Sem categoria

Marina Silva presidente? A nova candidata dos evangélicos?

Uma nova surpresa se desenha na disputa presidencial. A senadora Marina Silva (PT-AC) pode se candidatar a presidência da República. O Partido Verde (PV) vem fazendo convites para que a acreana faça parte da legenda e se candidate ao maior posto do país. Nessa sexta-feira Mariana Silva está em Rio Branco com a família e amigos, pronta a decidir se deixa ou não, os trinta anos de militância política no Partido dos Trabalhadores (PT).

Marina Silva foi analfabeta até os 14 anos, depois se tornou professora universitária. Conhecida como ambientalista, ao lado de Chico Mendes, é uma pessoa muito respeitada pela suas posições “verdes”. Já recebeu vários prêmios, como Champions of the Earth (Campeões da Terra), concedido pela ONU (Organização das Nações Unidas). Eleita senadora pelo Acre, foi ministra do meio ambiente no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o início de 2008, sendo substituída pelo ministro Carlos Minc. Considerada pelo jornal inglês The Guardian como uma das cinquenta pessoas que podem salvar o planeta.

Como ministra, Marina não se envolveu com nenhum escândalo de corrupção do governo Lula, nem mesmo nos famosos “cartões corporativos”. Nesses anos sempre tem demonstrado insatisfação com o governo petista, falando abertamente de suas divergências e expondo os atritos com a cosmovisão da ministra Dilma Rousseff. Mais recentemente participou do pequeno grupo de senadores do PT que não apoiaram a permanência do senador José Sarney na presidência da casa.

Marina Silva tem chances?

Certamente será muito difícil Marina Silva ganhar essas eleições, caso aconteça à candidatura. Agora, certamente essa candidatura seria um grande prejuízo para a candidata do PT. Marina tiraria muitos votos de Dilma Rousseff, mas do que de José Serra. A jornalista Maria Cristina Fernandes, na edição de hoje do Valor Econômico, lembra que “numa campanha que ameaçava ser polarizada em dois perfis tecnocratas, Marina ocupa o lugar da utopia. Aquele que um dia foi de Lula”.

A candidata dos evangélicos?

No ano de 2002, em uma atitude um tanto ufanista e triunfalista, os evangélicos em peso apoiaram a candidatura de Anthony Garotinho, o então conhecido governador do Rio de Janeiro. Garotinho aproveitou bem a unidade inédita das denominações na época. O então candidato evangélico perdeu ainda no primeiro turno e depois caiu em decadência política.

Dificilmente Marina Silva seguiria o mesmo caminho de Garotinho. Marina é uma pessoa de posições mais firme e menos pragmática. Talvez ela não vá buscar freneticamente a bênção dos caciques das grandes denominações evangélicas. Marina Silva é membro da Assembleia de Deus da L2 Sul, em Brasília. Naturalmente, muitos evangélicos se mobilizarão para a sua candidatura.

Naturalmente os evangélicos que ajudaram a eleger Lula, poderiam transferir seus votos para Marina. Mariana encontraria apoio no meio pentecostal, assim também entre protestantes autodenominados “progressistas”, que normalmente militam em movimentos de esquerda. O Partido Verde, do qual Marina pode se filiar é um partido de centro-direita, que agrega personalidades extremamente libertárias como Fernando Gabeira. Marina Silva é o protótipo dos evangélicos na política, pois apesar da visão de mundo conservadora, optam paradoxalmente pelos partidos de esquerda.

Polêmicas

Marina Silva casou muita polêmica ao defender o ensino do criacionismo nas escolas. Marina também é criticada pela sua militância exagerada no meio ambiente, o que impediria qualquer avanço econômico no país devido à burocracia verde. Tanto Marina, quanto seus críticos na verdade estão promovendo o interminável debate de “crescimento sustentável”. Apesar de ser de esquerda, ela não apresenta um discurso populista, o que poderia afastar alguns eleitores imediatistas, que pensam em benefícios para o presente e não refletem muito sobre o futuro.

Fato é, caso ela ganhe, seria um acontecimento inédito uma presidente mulher: evangélica, pentecostal, ambientalista e de origem extremamente pobre, advinda de um estado pequeno.

21 comentários em “Marina Silva presidente? A nova candidata dos evangélicos?

