doutrinária e buscar o dom que nos revela pelo Espírito Santo, com aconteceu com Pedro (At 5.1-5). Ambos são necessários e imprescindíveis!

    Curtir

  10. Paulo Silvano, a paz!A luta é difícil e árdua e até parece infrutífera, mas nos seguramos na promessa escrita pelo apóstolo Paulo: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (I Co 15.58)Estou lendo a obra “O Que os Evangélicos Não Dizem” (Ultimato) do pastor Ricardo Gondim, e compartilho com o autor a tristeza pelo evangelicalismo brasileiro. PS: Sobre essa “Faculdade Teológica”, ela está enchendo os campos de comentário com propagandas repetidas. É bom lembrar ao leitor do blog que não apoiamos essa instituição. Essa “Faculdade Teológica” é mais uma daquelas escolas em que o aluno compra diploma, mas não aprende absolutamente nada, em um curso rápido e superficial. Não é a toa que a mesma deu um diploma de “Phd” para o Marco Feliciano.

    Curtir

  11. Caro irmão Gutierres, A Paz do Senhor Jesus!Caro irmão não se preocupe com esses ataques, pois a árvore que não da fruto não recebe pedrada! e se falarem que o dio pastor esta levando pedrada do irmão é sólembra de que tem fruto que só sabe se está bom quando esta na mão, ou seja, atire pedra e depois de caida é que se sabe se ela está boa. Enquanto se é de Deus ou se não é fassamos igual a Gamaliel se for de Deus perdura sem não…grato pela oportunidade Franklin de Almeida SallesBacharelando em Teologia e Acadêmico em Tecnologia em Agronegócioshttp://www.irmaofranklin.blogspot.com;irmaofranklin@hotmail.comnilknarf@ig.com.br;irmafrank@gmail.com.

    Curtir

  12. Gutierres, paz!!!Você cessacionista?!!! Ainda não!!! Mas…Você carnal?!!! Jamais diria isso!!!Irmã, você [s] tem dificuldade em entender meus raciocínios… minhas posições… mas tudo bem…———————————–Você disse:“O autor aos Hebreus escreve que a maturidade que chega pela alimentação da Palavra nos traz discernimento, pois “O alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal” (5.14). O contexto de I João 4, mostra que o discernimento parte de uma análise doutrinária.Portanto, nós, como cristãos, devemos discernir os espíritos por meio de análise doutrinária e buscar o dom que nos revela pelo Espírito Santo, com aconteceu com Pedro (At 5.1-5). Ambos são necessários e imprescindíveis!”———————————–Eu sabia que você viria com um raciocínio desse tipo… e tinha certeza também que você não iria salientar a PROBLEMÁTICA das PERSPECTIVAS teológicas-doutrinárias que “infestam” a vida da Igreja e que impedem um entendimento PURO das Escrituras…Meu irmão, devido à PLURALIDADE de concepções teológicas, doutrinárias [ora de cunho reformado, ora de cunho pentecostal… fundamentalista, neopentecostal, liberal, pós-moderna…], nada mais SEGURO e DETERMINANTE do que o CONHECIMENTO, a CONVICÇÃO produzida pelo DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS… manifestações supra naturais [ou que tenham uma conotação, a priori, sobrenatural] devem ser aquilatadas a partir desse DOM e não pelos raciocínios doutrinários comprometidos com…Você bem sabe que deve ser assim!!! Ora, ser CESSACIONISTA não está intimamente ligado a INTERPRETAÇÃO das Escrituras a partir de “certezas” doutrinárias comprometidas com outras coisas que não a VERDADE REVELADA?!!!Já afirmei e reafirmo que não há como fugir da realidade de que os discursos teológicos de todos nós, em um nível ou outro, estão INFECTADOS pelas TRADIÇÕES HUMANAS… pela TEOLOGIZAÇÃO CONVENIENTE, pela SUBJETIVIDADE de cada estudante, pesquisador…Infelizmente, não dá pra ter segurança definitiva nas CONCLUSÕES dos teólogos…O Texto Sagrado não confunde, não se contradiz… mas os teólogos o fragmenta, assim como os homens crentes fragmentaram a Igreja em denominações… é assim meu caro!!!Portanto, definitivo pra mim, é a TESTAGEM da AUTENTICIDADE dos DONS pelos DONS…Pelo exercício do DOM de DISCERNIMENTO de ESPÍRITOS, também devidamente testado, podemos dizer com SEGURANÇA se os MILAGRES que ocorrem nas campanahs do pr. Roberto são de Deus, do diabo…Agora, pela interpretação das Escrituras por intérpretes comprometidos com SUA linha teológica, o máximo que pode ocorrer é ficar em cima do muro e sem dizer enfatizamente: é do DIABO!!! Aí entra o receio da blasfêmia contra o ES… “Esses homens são servos do Deus Altíssimo…”Lembra-se do contexto em ATOS em que está essa afirmação?

