Sem categoria

Eu tenho um sonho…

Os pastores Altair Germano e Ciro Zibordi expressaram em seus respectivos blogs o desejo para o futuro da Assembléia de Deus. Como assembleiano faço o mesmo nesse espaço, pois também tenho sonhos para a minha denominação. Talvez muitos classificariam esses sonhos como uma utopia, mas como sonhar não é pecado e nem engorda… Nessas condições podemos sonhar e olhar para a realidade!
Eu tenho um sonho…
01. Sonho com uma Assembléia de Deus sem brigas internas, entre ministérios e pastores de diferentes campos.
02. Sonho com uma Assembléia de Deus que não institucionalize o legalismo e chame isso de “bons costumes”. Que não torne absoluto aquilo que é relativo e nem coloque as tradições no patamar de doutrinas.
03. Sonho com uma Assembléia de Deus que não discrimine os teólogos, que não tenha ojeriza pelos eruditos e nem exalte a ignorância.
04. Sonho com uma Assembléia de Deus que desfrute dos dons espirituais e não produza “aviltamentos” artificiais denominados de “reteté” ou “fogo”.
05. Sonho com uma Assembléia de Deus que ame missões, mas não produza “congressos missionários” onde o personalismo e as heresias fazem festa.
06. Sonho com uma Assembléia de Deus que resgate o seu congregacionalismo original e jogue fora todo caciquismo e coronelismo.
07. Sonho com uma Assembléia de Deus onde “pastores” não são ordenados com propósitos políticos, mas sim por genuína vocação.
08. Sonho com uma Assembléia de Deus onde os modismos não têm espaço. Modismos como: gedozismo, Bênção de Toronto, cair no espírito, adoração extravagante, triunfalismo, confissão positiva, batalha espiritual etc.
09. Sonho com uma Assembléia de Deus que valorize músicas que realmente adoram a Deus e não se alimente com os ditos “hinos” de fogo ou “pentecostais”, onde há abundância de humanismo e equívocos doutrinários.
10. Sonho com uma Assembléia de Deus que valorize a interação com outras denominações genuinamente evangélico-protestantes, livre de exclusivos e ultra-denominacionalismo.
11. Sonho com uma Assembléia de Deus onde os pastores alimentam o seu rebanho, dedicando com esmero no estudo da Palavra.
12. Sonho com uma Assembléia de Deus verdadeiramente avivada, onde a oração, comunhão, doutrina e evangelização sejam elementos normais e não excepcionais.
13. Sonho com uma Assembléia de Deus que tenha visibilidade pelos exemplos e não por escândalos.
Imagem: Primeiro templo da Assembléia de Deus no Brasil

17 comentários em “Eu tenho um sonho…

  1. Gutierres este seu sonho é um sonho que acho que posso compartilhar contigo tambem,e com muitos irmãos da nossa denominação parabens, e em especial atenção aos pontos 01& 03 e tudo que há de extravagante, que louva a Cristo e não exalta o Seu sublime nome dentro de nossa denominação.Abençoado seja esta sua reflexão.Em Cristo,Franciney.

    Curtir

  2. I have a dream… Martin Luther King.O sonho dos piedosos assembleianos é o sonho dos piedosos batistas, pentecostais, metodistas, presbiterianos, luteranos etc…O que falta nas igrejas (seja qual for) é o temor do Senhor e a lembrança que somos apenas pecadores redimidos, resgatados por Deus.A igreja é o povo de Deus. Cadê o temor de Deus?Seus pastores deveriam ser servos, mas são dominadores e opressores. Não são pastores que conhecem o Pastor.O povo contenta-se em ser manipulado, não questiona a fé e prática de seus pastores. Não questiona, porque é mais comodo simplesmente crer em “abobrinha” do que descobrir pela Palavra de Deus o verdadeiro caminho.Igreja está longe do ideal de Rom12,1-2 1.Joao2.15-17 e 1.Pe5:1ss.(I)Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. 2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.(II)15 Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. 17 O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.(III)1 Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada: 2 pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. 3 Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho. 4 Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.Abraço,Matias

    Curtir

  3. Matias, a paz!Esses versículos mostram que muitas vezes o mundanismo invadiu a igreja pelas portas do fundo enquanto a mesma vigia a porta da frente. Focando em um só olhar e esquecendo do resto. Igrejas que se preocupam em coar o mosquito e engolem vários camelos…Boa lembrança desses versículos da Santa Palavra de Deus para discutirmos esses assunto!Abraços!