  1. Eu votaria nela se ela saisse do PT. Eu não posso apoiar um partido cujo programa de governo inclui uma agenda pró-aborto, inclui financiamento de organizações gays com dinheiro público. E isso tudo e muito mais tem acontecido no governo Lula e os supostos evangelicos votaram em massa nesse homem. Veja que agora eles estão querendo passar a lei que é a ponte para o casamento gay. Além disso o planalto tem em sua agenda a incoporação das reinvicações gays, dentre elas: o ensino nas escolas publicas que casais gays são uma coisa normal. É uma vergonha que evangelicos tenha votado no Lula em nome de sua pseudo-superioridade para conduzir a economia em detrimento de avaliar as posicões morais que o seu governo defende! Ele não diz isso em público, mas olhem os fundos destinados as ONGs gays para promoverem congressos e viagems e olhem como o governo recebeu com boas-vindas essas ideias e outras como a do aborto. Fico feliz dela manisfestar desejo de sair do PT. Se ela sair eu quero ver seu programa de governo pra quem saber votar nela.

    Curtir

  2. O fator Marina Silva

    A ex-ministra do Meio Ambiente ganhou as graças da mídia. A tendência começou quando ela pediu demissão, e pode se transformar num fenômeno publicitário caso o PV consiga realmente seduzi-la para concorrer a presidente em 2010.
    Dizem que ela surgiria como a novidade que o eleitorado procura, com biografia, perfil e plataforma de fácil apelo popular. Será? Para que Marina tenha qualquer chance real, seria necessário que compusesse uma chapa abrangente, com acúmulo de tempo na propaganda gratuita e alianças nacionais – além de afastar a concorrência da interminável Heloísa Helena. São muitas variáveis para uma disputa que já começa polarizada, da qual nomes de grande reconhecimento, como Ciro Gomes, preferem se abster.
    Cabe lembrar que o PV possui quadros como Zequinha Sarney e outros de sua cepa. O partido é aliado de quase todos os governos demo-tucanos do país, principalmente em São Paulo, onde apóia tanto Gilberto Kassab quanto José Serra.
    A invenção de Marina é puro ensaio, uma espécie de idílio, nascido na necessidade de inventar alguém para bater em Dilma Rousseff impunemente, facilitando uma vitória de Serra no primeiro turno. Faz parte de um esforço preliminar a ser empreendido pelo governador até o final do ano, através de viagens e pesquisas de opinião, buscando aferir suas reais possibilidades na disputa presidencial. E, pelo visto, elas são menos sólidas do que se imagina.

    Curtir

  3. Eu votaria em Marina da Silva, caso ela seja candidata, i. é., caso ela saia do PT.

    O PT é um partido comunista, ateu, evolucionista, globalista, heterofóbico, defensor de guerrilhas e terroristas, abortista, feminista e corrupto? Sim, não há dúvidas quanto a isto.

    Todavia, a pessoa da Sra. Marina Silva é que me atrai. Já defendeu o Criacionismo na período que esteve à frente do Ministério do Meio Ambiente, um local lotado de biólogos evolucionistas e ambientalistas defensores da Teoria de Gaia.

    Não sei a opinião desta Sra. sobre o aborto, homofilia obrigatória e os demais assuntos que eu me preocupo. Sei que ela é ousada em certos assuntos e contraria os interesses da Frente Ateísta. Basta.

    Não podemos esperar um candidato perfeito, pelo menos no cenário em que estamos vivendo. Qual dos partidos/candidatos que estão na disputa de 2010 são conservadores? De direita? Evangélicos? Nenhum!

    As duas maiores forças políticas de nosso país são de esquerda: PT e PSDB, ambos fabricados na/pela USP nos moldes do marxismo acadêmico.

    Infelizmente não temos um partido cristão, conservador ou republicano. É por isso que não confio em partidos políticos. Confio em políticos sérios, honestos e cristãos dispostos a fazer uma administração sob a proteção e os preceitos de Deus.

    Curtir

  4. gente, crente de verdade não tem vez na política, aquilo lá ta parecendo um ninho de cobra, se um servo do Senhor entra nessa, de duas uma, ou ele entra na roda e aproveita, ou eles dão um jeitinho de tirar ele da presidência. Não devemos nos conformar com o mundo, mas também não acho que possa melhorar não, a pressão é muito grande e até os bons intencionados acabam entrando na dança, nem que for só pra não contrariar a maioria…

    Curtir

  5. Assim que se colocou a possibilidade dela ser candidata, decidi que votaria nela, por ser a única que tem uma biografia coerente e decente entre os candidatos que se colocam…
    E tive a felicidade de descobrir depois disso que ela é evangélica. Que bom termos uma política que engrandece a tradição religiosa protestante em nosso país, depois de figuras como Garotinho e dos apaniguados do Bispo Macedo. Soli Deo Gloria!