    Curtir

  13. Não acredito no que li, o Pr. Cleber crê que Jesus pode BATIZAR galinhas com o ESPÍRITO SANTO?????Ednaldo,não disse q creio em tal coisa.O lance é o seguinte: uma coisa é o milagre (que pode ter acontecido de fato) e outra coisa é a interpretação que as pessoas fazem do milagre.Não creio que seja impossível pra Deus falar através de uma galinha, embora pouco convencional. Mas quem disse que milagre é algo convencional??Jamais se cria doutrina sobre experiências. Não creio que haja batismo no ES em animais obviamente.Mas o ponto que chamo atenção é outro: não tiro a legitimidade de um ministério por causa de falta de entendimento da pessoa. Nesses casos prefiro mostrar o erro em si q deve ser evitado, e não atacar o ministério.Admiro e respeito a fé das pessoas simples.No caso do tal pastor o Gutiérres poderia ter chamado atenção para a falsa doutrina em vez de atacar o ministério.Sabe mano, a pregação mais poderosa que já vi até hj foi de uma irmã bem simples que ao pregar dizia que as “corsas voavam”. Ela achava que corsa era uma ave. Apesar do deslize ela foi poderosamente usada. Ainda bem que Deus não olha como o homem olha!Outro ponto: quero deixar claro que sou pentecostal clássico e não pós-pentecostal. Como pentecostal creio nos 9 dons, inclusive operação de milagres.Gutierres,no último post que vc me escreveu vc falou sobre manipulação, etc… se isso de fato acontece então esse é um problema real a combater, mas que não foi mencionado no seu texto.Noutro post vc disse: O dom de “operação de maravilhas” não deve ser aval para extravagâncias absurdas como “dentes de ouro” ou “dinheiro em conta-corrente zerada”. Onde a Bíblia define isso?Milagre é milagre.Se Deus quer fazer um obeso emagrecer, quer dar dente de ouro, quer prover as finanças de alguém, quer fazer sair óleo das mãos de alguém… quem somos nós pra dizer que ele não pode fazer?Concordo contigo que devemos combater a manipulação e a falsificação, mas o que for legítimo glória a Deus!!Não tenho o dom de operação de milagres, mas se Deus quiser fazer algo assim eu não me oponho.Pr Cleberhttp://confraria-pentecostal.blogspot.com

    Curtir

  14. A Assembléia de Deus parece estar entre de dois extremos, ora pendendo para um, ora pendendo para outro. Falo do anti-intelectualismo e do hiperintelectualismo. O primeiro prevalece nas igrejas neopentecostais onde o que prevalece é o “mistério de Deus”. O segundo predomina nas chamadas igrejas histórias, anteriores à Assembléia de Deus, para as quais os fenômenos pentecostais não tem validade.A Assembléia de Deus precisa achar, urgentemente, o meio termo, tão valorizado por Aristóteles e não ficar como alguém que sofre de conflito de personalidade. O pressuposto básico para que a Assembléia de Deus alcance esse cristianismo equilibrado é a unidade entre suas igrejas, que poderiam, de maneira uniforme adotar uma medida contra essas práticas místicas. Infelizmente essa unidade tem sido pulverizada, desintegrada pelas dissenções que tem separado muitas igrejas que professam a mesma fé. Cada Igreja acaba funcionando como um feudo, onde quem manda é o Pastor. Ele determina é que é teologicamente aceitável ou não. É preciso união.Cristiano SantanaCatedral das Assembléias de Deus em Santa Cruz – RJhttp://cristisantana.blogspot.com

    Curtir

  15. Gutierrez, você tem coragem de afirmar,com todas as letras como disse zwuinglio, que os milagres operados na vida desse pastor são uma operação do diabo?Se não tem coragem é porque nem você tem convicção do que você esta falando.você afirma que os milagres são uma operação do diabo?Como você pode afirmar que uma experiencia pessoal de alguem não aconteceu?O que o pastor testemunha é uma experiencia e não doutrina.Considero um absurdo é vocé relatar pra alguém uma experiencia sua que Deus concedeu e esse alguém olha para a sua cara e simplismente diz: Não ta na biblia,não aconteceu.simplismente rídículoPergunto:Você tem medo de blasfemar contra o Espírito ?

