Sem categoria

Mike Murdock Exposto!

Por Let Us Reason Ministries

Murdock se vê como um profeta do lucro. Ele pensa que dinheiro é a resposta para todas as coisas. Ele não está pregando o evangelho da salvação, mas dinheiro, crescimento, sucesso e melhora de si mesmo.

Houve um tempo em que somente Robert Tilton estava galopando na vanguarda da promoção da doutrina de “dar uma semente para adquirir uma colheita”. Mas hoje há muitos seguindo no rastro em que ele trilhou. Um desses cavaleiros é Mike Murdock.

Murdock provavelmente é o mais expontâneo dos mestres da prosperidade, mas certamente não dos mais conhecidos! Murdock transita entre os movimentos Palavra da Fé e Terceira Onda. Ele falou no ano 2000 aos pastores da conferência Vineyard (Aeroporto de Toronto) e esteve recentemente com Benny Hinn (ele falou na cruzada de Hinn no Havaí em 2002). Assim ele está subindo ao topo com esta exposição.

Murdock pregou a sua primeira cruzada evangelística aos 15 anos de idade. Ele começou evangelismo de tempo integral aos 19 anos de idade e nele continuou durante 35 anos. Isto é algo que precisa ser questionado quando olhamos para o que ele está pregando atualmente.

Dr. Murdock declarou ter deixado a Assembléia de Deus do sudoeste da Universidade de Waxahachie antes de receber a graduação (Profit in the Pulpit: lucro no púlpito, postado em 3/2/2003, Star telegram http://www.dfw.com/). A Associação Evangelistica Mike Murdock era estabelecida como uma organização sem fins lucrativos, em 1973, em Lake Charles, Los Angeles, por Murdock e a então sua esposa, Linda Murdock.

Em 1979 Murdock divorciou-se. Viajou e falou em 36 países, inclusive a África oriental, Ásia e Europa. Você pode ve-lo na rede de radiodifusão LeSea, tendo também aparecido na TBN, CBN e outros programas de televisão. Tem um programa de televisão semanal chamado “Wisdom Keys with Mike Murdock.” (Chaves da Sabedoria com Mike Murdock).

É visto em aproximadamente 50 emissoras de Atlanta ao Havaí. Seu ministério comprou recentemente a Black Entertainment Television Network comentando que isso pode contabilizar sua exibição para 72 milhões de espectadores nas casas em potencial.

Na realidade, em um exame semestral do Star-Telegram foi informadoque a corporação sem fins lucrativos de Murdock gasta mais de 60% de sua renda em despesas indiretas. Como outros pastores televisivos, ele envia uma “mala direta pessoal” para pessoas, como se fosse uma lista de clientes.

Murdock nem sempre foi um próspero homem de negócios. Ele diz que perdeu tudo anos atrás, casa, esposa etc., mas que um dia, com os olhos fixados em Lucas 6:38 (“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo”) ele clamou a Deus dizendo: “ó Pai, Sua palavra diz que eu posso semear no meu caminho para acabar com as minhas dívidas.” Tal fato tornou-se a sua própria história e o trouxe ao que ele é hoje.

Murdock é autor de 115 livros, a maioria nào passando de folhetos (alguns duplamente espaçados). Seus top de vendas (nos EUA) são: “Wisdom for Winning”, “Dream-Seeds”, “The Double Diamond Principle”, “Secrets of the Richest Man Who Ever Lived” (Segredos do homem mais rico que existiu), “The Law of Recognition”, e “The Leadership Secrets of Jesus” (Segredos da Liderança de Jesus). Seu best-seller atual é Wisdom Keys (“As Chaves da Sabedoria”), publicado por ele próprio.

Em seus sermões a audiência fica geralmente atrás de um piano que toca música de fundo. Ele diz que compôs mais de 6000 canções, como “Jesus, Só A Menção de Seu Nome,” “Eu Sou Santificado,” e “Você Pode Fazer Isto.” O seu talento ao piano é usado para cantar canções ao Espírito Santo, contudo ele também canta sobre dinheiro (a semente): “eu acredito, eu acredito na semente, eu acredito no que você prometeu: cem vezes tanto está voltando para mim” (LeSea broadcasting telethon 1997).

Seis mil canções o teriam colocado entre os compositores mais prolíficos do mundo. Ele canta “toda semente que você semeia será logo multiplicada mais rápidamente do que você possa imaginar – é a provisão do milagre de Deus.” Murdock canta normalmente em teletons, shows arrecadatórios (N.T.: no Brasil algo similar ao “Criança Esperança”), sobre a fé na semente, tão frequentemente quanto fala sobre o Espírito Santo ou Deus. Na realidade, se alguém assistir ao seu programa cuidadosamente, perceberá, só de ouvir, que a maior parte versa sobre como adquirir dinheiro.

Ele até mesmo pode parecer genuíno, mas faz lembrar um político de carreira que tece o seu modo de alcançar a meta de seu programa – dinheiro e fé na semente. Música leve tocando ao fundo (música de fundo que você ouviria frequentemente em um bar) e falando suavemente às vezes, outras sendo autoritário, ele usa todo o tempo do show televisivo para construir seu slogan: DAR A SEMENTE.