    Curtir

  6. Olá, sou evangélico, porém possuo uma postura um pouco reflexiva sobre o assunto.
    Não gosto de algumas atitudes atéias dos governos dos partidos PT ou PSDB, porém não os igualo, pois vejo diferenças econômicas fundamentais no manejo dos programas governamentais. Além disso, é correto afirmar que Lula está prestando apoio a ONGs gays e abortistas. Embora pessoalmente considere uma negação à vida, vejo que a sociedade deve pensar a respeito. Lido com o público diariamente e percebo o ódio que está se criando contra os evangélicos, e de certa forma compreendo. Mulheres evangélicas não precisam seguir os mesmos preceitos morais que seguimos. Há liberdade de culto. Dessa forma, o que devemos é ensinar nossas mulheres evangélicas a seguirem as Leis de Deus, porém conferir liberdade àquelas que decidem seguir outros caminhos em suas vidas. Devemos dar a mesma liberdade a elas que recebemos. Em relação aos homossexuais, vejo que a luta contra a homofobia é um importante passo na constituição moral de um país. Acredito piamente que Deus nos criou diferentes porque nos ama assim: diferentes. Como disse, lido muito com o público, e já pude ver casais homossexuais dando muito amor a uma criança. Considero que o amor é uma dádiva, e me sinto feliz por possuir essa opinião e ser evangélico. Condeno outros atos morais, como o roubo de dinheiro público, a pedofilia, a desigualdade econômica e outros aspectos. Dessa forma, concluo que a futura candidata Marina pode ser um avanço não apenas para os evangélicos, representando essa incrível massa que nosso país tem, mas liderando um movimento que, acima de religiões, é a grande mesnagem do Senhor: a paz e o humanismo. Abraços.

    Curtir

  7. Também sou evangélico e não me identifico com esses comentários repletos de ódio ideológico. Também sou evangélico e, como disse a pessoa acima, considero a diferença humana uma grande virtude que o Senhor nos deu. Além disso, sou evangélico e estudo Direito. Considero a luta pelos direitos humanos equivocada em alguns sentidos, entretanto em outros é muito nobre, como a luta pelo respeito às diferenças, sejam elas sexuais, religiosas, étnicas. Um ser humano homossexual deve possuir a mesma liberdade para formar uma família e distribuir amor que um ser humano heterossexual. Da mesma forma, podemos escolher nossas religiões e nossos vínculos morais. É importante que a sociedade veja que existem evangélicos como eu e o citado acima, que acreditam na palavra do Senhor, carregam Jesus Cristo no coração, e não o ódio, e também lutam pela justiça entre os povos. O tópico aborto também merece ser discutido, ainda que eu também seja contra. O problema é que apenas mulheres pobres sofrem com isso. Não seguem a palavra do Senhor, como assim lhes conveio, porém não recebem assistência de um Estado que não deveria separar seus cidadãos. Algumas contas não pagaremos na Terra (ou não). Sou favorável ao direito ao aborto, portanto. Não sei se votarei na Marina, pois ainda não disse a que veio, vejamos como se desenrolará a campanha eleitoral. Um grande abraço.

    ps: fico realmente feliz que existam outros evangélicos humanistas como eu. Deus nos fez para sermos felizes.

    Curtir

  8. Depois de ler os comentários aqui fiquei estarrecido. Como as pessoas podem ser tão desprovidas de amor ao próximo e ainda assim se acharem seguidoras de Cristo? Estufam o peito para dizer: sou evangélico – mas falam sobre os gays como se fossem pessoas sem moral, desprovidas da garça de Deus, pessoas de segunda linha.

    Ainda bem que os últimos comentários me fazem perceber que ainda existem pessoas cristãs de verdade. O mais importante é o amor.

    Não acho correto misturar política com religião. A César o que é de César! Votaria em qualquer candidato que fosse honesto e com um plano sustentável de crescimento para o país. Não creio que Marina se encaixe neste último quesito, mas sou seu admirador por sua história e seu caráter.