    Curtir

  16. Alexandre,Você parece que nunca leu a Bíblia!Há três origens para profecias, pregações, milagres, etc. Você não sabia disso? Estude a Bíblia!Deus faz os verdadeiros milagres, mas os homens também se valem de ilusionismo, artes mágicas, etc. E o diabo também tem poder para fazer sinais no meio do povo de Deus. Você nunca ouviu falar de Janes e Jambres?Esse Paulo Roberto xinga os pastores por onde passa, chama pastores veteranos de “velharada”, como fez no congresso da UMADERON, em Rondônia, e o pastor Nelson Luchtemberb não teve coragem de tirar o microfone dele, nem o pastor Jeol Holder. Esses homens infelizmente colaboram para o crescimento do erro.Paulo Roberto faz milagres sim, msa não da parte de Deus, pois Deus não usa quem não respeita a Bíblia e os pastores. Paulo Roberto xinga os pastores que denunciam os seus desvios de canalha e outros nomes feios.Você sabia que ele até mostrou o “documento” para um pastor em Rondônia? Sabia que ele xingou um pastor de Curitiba por telefone porque o pastor pediu para ele diminuir o valor do cachê, R$ 3.000,00?Esse cidadão é um iracundo, ameaçador, e que diz que o galinheiro foi batizado com o ES. E não adianta buscar apoio do JWBC, pois este (eu até gosto dele) está preocupado com a sua reeleição e não vai se indispor com ninguém, ainda mais com alguém acobertado pelo pastor Sebastião, de Cuiabá.Mas, se você quer alguém diga com todas as letras, eu faço isso. Paulo Roberto é USADO PELO DIABO para enganar o povo de Deus. E muitos o idolatram. Você sabia que ele rasgou o livro do pastor Ciro Sanches só porque este escritor (eu até discordo dele em algumas coisas) disse com todas as letras que Deus não batiza galinhas com o ES? Que pecado cometeu o pastor Ciro? Deus não batiza mesmo galinheiro! Isso é heresia!Outra coisa: se o Paulo Roberto tem tanta convicção de sua chamada, por que fica tão irado? Moisés não precisou fazer nada disso. A terra se abriu, e os inimigos foram engolidos. Mas, e o Paulo Robeto? Diz que vai pegar no aeroporto, chama pra briga, xinga…Eu é queria encontrar com esse falso pastor para lhe dizer algumas verdades. O problema é que ele é violento, apesar de ser franzino. Ele mesmo diz que o seu bracinho fino tem “muque”. Veja se isso é conversa de pastor que se preza.Muito me admira ver gente em torno desse homem e brigando por causa dele! Vai brigar pela verdade, meu irmão! Deixa a idolatria! Quanto você ganha desse falso profeta, que não aceita correção de ninguém!Por que ele não encara o pastor Antonio Gilberto, que escreveu contra os dentes de ouro na revista Seara no fim da década de 1990? O pastor Sebastião já foi alertado, mas continua acobertando esse homem.Irmão Gutierres tem meu apoio. Homens de Deus são educados, dóceis, ainda que sua mensagem seja dura. Paulo era duro em suas palavras, mas agia com diplomacia. Ele não chamou de canalha os falsos apóstolos, mas usou de ironia, ao dizer “os mais excelenetes apóstolos”.Se o Paulo Roberto ler este post, ele vai ficar cheio de raiva. Por quê? Porque não é um homem de Deus. Ele não reflete. Ele acha que está certo, sempre. Só Deus é quem pode calar a boca desse homem, mas Deus é paciente e misericordioso; está dá um tempo para ele se arrepender.claudio veiga