    Curtir

  4. Olá Gutierres, de vez em quando leio alguns posts seu, apesar de não concordar com algumas linhas de seu pensamento. Parabéns pelo blog. Sou assembleiano de raízes, atualmente congrego na AD, mesmo não concordando com algumas práticas litúrgicas e com alguns pontos de seu arcabouço doutrinário secundário, que na verdade não são doutrinas, mas invencionisses demasiadamente humana, cuja finalidade é a manipulação de massas. Concordo com quase todos os pontos de seu post EU TENHO UM SONHO. Pois acredito em uma mudança não apenas na AD como tbm em toda a igreja brasileira, principalmente nos redutos neopentecostais. Entretanto, sonhar é muito bom, e revigora nossas forças em um mundo onde uma das caracteristicas principais é o desânimo e a indiferença. O sonho pelo sonho de nada adianta, lembremo-nos do grande Martin Luther King,um exímio sonhador, porém para que seus sonhos tornassem realidade ele não ficou apenas na esfera do mundo dos sonhos, semelhante ao mundo platônico. King sonhou, mas foi além de seu sonho, ele contribuiu e chamou para sim, pessoas que tbm estavam dispostas a cooperar na realização dos sonhos de uma sociedade injustizada, oprimida e violentada apenas por seu pigmento de pele.Portanto, sonhar é necessário, mas realizar também é de todo necessário.Pelos Laços da Cruz.

    Curtir

  5. Olá Gutierres, de vez em quando leio alguns posts seu, apesar de não concordar com algumas linhas de seu pensamento. Parabéns pelo blog. Sou assembleiano de raízes, atualmente congrego na AD, mesmo não concordando com algumas práticas litúrgicas e com alguns pontos de seu arcabouço doutrinário secundário, que na verdade não são doutrinas, mas invencionices demasiadamente humana, cuja finalidade é a manipulação de massas. Concordo com quase todos os pontos de seu post EU TENHO UM SONHO. Pois acredito em uma mudança não apenas na AD como tbm em toda a igreja brasileira, principalmente nos redutos neopentecostais. Entretanto, sonhar é muito bom, e revigora nossas forças em um mundo onde uma das caracteristicas principais é o desânimo e a indiferença. O sonho pelo sonho de nada adianta, lembremo-nos do grande Martin Luther King,um exímio sonhador, porém para que seus sonhos tornassem realidade ele não ficou apenas na esfera do mundo dos sonhos, semelhante ao mundo platônico. King sonhou, mas foi além de seu sonho, ele contribuiu e chamou para sim, pessoas que tbm estavam dispostas a cooperar na realização dos sonhos de uma sociedade injustizada, oprimida e violentada apenas por seu pigmento de pele.Portanto, sonhar é necessário, mas realizar também é de todo necessário.Pelos Laços da Cruz.

    Curtir

  6. Rapaz! tu sonha bonito hein?Gostei principalmente, quando voçê mencionou sobre:1) brigas entre os “diferentes campos e ministérios”.2) não tornar absoluto, aquilo que é relativo3) não ao retete, fogo e afins…4) as AD resgatar o seu congregacionalismo original5) sem espaço para modismos ( e por ai afora…).6) O seu sonho de numero 10 merece ser copiado na integra: “Sonho com uma Assembléia de Deus que valorize a interação com outras denominações genuinamente evangélico-protestantes, livre de exclusivos e ultra-denominacionalismo.”7) Enfim o de numero 11 também: “. Sonho com uma Assembléia de Deus onde os pastores alimentam o seu rebanho, dedicando com esmero no estudo da Palavra”.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s