    Curtir

  9. BRASIL PODERÁ TER SUA PRIMEIRA PRESIDENTE EVANGÉLICA?
    Mais engano à vista!

    Auto lá! EVANGÉLICA VÍRGULA! Tem algo muito podre nesta história e faz-se necessário esclarecer. Definir alguém como evangélico faz-se necessário saber que tipo de evangelho esta pessoa professa uma vez que existem vários sendo pregados por aí como se fossem originais e não são; quais as suas posições e qual o seu comprometimento com a fé que professa. No caso da Ex-Ministra e Senadora é evidente que o evangelho por ela defendido passa longe daquele expresso nas Escrituras, afinal um cristão sincero em hipótese alguma se envolveria com as mazelas e com a podridão da política e as suas sujeiras, isto porque todos sabem que o meio político é um lamaçal onde quem entra jamais sai de lá limpo. No caso específico da senhora Marina Silva não tenho qualquer duvida ou receio em afirmar que ela jamais teve qualquer compromisso com o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo, e neste caso é aquela história de uma vela para Deus e outra para o Diabo e estamos quites. Causa-me espécie ler uma reportagem desta natureza onde o título não reflete em absolutamente nada a verdade dos fatos além de tentar passar para a população a idéia mentirosa de que tal pessoa representa o segmento evangélico o não tem qualquer sustentação se fundamentada nos ensinos sagrados. Ela é sim uma militante oriunda de movimentos sociais de base com raízes estabelecidas no catolicismo e que tem a sua trajetória política e social apoiada pela igreja católica iniciada no PCR – Partido Revolucionário Comunista, onde teve fortes laços com o deputado José Genoíno do PT. Marina da Silva começou sua carreira política militando nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), ligada à Igreja Católica. Tinha o sonho de ser freira, mas ele foi derrubado pela militância política. Na universidade, militou em um grupo semi-clandestino que fazia oposição ao regime militar.

    A questão fundamental é que a Assembléia de Deus por motivos que só ela sabe e pode explicar, se enveredou vergonhosamente pelas fileiras políticas fazendo do Evangelho uma fachada para os seus interesses, seus projetos, para as suas realizações e seus negócios. Partindo deste princípio ela passou a aceitar nas suas fileiras qualquer pessoa, mesmo que esta não tenha tido qualquer experiência pessoal e verdadeira com Cristo; mesmo que esta não expresse nas suas ações e atitudes qualquer compromisso com as Escrituras Sagradas, e foi exatamente isto que aconteceu com a Senadora Marina e outros tantos políticos que encontraram na religião bases para garantirem uma votação segura nas disputas eleitorais, pois a igreja se transformou literalmente num curral eleitoral onde o voto de cabresto é garantido com promessas de favores e de benefícios para o segmento religioso.

    Lamentavelmente o Evangelho, pelas suas características, tornou-se num instrumento preciosos para aqueles que aspiram um lugar ao sol no meio político, assim com as facilidades de se aliar a uma igreja que não fazem qualquer exigência para os seus militantes, os espertinhos encontraram nos terreiros religiosos uma maneira de se beneficiarem da total falta de cuidado de nossas lideranças religiosas no trato com a fé do povo. E viva a corrupção…

    Continua…

    Curtir

  10. Continuação…

    O fato de a senhora Marina Silva fazer parte do rol de membro de uma igreja Assembléia de Deus, seja ela de qual segmento for, não dá a ela o direito de afirmar que é evangélica e muito menos cristã, ela é sim uma pseudo-evangélica que vive de acender uma vela para Deus e outra para o Diabo sem se importar com o zelo e com o cuidado que o verdadeiro cristianismo exige de seus seguidores. Ela como tantos outros encontraram na religião um meio fácil de implementarem seus projetos uma vez que o numero de pessoas que se declaram evangélicas no Brasil cresce vertiginosamente, sem qualquer critério sério que possa fazer uma seleção razoável dos que buscam a religião como razão de sua verdadeira fé.

    Volto a afirmar, o porco quando entra num poço de lama jamais sai de lá limpo e na política não é diferente, lá negociatas, imoralidades, conchavos, jogo sujo, tapinha nas costas, corrupção e todo tipo de sujeira são comuns e praticadas livremente coisas que jamais podem fazer parte da vida de um crente em Jesus Cristo. Aliás, se todo cristão observasse os ensinos de Jesus com certeza absoluta teríamos um mundo melhor e sem o domínio da corrupção, não precisaríamos das desculpas esfarrapadas de pessoas que afirmando serem evangélicas iriam fazer diferença no meio sujo da política.