    Curtir

  17. Caro Gutierrez!A Paz do Senhor!Seu post é corajoso, porém muito realista!Quando se trata do que está relacionado ao “sobrenatural”, é normal toda essa polêmica, no entanto, é necessário alertar a Igreja sobre as anomalias que tem nos feito afastar da nossa primitiva realidade.Quanto a Denominação Assembléia de Deus, representada pela nossa CGADB, é bom que se ressalte que, nosso sistema administrativo dá autonomia dos campos e convenções regionais, por outro lado retarda aplicações de penalidade em casos como esse.Se as igrejas e convenções regionais a que esses pastores estão ligados não se manifestam primeiro, a repreensão em sentido oposto, ou seja, de cima para baixo, faz com que surja a chamada ingerência, ou seja, cria um mal estar entre a liderança maior da CGADB e as lideranças regionais que por motivos supostamente “escusos”, não se manifestaram.Isso retarda ou dificulta a ação. É um problema desse nosso sistema, que por outro lado também tem seus méritos.Em todo caso, não podemos deixar de alertar a Igreja, ainda que o referido pastor não goste.Abraço!Pr. Carlos

    Curtir

  18. Gente,É claro que todo mundo comete erros,Não aprovo todas as atitudes do pastor Paulo, mas nem por isso sou doido de atribuir o que acontece por intermédio dele ao diabo, pois eu sou testemunha ocular de milagres. Sem falar que o ministério deste homem tem trazido milhares de pessoas para o aprisco das assembléias de Deus.Isso é um ponto incontestável, pois como disse, sou testemunha ocular dessas coisas.Há que se perguntar se o diabo estaria enchendo os bancos das assembleias de Deus , e pior do que isso, de vidas que andam dando muito fruto na casa de Deus.Quanto ao batismo no Galinheiro, não creio que Deus tenha batizado as galinhas, mas que Deus pode ter usado elas pra falar com ele isso é perfeitamente possível.Creio em uma infelicidade do pastor Paulo ter dito que Deus batizou as galinhas no Espirito Santo.quanto aos chingamentos, não aprovo, mas existem alguns escritores que se disfarçando em pele de ovelhas, aproveitam para atacar os outros.Criticar e discordar é aceitável, mas com desdém como faz o Pastor Ciro isso é horrível,e ainda pousa de Santo.Digo isto porque infelizmente comprei um de seus livros para ler, sem falar que leio o que é posto no blog do citato autor.Mas ele também tem coisas boas, como disse, todo mundo é falho e peca em alguma coisa.O duro é que estamos vendo a assembleia de Deus se secularizando.A Biblia diz:“Estes sinais seguirão aos que crerem”. Hoje em dia os sinais estão desaparecendo das assembleias de Deus, permanecendo apenas mensagens produzidas meramente no intelecto humano, o que eu acho um saco, pois são completamente vazias de inspiração.Os fariseus eram ótimos para criar mensagens intelectuais,pois eram o que eles eram, meramente intelectuais. Em 1 Coríntios 2:4,5:Paulo diz: “A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” Hoje o que estamos vendo proliferar é justamente o oposto do que Paulo disse.Um monte de gente muito intelectual que adora ser chamado assim pelos outros, igual aos fariseus que adoravam ser chamados de rabi pela população. O cidadão se forma “doutor em teologia” faz não sei quantas faculdades mais, passa a conhecer a bíblia de capa a capa, aí senta em frente ao seu notbook e vai elaborar as mensagens de “Deus” para o povo.qualquer pessoa pode elaborar mensagens desse tipo, é só abrir a biblia.Nem crente precisa ser.Estamos vendo aí vários padres cheios de mensagens que até parece pregador da assembleia de Deus.O evangelho é acompanhado de sinais, “pois este sinais seguirão aos que crerem”.O problema, como já disse, é que estes sinais estão já a muito desaparecendo das Assembleias de Deus.Pastores, tentando justificar a ausencia de milagres, usam o que já se tornou um jargão dentro das Assembleias de Deus. Aos berros eles dizem:O maior milagre é a conversão de uma alma”.Não que eu discorde disso, mas o contexto é outro.Usam dessa frase como uma evasiva para a ausência de milagres.Hoje nos cultos se vê de tudo, danças,gente chacoalhando o corpo pra lá e pra cá, palmas, muita animação, mas as linguas estranhas estão sumindo.Profecias então nem se fala.Quando Deus batiza um é um rebuliço, coisa de outro mundo.Cura divina já está sendo coisa do passado.Infelizmente, no futuro, meus filhos terão para ouvir, apenas esses “doutores” que não possuem demonstração nenhuma de Espirito e Poder,mas apenas demonstração de sabedoria humana.Jesus nunca deixou de operar milagres.Pedro, pelo poder de Deus operava,Paulo também, e os demais apóstolos também, mas os milagres dentro da assembleia de Deus hoje, onde estão. Cadê?Quanto a me mandar ler bíblia, apresentem na bíblia as passagens ou doutrinas que provam que por dente em boca , fazer emagrecer, por dinheiro em conta,etc,contraria as escrituras.Alguém apresente aqui o ponto onde isto é condenado nas escrituras.