Por que escrevi sobre isto? Eu não gosto de manipulação e certamente não me sentarei à toa para assistir as pessoas tornarem-se parte dos planos de alguém que quer fazer mercadoria delas (II Pedro 2:2) para enriquecerem. Nosso ministério está aqui para ajudar esses que perderam suas economias, casas e saúde para os mestres de prosperidade e fé a sairem da situaçào em que foram colocados por sua boa fé. Eu realmente não quero ver mais nenhuma dessas pessoas ir pelo caminho que muitos outros aprenderam pela pior maneira, que é o errado. Assim, isto é uma prevenção.

Murdock diz que se você o ouvir repetidamente, eventualmente acreditará no que ele diz (Wisdom Key, pg. 30); mas a pergunta que qualquer um precisa fazer é: é verdade o que eles – sua audiência – ouvem? Tais coisas são verdadeiras, são bíblicas? Você pode dizer algo tantas vezes que não só convencerá a outros, mas a si mesmo.

A sua mensagem é verdade misturada a erro. Muitas coisas que ele diz podem ter discernimento e um pouco de sabedoria trivial, como: “você nunca estará preparado para a guerra, você tem de simplesmente aprender a lutar.” Mas algumas das suas palavras de sabedoria são rasas e não bíblicas.

Se a pessoa o escutar adequadamente e usar a Bíblia, poderá perceber que ele pratica psicologia junto com a Bíblia. Mike Murdock está em alta, e não é nenhuma maravilha que ele seja popular: ele ensina autocapacitação! “Você nunca possuirá o que você está pouco disposto a procurar.” (Mike Murdock, Quote from Words of Promise). “Popularidade é quando outras pessoas gostam de você. Felicidade é quando você gosta de si mesmo.” (Humm… o que disse Jesus sobre gostar de si mesmo?).

Seu ensino sobre o Espírito Santo é basicamente tão ortodoxo quanto distante de Sua natureza; ele dá ênfase ao Espírito Santo como uma pessoa. O problema é que o Espírito Santo está dizendo o que ele tem de fazer. Ele diz repetidas vezes: “Espírito Santo, suas ovelhas ouvem sua voz e outros não seguirão…”

O Espírito Santo aponta para Jesus e não para Si mesmo. Mas nós também precisamos questionar que voz é essa, desse Deus que está dando essas promessas grandiosas de prosperidade aos que enviam a sua semente (dinheiro) para ele. É essa inspiração do mesmo Espírito Santo que escreveu Bíblia ou é Murdock que tira a Bíblia fora de seu contexto para fazer uma promessa que não está lá?

Ele canta ao Espírito Santo dizendo que não há ninguém mais como Ele; aponta o Espírito Santo como a soma de tudo. Quem parece estar perdendo é Jesus, Seus ensinos e a Sua cruz. Em outras palavras, ele não está pregando o evangelho da salvação, mas sim dinheiro, crescimento, sucesso e melhora de si mesmo. O seu programa de televisão está mais parecido com um seminário condensado de sucesso motivational.

O sucesso de Murdock está na habilidade em fazer as pessoas ficarem ligadas a ele, mas a sua real habilidade é a sua lábia. Ele faz várias pausas e fixa o olhar atentamente na câmera, como se soubesse o que você está pensando. Nem tudo o que ele diz é em vão, às vezes pode ter boa perspicácia, mas as coisas que são úteis são como pontos esparsos numa tela de radar.

Em tudo o que ele fala sempre acaba achando um modo de voltar à fé na semente. “Toda semente que você semeia será multiplicada mais rápidamente do que você possa imaginar – é a provisão do milagre de Deus.” “A semente deixa sua mão e entra no futuro onde se multiplicará.” “Algo em sua mão criará qualquer coisa que você quiser no futuro” (LeSea 26 de abril de 2002). Qualquer coisa que VOCÊ QUISER- dando dinheiro ao ministério dele! Essa é a promessa dele.

Uma coisa que você pode ter certeza é de que não adquirirá a Sã Doutrina Bíblica. A Bíblia não é usada do modo normal que um cristão bíblico conhece. Ele encontra versos com motivação para dinheiro e bênçãos. Murdock acredita que tem escrito uma enciclopédia financeira com as suas palavras de sabedoria e leituras de seus próprios livros no seu programa, no lugar da Bíblia.

Ele faz parecer como se as suas palavras de sabedoria fossem poderosas. Diiz para a audiência que se guardarem as suas palavras, elas mudarão suas vidas (Wisdom Keys, Lesea, 26,2002 de abril).

“Quando você deixar o que está em sua mão, Deus deixará o que está na mão dEle” (14 de maio de 2000 -Wisdom key, 46). Realmente é como a Bíblia diz que acontece? Não, mas é como ele diz que Deus opera. Ele é sagaz e tem persuasão suficiente para mudar as manchas de um leopardo.