    Lamento que as nossas lideranças religiosas estejam fazendo festa com tamanha hipocrisia e tamanho despropósito religioso, lamento que não saibamos definir com precisão Bíblica o que de fato representa um cristão. Infelizmente e para nossa vergonha os negócios do mundo estão substituindo os do Reino enganando e fazendo vítimas em tosas as partes. Jesus, o exemplo máximo está sendo trocado por negociatas e por interesses contrários aos seus ensinos. Não resta duvidas de que a senhora Marina Silva é mais uma oportunista nesta aventura de destruir o verdadeiro Evangelho estabelecido sobre os princípios básicos do abandono total das mazelas deste mundo.

    Carlos Roberto Martins de Souza
    crms2casa@hotmail.com

    Curtir

  11. O Brasil precisa de alguém como Marina Silva, com essa história de vida, que apesar de muitas dificuldades e lutas conseguiu muitas vitórias, tanto na vida pessoal, como em sua atuação pública, na defesa do meio ambiente, na defesa dos menos favorecidos, com dedicação, zelo e comprometimento. Atuação límpida e transparante, sem máculas e sem corrupção.
    O Brasil precisa de Marina na presidência.
    Marina!
    Estamos contigo!
    Ezequiel Vargas
    Porto Alegre-RS.

    Curtir

  12. Discordando de um dos comentários acima em que pouco se define sobre o autor;

    És Cristão? Em suas palavras pouco se nota, de peso pejorativo acredito não ser – mesmo pq saberia pela Bíblia que a cadeira de Juiz não nos pertence.

    Quanto aos laços políticos – religioso, sabemos que nunca se separaram, porém a igreja envolvida sempre foi a romana e quando há tendência à mudanças gera-se de fato o transtorno.

    Acompanhe a autenticidade da personalidade de Marina e procure outros políticos que a tenham.

    Jairo Siqueira
    http://www.jairosiqueira.blogspot.com

    Curtir

  13. Bom…Gostaria de frisar; o que a biblia diz em romanos 12:Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

    E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

    Amados: Que realmente não venhamos nos conformar com esse mundo, com praticas do nosso atual governo; aprovando leis que confronta os principios biblico ou seja confronta o nosso proprio Deus, tenho pena deles. Vamos nos pautar na palavra de Deus, vamos assumir realmente o nosso papel de Discipulos de Jesus, Vamos fazer diferença nesse país, vamos mostrar p/ todos quem é o nosso Deus.

    Curtir

  14. O que podemos fazer para cumprir a palavra de DEUS e segui-la é manifestar no dia da votação nossa obediencia a palavra de DEUS.
    Quais candidatos estão neste perfil???não se iluda por assistencialismo,promessas.Mesmo que parece impossível façamos nossa parte VOTE…
    DEUS é único Governante desta terra fará acontecer..Não se iludam pelas pesquisas ELEITOR ASSISTA…..E NÃO SE ENGANE…A CAMPANHA NÃO ACABOU…
    VÍDEO DENUNCIA…ASSISTA E ESPALHE

    Futuro de nossos filhos,netos,deste país estará sendo escrita dia 03/10/10..
    Depois liderança vendida não me venha prá convocações de Vigilias das perseguições da igreja,desmandos,libertinagem que acontecerão se este país cair nas mãos dos Lobos com carinha de cordeiro…
    DEUS CONTINUE ABENÇOANDO ESTA NAÇÃO.
    Almir Lima
    @siteoprodutor
    http://www.oprodutor.com
    “Temos o que Falar”

    Curtir

  15. por mais que alguns evangelicos não concordem que ,o evengelico não deve participar de política,acho eu que é uma hipocresia sem tamanho..deixam de votar em alguem que irá tentar conduzir tudo no mais próximnos as vontades de Deus;votam contrarios…quando não tem opcão ai sim, se concorda,mas tendo alguem e não votar é como negar a minha própia consiencia e moral que tipo de evangelico sou eu??????que eu quero para os meus filhos e nétos??qual é a tendencia mundial?vc que pretende formar uma familia pense nisso…

    Curtir

  16. Bom dia a todos!!

    Gotaria que a nossa candidata Marina Silva que foi muito bem votada, mas infelizmente não ganhou, não se corrompesse, apoiando a candidata que apoia o aborto, casamento em pessoas do mesmo sexo e entre muitas outras aberrações que são contra os principios biblicos. Estamos com vc Marina, mas faça sua parte, faça direfença.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s