    Curtir

  19. Alexandre diz: Aproveitem e mostrem também que o pastor Ciro estava correto quando disse que o testemunho do Paulo é ANTIBÍBLICO e apresentem as doutrinas bíblicas que deixa claro que o fato dele ter afirmado que Deus usou uma galinha pra profetizar e um galo pra interpretar contradiz a biblia.Afinal, muitos aqui vizem alardeando e dizendo que é antibíblico.

    Curtir

  20. O anônimo acima é parcial em sua abordagem. Eu falei do Paulo Roberto porque o conheço muito bem. E falo bem do pastor Ciro porque o conheço muito bem.Pastor Ciro Sanches, apesar de crítico e dono de um estilo difenciado como escritor, tanto que seus livros são best-seller’s da CPAD, é um pregador espiritual. Ele pregou aqui em Rondônia e foi grandemente usado por Deus. Inclusive, ele é usado em profecia, no fim das mensagens, verdadeiras exposições da Palavra.Ele também não atacou o Paulo Roberto. Ele, como homem de Deus e livre-pensador, que pode emitir opinião, disse que Deus não batiza galinhas com o ES e fez outras abordagens. E o que fez Paulo Roberto? Rasgou o livro e xingou o pastor Ciro de tudo quanto é nome.Portanto, senhor anônimo, fale de quem você conhece, pois eu conheço os dois. O Paulo Roberto é um ameaçador, xingador, que mostra até o “documento” para os seus desafetos, e que faz alguns “milagres”. Mas pastor Ciro, embora não seja tão espalhafatoso, prega a verdade, e o ES age, pode ter certeza. Já o vi pregar em Cacoal, Tarilândia e Ouro Preto do Oeste, em Rondônia. É uma pena que ele não veio a Buritis, neste ano, como estava em sua agenda.Gutierres, gostaria de seu posicionamento ou até mesmo um posicionamento do pastor Ciro neste espaço. Quanto ao Paulo Roberto, é melhor não, pois este espaço cristão não permite palavrões e palavras de baixo calão.Claudio Veiga

    Curtir

  21. Prezado Irmão Gutierrez, graça e paz!Concordo em gênero, grau e número com o que você comenta neste artigo sobre o fenêmeno pentecostal e o futuro das Assembléia de Deus. Creio veementemente que nossos líderes mais do que urgente precisam rever posições que considero bíblicas e deixar de lado ranços tradicionalistas que como bem falou o apóstolo Paulo “as quais tem, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum, senão para satisfação da carne”. (Cl 2.23). Que Deus em Cristo possa levantar muitas vozes nessa nação para combater tais modismos em nosso meio. Aproveito para divulgar o meu blog ao amado irmão //prsergiopereira.blogspot.com

    Curtir

  22. Prezado Gutierrez Graça e Paz!Como são verdadeiras suas palavras e como precisamos urgentemente de uma reforma em nosso meio assembleiano. Nossos líderes tem discutido muito sobre usos e costumes e tão pouco a respeito de assuntos triviais como este. Paulo já nos admoestava sobre a ênfase em demasiado no legalismo em Colossenses 2.20-23. Aproveito para convidar o irmão a visitar o meu blog: //prsergiopereira.blogspot.comNo amor eterno d´Ele, Pr. Sérgio Pereira

