Sem categoria

Haiti: a tragédia e a mentalidade oca

Foto: France Press

O discurso evangélico é muitas vezes previsível. Por isso, quando recebi a notícia do terremoto no Haiti, logo pensei: “Não vai demorar muito para que algum pregador associe a tragédia no Haiti com a prática do vodu”. Pensado e acontecido. Mas dessa vez a asneira partiu também de uma autoridade. O próprio cônsul daquele país, George Samuel Antoine, que reside aqui em São Paulo, falou a grande besteira em rede nacional, quando entrevistado pelo SBT. Antoine associou a tragédia com a prática do vodu. Ele disse: “Acho que é de tanto mexer com macumba. Não sei o que é aquilo. O africano em si tem maldição. Todo lugar que tem africano tá fodido”.

Nessa pitada de polêmica não poderia ficar de fora o tele-evangelista norte-americano Pat Robertson. O pastor Robertson é conhecido por declarações desastradas, e no programa de quarta-feira ele disse em seu programa de TV: “Os haitianos estavam sob o jugo da França (…). Eles se uniram e fizeram um pacto com o diabo. Disseram: ‘Serviremos a ti caso nos liberte da França’”. Ou seja, claramente Robertson estava “explicando” que a independência do Haiti, como colônia da França, ocorreu como fruto de um pacto com o diabo.

Agora Robertson se justifica dizendo que foi mais uma vez mal interpretado. Em nota, destaca que nunca associou a tragédia com a Ira de Deus sobre a ilha do Caribe. Além disso, destaca a ajuda humanitária de seu ministério junto aos haitianos. Ora, realmente ele não falou literalmente que o terremoto era fruto da Ira de Deus, mas quando citou o suposto pacto, deixou subtendida essa ideia. Não há como negar isso.

Pois bem, seria muito bom que Robertson fosse vítima de uma interpretação errada de suas palavras. Agora, o histórico de declarações desastradas não o ajuda. Não é só ele, mas vários pregadores já associaram tragédias contemporâneas com a possível punição de Deus aos pecados de uma sociedade. Tal mentalidade, de uma leitura equivocada do Antigo Testamento, e da falta de compreensão das mudanças na relação de Deus com o homem a partir da cruz, trouxe para a arena cristã essas declarações absurdas.

Gente da mentalidade oca, além do analfabetismo bíblico, afirmam absurdos desse tamanho. Certamente nesse momento, algum pregador esteja afirmando que Deus está punindo a Haiti pelos pecados do vodu. Em lugar de pedir oração, e também orar pelo povo sofrido, preferem falar esse tipo de barbaridade. Falo isso, pois ouvi esses discursos quando aconteceram outras tragédias naturais.

Aqui também não tem pecado? Aqui também não tem idolatria, imoralidade, violência, inimizades etc.? Por que não acontece um terremoto de grandes proporções no Brasil? Simples, estamos fora dos limites das placas tectônicas. Só isso. Não somos mais amados por Deus. Simplesmente nos livramos dessa contingência.

Você sabe o que é contingência? É o caráter do que ocorre de maneira eventual, circunstancial, sem necessidade, pois poderia ter acontecido de maneira diferente ou simplesmente não ter se efetuado, como nos define Houaiss. Ou seja, acontecem muitas coisas nesse mundo simplesmente porque elas acontecem. Nunca precisamos buscar o porquê disso e daquilo. Especulando besteiras e dizendo asneiras.

O povo sofrido não precisa ouvir que é fruto de maldição, mas sim, necessitam ouvir a voz do cuidado e do consolo. Hoje, assistindo mais uma vez o noticiário sobre toda essa tragédia no Haiti; vi um homem debaixo dos escombros orando no nome de Jesus, e dizendo: “Como sou cristão, minha vida está em suas mãos”. Tocante essa palavras, pois em meio a toda essa desgraça, um cristão ainda expressa sua confiança em Deus.

