entrelinhas

Entrelinhas 06: Um novo ano com "pé no chão"

A mensagem “Você Irá Sofrer” pregada por John Piper (assista logo abaixo) expressa uma realidade do Evangelho que tem sido negligenciada nos púlpitos desse país. No Brasil, especialmente no meio pentecostal e neopentecostal tem sobrado mensagens de auto-ajuda, triunfalistas, ufanistas e irresponsáveis, onde se cria pessoas egoístas em lugar de discípulos.
Ontem ouvi de um pastor: “Creia irmão, a crise financeira mundial não irá chegar a sua casa, você está protegido”. Ora, como pode pregar algo tão irresponsável?! Como ficam os irmãos que trabalham em montadoras e outras empresas fortemente atingidas pela crise mundial? Será que não serão despedidos se a situação agravar-se! Ora, os crentes estão em uma redoma de vidro? Os cristãos são uma classe especial de pessoas que estão fora dos sofrimentos presentes no mundo?
As mensagens triunfalistas estão a cada domingo em nossas igrejas. Só se fala em bênçãos, vitórias, conquistas. Os pregadores triunfalistas usam e abusam de textos do Antigo Testamento pré-exílio, onde o SENHOR prometera muitas prosperidades para o povo de Israel. Será que esses pregadores não sabem que há promessas específicas para indivíduos, outras promessas para Israel, ainda há as promessas para a Igrejas e outras promessas que se estendem a todos, como a salvação?!
A auto-ajuda barata e recheada de besteiras não está presente somente em livros de sucesso que estão nas estantes de livrarias, mas atingem em cheio o jovens pregadores e enchem os templos de uma massa ávida por ouvir aquilo que sua vontade deseja.
Os ufanistas se orgulham com exagero da igreja brasileira e declamam “profeticamente” que o “Brasil é do Senhor Jesus”. Uma igreja sem relevância na sociedade, onde pastor é sinônimo de aproveitador e vários líderes apresentam um mau testemunho. Quem tem bom senso e enxerga a realidade, jamais cairá no ufanismo.
Entre hoje e amanhã milhares de igrejas evangélicas estarão “profetizando” um 2009 melhor e farão campanhas de todo tipo para que a prosperidade possa bater na porta dos crentes nesse novo ano. Semelhantes aos supersticiosos de Copacabana, muitos evangélicos estarão criando expectativas falsas e ilusórias para esse novo tempo que se aproxima.
Que possamos aproveitas as vigílias em nossas igrejas não para criar falsas esperanças, mas sim para agradecer a Deus pela realidade em que temos vivido e pedirmos que no novo ano possamos aprofundar a nossa comunhão com Deus e os membros de nossa comunidade. Ano novo não é vida nova; ano novo a vida continua, mas podemos mudar a cada dia diante da presença do SENHOR!

PS: Agradeço a todos os amigos que freqüentaram o blog Teologia Pentecostal nesse ano de 2008. Pude conhecer alguns desses amigos pessoalmente, o que foi um grande prazer! Espero que em 2009 possamos continuar essa maravilhosa parceria.
Que a Graça de Deus esteja sobre todos nós
.

Assista agora a mensagem “pé no chão” de John Piper:

Minha mensagem sobre o Ano Novo

7 comentários em “Entrelinhas 06: Um novo ano com "pé no chão"

  1. Shalom Gutierres ! Um Feliz 2009 com a insubstituível presença de HaShem a você, sua família, e todos os leitores. Parabéns por este artigo do Dr John Piper. Destaco 3 lições importantes sobre o sofrimento:1) Há um propósito divino em cada sofrimento – II Co 12.72) A graça de Deus é suficiente nas horas de sofrimento – II Co 12.93) O sofrimento é passageiro. O sofrimento deve ser visto à luz da revelação do céu. O sofrimento do tempo presente não é para se comparar com as glórias do por vir a serem reveladas em nós – Rm 8.18Concluo com dois pensamentos: “Deus sussurra em nossos prazeres e grita em nossas dores” C.S.LewisO sofrimento nos mantém de joelhos diante de Deus para nos pôr em pé diante dos homens. abraços, Pr Marcelo de Oliveira – Consultor teológico do Programa Crescendo na fé – Rádio Musical FM 105,7

    Curtir

  2. Simplesmente Fantástico, oshalá, se todos “pregadores Avivalistas” tivessem tal consciência da realidade dos Evangélicos brasileiros, que Cristo espera de nossas vidas mais Santidade, e que nos púlpitos fossem pregado este Anelo, Sinto-me mais feliz por saber que existe ainda homens que lutam pelo Evangelho Puro! Abçs e feliz 2009!

    Curtir

  3. Shalom QueridoNão postei muito nesse ano mas tu sabes que a leitura desse blog é uma reflexão familiar em minha casa.Desejo a voce toda sorte de bençãos e que em 2009 Deus o possar usar mais e mais na graça e no conhecimento assim como ja esta fazendo a sua vida, uma pessoas bem informada e compromissada com a palavra, desejo a voçe que as experiencias de Deus sobre a sua vida faça-se presente neste ano, experiencias sobrenaturais que possam ser testificadas atraves deste meio de comunicação tão forte e influente que é o meio cibernético.Fico feliz, ja falei isso algumas vezes e repito com grande orgulho te te-lo como irmão em Cristo e amigo, que voce faz a diferença e é isso que Deus procura, se Ele procura é porque não existe em excesso, faça com excelencia tudo aquilo que vier em tuas mãos(eclesiastes cp 9 ver 10).e que Yeshua Hamashia esteja semprecontigo por onde quer que andares.PAzTalita(futura levita, tbm limpo e cuido da casa do Senhor rsrsr)

    Curtir

  4. Paz, Gutierres!Rapaz, eu não sei se as mensagens triunfalistas são “domingueiras”. Eu tô acostumado a ouvir isso direto. Mesmo porque, as músicas de hoje também são triunfalistas. Eu acho uma pena que o povo seja tão facilmente enganado por essas coisas. Mas, fazer o quê? Nem sempre a gente tem oportunidade pra dizer a verdade de acordo com a Bíblia, né?Que 2009 seja um ano em que você continue firme, constante e abundante, chefe! Que os frutos decorrentes da vida em Cristo sejam manifestos na tua vida. Sempre!Abraços!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s