    Curtir

  23. Alexandre diz:Claudio, Até agora não vi nem você e nem ninguém demonstrar biblicamente que Deus não usa galinha para profetizar e galo para interpreta, mas mesmo assim todo mundo só sabe dizer uma coisa: E ANTIBIBLICO.Todo mundo repete esse jargão, mas quando se pergunta sobre a doutrina que o Pastor Paulo contrariou ao dizer que Deus usou um galo para interpretar e uma galinha pra profetizar, todo mundo fica quieto.Então por favor, não venha dizer que um testemunho é antibiblico a menos que ele contrarie uma doutrina da biblia.Se a controversia se limitasse a questão “se Deus batizou ou não a galinha no Espirito Santo” eu não diria nada, pois não creio nisto, mas creio sim que Deus usou a galinha e o galo pra falar com ele e não há nada de antibliblico nisso.Quanto ao pastor Ciro, ele não é nenhum santo, basta ler alguns textos que ele escreve pra perceber o desdem com que ele trata certas pessoas.Essa estoria de “não vou citar nomes pois o objetivo não é atacar ninguém” e outras mais, são conversas fajutas, pois em seus textos ele da a ficha completa do cidadão, o que dispensa mesmo o nome.Estou esperando você ser uma pessoa mais embasada e postar aí a doutrina que o Pastor paulo fere ao dizer que Deus usou uma galinha pra profetizar e um galo para interpretar.Vai lá, to esperando.

    Curtir

  24. Caro Alexandre,Se vc já conhece os livors do pastor Ciro Sanches, a ponto de citá-los, não preciso lhe responder. Leia vc mesmo as páginas 40 e 41 do livro EVANGELHOS QUE PAULO JAMAIS PREGARIA, CPAD, e veja porque é blasfemo dizer que Deus batiza galinhas com o ES.Aqui encerro a minha participação sobre este assunto.Claudio Veiga

    Curtir

  25. Quem sou para questionar as forma como Deus usa as pessoas?

    Deus usa quem ele quer e da maneira que ele quer.

    Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre será o mesmo Deus que opera maravilhas, que opera coisa que para o homem é loucura.

    Eu creio que é Deus quem usa o Pastor Paulo Roberto, pois, eu sou testemunha de inúmeros milagres operados por Deus através desse ungido.

    Que Deus Abençoe e dê mais fé a todos vocês…

    Curtir

  26. A paz do Senhor!
    Não posso deixar de concordar com o sr. ,Pois participei a pouco de um culto onde o pastor falava de regras e normas da igreja, inclusive “usos e costumes”, onde fiquei muito triste pois eu obedeço ao pastor,mas não julgo quem não suporta o fardo, das normas, ( como algumas irmãs), mas…. nesse tal culto, eu tive o desprazer de ouvir irmãs seguidoras das leis… gritarem bem alto enquanto o pastor dava “cajadadas” em quem não cumpre as leis, elas gritavam…Fala Deus!!!Chicoteia mais Jheováh!!!etc…, Enquanto isso as irmãs que não cumprem as “leis” se sentiam naquele culto, envergonhadas e “injustas”, por usarem caça comprida nas ruas,ou usarem brincos, ou pulseiras,etc…, para mim ficou descorfotável continuar no culto, mas continuei…, e participei da ceia, com um gosto de desunião, que me levou naquele domingo a chorar,.

    Curtir

  27. Danielzinho comenta.

    Estaria Satanás dividido contra Satanás???

    JAMAIS!

    É uma leviandade o que dizem aqui contra o pastor cuiabano!

    Paulo Roberto representa o radicalismo assembleiano e as manifestações sobrenaturais de Deus!

    Infelizmente,há uma parcela de assembleianos classe média que se horrorizam com costumes rígidos gritaria no culto e manifestações absurdas do poder de Deus!PAULO ROBERTO É UM PREGADOR PRAGMÁTICO:PREGA E OS MILAGRES ACONTECEM!

    E ele não é NEO-pentecostal!

    Foi dito:”Sob o esfuziante tema “Não extingais o Espírito” o 8° ELAD trouxe a tona os fenômenos promovidos pelos movimentos neo-pentecostais como: “cair no Espírito”, “sopro do Espírito”, “benção de Toronto”, “dançar no Espírito”, “dentes de ouro” e outras enxurradas de práticas inovadoras que andavam perturbando o seio da igreja. “

    Concordo com tudo isso,menos dizer que os dentes de ouro são do inimigo!