Não se esqueça de ORAR pelo Haiti.

10 comentários em “Haiti: a tragédia e a mentalidade oca

  1. concordo com vc plenamente Gutierrez,toda vez que acontecem tragédias aparece alguém com esse tipo de conversa, se assim o fosse, o Brasil(como vc frisou)seria um dos países mais propensos a acontecer fatos dessa natureza, pq o que há de idolatria,bruxaria,ocultismo e outras coisas é brincadeira.
    é lamentável.

    Curtir

  2. concordo com vc plenamente Gutierrez,toda vez que acontecem tragédias aparece alguém com esse tipo de conversa, se assim o fosse, o Brasil(como vc frisou)seria um dos países mais propensos a acontecer fatos dessa natureza, pq o que há de idolatria,bruxaria,ocultismo e outras coisas é brincadeira.
    é lamentável.

    Curtir

  3. Meu caro eu concordo, contigo no que tgange que, devemos é orar por aquele povo e pedir a Deus misericordia para eles, não ficarmos por ai com falacias, mas que aquele povo precisa de Deus eles precisam, assim como o Brasil precisa, assim como toda a America precisa, mas que tem algo errado com essas nações isso com certeza tem, um povo que seja ou não por razões históricas não conssegue prosperar, vamos orar e pedir a Deus para abençõa-los e se tivermos condições vamos levar consolo e conforto para aqueles corações.

    Curtir

  4. A propósito da mentalidade tosca denunciada com brilhantismo pelo Gutierres; alguém deu uma passadinha no blog do grande representante do fundamentalismo evangélico brasileiro, o senhor Júlio Severo ?

    O mesmo culpa a crença majoritária daquele povo por tamanha desgraça! Para piorar, no seu ódio doentio ao atual governo brasileiro, projeta tal situação para nosso país.

    É, estes são os referenciais da direita evangélica ! Toscos, simplesmente toscos !

    André Tadeu

    Curtir

  5. André Tadeu, a paz!

    Li o artigo do Júlio Severo, e digo: quanta besteira! Agora, falar que a “direita evangélica” pensa dessa forma é exagero. Alguns, aqui no blog, já me chamaram de direitista, mas mesmo assim, não compartilho do pensamento de Júlio Severo. A propósito, já li textos de Augustus Nicodemus e Solano Portela que condenam esse vínculo de tragédia e maldição.
    O governo brasileiro merece elogios pela ajuda ao Haiti. Mas é impressionante como o nosso ministro Celso Amorim tem capacidade de falar besteiras, pois o mesmo estava reclamando do protagonismo americano no resgate. Celso Amorim que fazer espetáculo ou realmente ajudar os haitianos. Tirando essas bobagens recorrentes do nosso ministro, o governo tem agido bem nesse caso.
    Haiti precisa de ajuda, e não das declarações extremistas de Júlio Severo, ou desastradas de Celso Amorim.

    Abraços

    Curtir

  6. Gutierres, paz e bem.

    Parabéns pela post acima a respeito das asneiras escritas pelo senhor Severo.

    A respeito do termo direita evangélica, não retiro o que escrevi e digo mais, você não deve se sentir atingido. Assim como existem várias esquerdas, o mesmo ocorre no espectro da direita. Considero vc, amigo, um cara de centro-direita. Mas, independentemente de sua orientação política, seus textos primam pela inteligência. Mesmo que não concorde com alguns,a leitura de seu blog é sempre uma experiência agradável.

    Abraços

    André Tadeu

    OBS : Sou obrigado a concordar com você a respeito do texto escrito pelo Solano no Temporas, é de uma sensibilidade maravilhosa. Agora posso dizer que concordo em 5% com tudo o que o mesmo escreveu!

    Curtir

  7. A esses “pregadores” eu só posso responder com Lucas 13.1-5, como um presbítero daqui da minha igreja citou:

    1 E, Naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.
    2 E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?
    3 Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
    4 E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?
    5 Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s