    É que hoje nas Assembléias de Deus existem duas escolas:os discípulos do Ciro Sanches,que querem engessar a s obras de Deus e colocar o Espírito preso numa gaiola,e o modo pragmático dos milagres:prega-se e os milagres acontecem,mandando ás favas as convenções!

    E se a homilética do Paulo Roberto não é digna de um Wesley ou de um Spurgeon,pelo menos ele desce a ripa nos crentes frios,sorveterianos e relaxados da igreja.

    MARANATA!

    Curtir

  28. Esse Blog está por fora , voces querem limitar o agir do espírito santo, querem criar regras para milagres, garanto a voces que nessas igrejas descritas nos comentários, ouve se até moscas voando, sem um avivamento, muito menos se vêem milagres…Parem de julgar e vão propagar a palavra de Deus, Teologia é para aprender com a Palavra, e não para julgar pastores, Juiz somente Ele, Jesus!!!

    Curtir

  29. A paz para os irmãos. Se Deus usou uma mula para falar com um profeta, porque não usaria outras criaturas para falar nos dias de hoje, já que dentro das Assembléias de Deus, profeta não tem vez. Infelizmente nos dias de hoje, converteram o vento impetuoso do Espírito Santo em ar condicionado, onde se regula da forma que querem senti-lo. Se Jesus estivesse aqui fisicamente o considerariam como um impostor ou uma ameaça para o atual sistema religioso, pois criaram e estão vivendo o quinto evangelho, que é o “Evangelho dos Santos Evangélicos”. Vamos acordar irmãos!!!

    Curtir

  30. Sou um servo de Deus sendo trabalhado pelo Espírito Santo e estive residindo em Itumbiara entre 2006 e 2009. Fui convidado por uma irmã nas ruas da cidade para ir em um culto em que estaria louvando a Deus o irmão dos cantores zezé de camargo e luciano, sem conhecer onde ficava o templo em aproximadamente 15 minutos fui conduzido pelo Espírito de Deus ao Templo sede da AD nesta cidade e não consegui sequer entrar na igreja que tinha aproximadamente 600 membros + 400 de fora acompanhando no telão. Insistentemente consegui entrar e ficar em pé atras do último banco quando a igreja lotada adorava ao Senhor Jesus. Fiquei atônito e nos momentos iniciais pareciam que a Igreja ia ser arrebatada, uma simples “paz do Senhor Jesus” do dirigente era suficiente para levantar labaredas de fogo dentro da igreja, fiquei muito feliz e dizia internamente “hoje será uma benção”. Então o pregador da noite sobe “Pastor Paulo Roberto”, eu estava cheio do Espírito Santo e quando ele começou a ministrar fiquei gelado, parecia que o Espírito Santo havia me deixado sozinho, falei com o Senhor em oração “Pai não quero perder nada, se estou em pecado, misericórdia, me dê convicção para arrependimento”. Continuei gelado quando após aproximadamente dez minutos e de repente a graça de Deus me tocou e em voz audível me disse para abrir a palavra de Deus em 1 João capítulo 4, versículo 1, quando toquei na bíblia praticamente ela foi direto para está carta na página que dizia, “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” Fiquei horrorizado por que tinham mil pessoas emocionadas, sinais aparentes ocorrendo, não havia mensagem bíblica coesa, muito emocionalismo, soberba no púlpito, fogo estranho. Fechei a bíblia e fui saindo da igreja muito confuso e tentando entender por que o Senhor me levará ali. Passado alguns meses estávamos eu e minha esposa numa vigília no mesmo templo da AD, em torno de 4:00h da manhã quando o vice presidente da igreja “pastor Pedro” disse o seguinte: aquele Pastor Paulo que parecia tão espiritual nos entregou tantas profecias e já faz algum tempo e não se cumpriu nenhuma, então neste momento me lembrei de minha experiência com o Senhor que não me deixou enganado, “falso profetas”

    Busquemos com zelo os melhores dons, mas o discernimento de espíritos e o amor são imprescindíveis.

    Relato isto por amor, sou indigno de tais segredos, mas me sinto seguro em ter alcançado está misericórdia de Deus!

    Quero crescer espiritualmente, mas sob orientação do Espírito de Deus, para que jamais venha a ensoberbecer, pois aí está o risco da apostasia, os dons continuam sobre a vida, mas infelizmente quando o Espírito Santo de Deus se afasta, quem passa a executá-los é satanás.

    Por isso os apostatados não herdaram o Reino de Deus, mas quanto a nós cabe apenas intercessão por estas vidas, para que os que se encontram nesta condição sejam novamente resgatados, e certo de que pode acontecer com qualquer um que não vigiar seus passos que devem ser semelhantes aos de Jesus que nos capacita através do verdadeiro Espírito Santo de Deus.

    Amém!

    Curtir

  31. O MAL DA IGREJA ESTÁ NESSAS CONVENÇÕES MALDITAS QUE SÓ TRAZEM DIVISÃO. A CGADB É PURA POLITICAGEM.
    TENHO PENA DOS INCAUTOS QUE SÃO ENGANADOS POR ESSA IMUNDÍCIE POLITIQUEIRA QUE ESTÁ DENTRO DO IGREJA AD E DE OUTRAS MAIS.

    GRAÇAS A DEUS QUE TENHO LIBERDADE EM CRISTO JESUS, NÃO SOU ESCRAVO DO SISTEMA QUE SE TORNOU CERTAS DENOMINAÇÕES NO BRASIL.

    Curtir

  32. RASGAREI A MINHA BIBLIA ONDE ELA FALA QUE O SENHOR E SOBERANO CRIADOR DE TODAS AS COISAS USOU NADA MAIS DO QUE UM BURRO PARA FALAR COM BALAAO OU E MINTIRA?????? CUIDA COM O QUE VCS FALAM POIS DEUS E ILIMITADO E VCS NAO.

    Curtir

  33. Se Deus usou um jumento pra falar, porque não usar galinhas? eu sei que não podemos acreditar em tudo, mas não podemos esquecer que Deus faz coisas impossíveis, imagina um jumento falando, é super bizarro mas aconteceu, porque não galinhas?

    Curtir

  34. Gutierrez,
    A Paz do SENHOR!

    Gostei muito desse artigo, bem esclarecedor, porém quando o irmão fala sobre a “identidade” da Assembleia de Deus que deve ser conservada, afirmando que muitos a confundem com os “usos e costumes” acredito que estes fazem parte da nossa igreja desde sua formação. É verdade que houve sim um certo extremismo por parte de alguns, no entanto, entendo que “identidade” diz respeito a doutrina bíblica genuína e aos bons costumes também. Se por um lado o legalismo é prejudicial à obra de Deus, por outro o liberalismo é fatal à vida espiritual do crente. Uma avalanche de sensualismo , indecência, extravagância tem adentrado em nossa igreja. Não há mais regras, tudo é liberal. A igreja está em uma estreita igualdade com o mundo e muitos pregadores carnais pregam com convicção: “Deus só quer o coração!” Isto não é a doutrina verdadeira que a bíblia ensina. Em relação a isto a bíblia é enfática ao nos ensinar um princípio esquecidos por muitos: “E o mesmo Deus de paz VOS SANTIFIQUE EM TUDO. E todo o vosso ESPÍRITO, E ALMA, E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA A VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO” (1 Ts 5.23) Somo um ser completo e Deus exige também de nós santidade completa. E a verdadeira doutrina bíblica produz bons costumes. Deus, pela sua Palavra, requer de nós santidade em tudo, em toda nossa maneira de viver: no agir(1 Cor.10:32), no vestir/aparência(1 Tim. 2:9), no andar(Sal. 1:1), no olhar(Sal. 103:3), no pensar(Fil. 4:8), no falar(Ef. 4:28), no ouvir(1 Cor. 15:33)… e para cada essa maneira de viver há uma orientação bíblica mostrando que Deus demanda santidade completa. Quando a bíblia diz que Deus não olha a aparência, não significa dizer que Ele não se importa com nossa maneira de vestir. Mas que Ele olha, a princípio, o nosso homem interior(espírito//alma=coração), pois Deus nos santifica a partir de dentro. O exterior é o reflexo do interior. Se em meu coração não há espaço para a sensualidade é evidente que minha maneira de vestir refletirá isso. Porém se muitos se vestem indiscretamente é porque não houve mudança interior. Quem ler a bíblia com a mente da carnalidade não compreenderá tudo o que falei aqui, mas nós que somos salvos temos a mente de Cristo e o Espírito que em nós habita nos fará compreender tudo o que está por detrás da letra.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s