Murdock aprendeu com o melhor dessa estirpe. Atribui o seu conhecimento de fé na semente ao seu mentor, Oral Roberts. Ele é curador fiduciário do “Conselho Internacional de Ministros Carismáticos”. Roberts foi o inventor da fé na semente e os seus discípulos levaram isso para lugares que ele nunca imaginou.

Ele perguntou a Oral Roberts, que é o mentor da sua vida: “qual é o maior segredo que você descobriu em sua vida?” Oral disse sem hesitar… “semear para um resultado desejado. Dando, tenho conseguido o que a mim tem sido prometido”. Isso é do pai do ensino de fé na semente. Como Roberts declarou em seu próprio programa: “se sua fé crescer, se você faz isto, como uma semente, aumentará”.

A outra palavra para fé é aumento, a outra palavra para semente é crescimento” (Oral Roberts Miracle Broadcast 1997 LeSea Broadcasting). Por favor, vá para a Bíblia e observe se isto se confirma, se isto é verdade. NÃO É.

O que Lucas 6:38 realmente significa quando diz: “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.”?

Primeiro, precisamos notar que isto é generosidade genuína, não é dar para adquirir algo. O regaço era a parte frontal das vestes das pessoas, assim a compra (frequentemente trigo ou algum outro genêro alimentício) poderia ser levada nele. No comércio, ou comprando no mercado, o vendedor que não apertava para baixo os grãos o comprador teria o seu regaço preenchido com ar na compra do trigo e, assim, adquiria menos gràos.

Eles eram justos em apertar o grão para baixo até que excedesse a capacidade do regaço. Isto tem a ver com as balanças nas feiras. Miquéias 6:11 “Seria eu limpo com balanças falsas, e com uma bolsa de pesos enganosos?” A aplicação é sobre a atitude de alguém, de negociar com ou dar ao pobre e necessitado.

O homem que é generoso na feira e nos seus procedimentos achará outros generosos para com ele. Não era para ser cruel no negociar ou em relação ao dinheiro e também não era para tirar vantagem de alguém que fosse pobre ou necessitado.

Murdock pode pedir mil vezes uma semente de $58 ou como pode pedir para plantar uma semente de $1000 dólares em seu ministério,para, assim, poder entrar em mais casas pela TV. Ele pede continuamente para mais pessoas plantarem uma semente de $1000 dólares (é este o modo de pregar o evangelho?) e assim a roda continua girando.

Ele pede para as pessoas que “semeiem uma semente de $58 que representa os 58 tipos diferentes de milagres na Bíblia” (Jan.8, 2000). Qualquer número que ele proponha se acha na Bíblia. 58 é o “número santificado” desde o ano de 2002, mas isto está sujeito a mudança!

Recentemente, o senhor Murdock teve isto para dizer do número 58: Deus mostrou-lhe 58 bênçãos na Bíblia. Assim, ele semeou uma semente de $58 e em 58 dias adquiriu essas 58 bênçãos (14 de junho, 2005 LeSea Broadcasting).

Em seu blog há o registro de uma pessoa que lhe doou $58 como ele havia pedido, e manteve um diário para registrar o que aconteceu durante 58 dias. Ele trabalhou? http://murdockseedfaith.blogspot.com/

Em três de janeiro de 2003, no seu programa, ele procurava dizer que precisava de $300, mas afirmou sentir que estava sendo levado pela “unção” a dizer $70. São apresentadas fórmulas mágicas de como conseguir dinheiro e os meios de enriquecer, assim podemos receber tudoo que desejarmos da mão de Deus.

Ele diz para as pessoas escreverem o nome de alguém num cheque de $58 se quiserem ver um milagre acontecer na sua vida. Então, conta histórias de como dentro de 58 dias ou exatamente 58 dias depois o milagre aconteceu de acordo com o que foi escrit , o que equivale a dizer que Deus responde a oração de acordo com o número de dólares dados ao seu ministério!!!

Murdock se vê como um profeta do lucro: “nunca se rebele contra um mensageiro da instrução financeira que Deus ungiu para destrancar sua fé.” Então a audiência repete isso em voz alta. Ele diz que odeia a pobreza, “sua humilhação, vergonha, paralisia. Todas essas coisas vêm do pecado.” Isso é o que ele prega sobre riqueza e prosperidade. Ele pensa que dinheiro é a resposta para todas as coisas…

Deixe-me propor uma questão: o que tem mais afeito eterno na alma de alguém: ser pobre, ou estar sob a ira de Deus? A pessoa pode ser pobre e ainda pode ir para o céu. Na realidade a Bíblia diz que o pobre é rico em fé. Não há nenhuma ordenança para pregar que o pobre deve ser rico, mas sim para pregar o evangelho da salvação (Mt.28:18-19) que está ausente das pregações de Murdock em seus programas de TV.

Dinheiro não é algo que devemos nos esforçar para ter como uma promessa de abundância aos crentes. Devemos pregar o evangelho, nem mais nem menos. Ele pede ao Espírito Santo que mova os corações para “plantar uma semente para nos ajudar a levar ESTE EVANGELHO.” Infelizmente não é o evangelho que Jesus e os apóstolos pregaram para o perdão de pecados – ao invés disso, é o evangelho para perdoar o fato de ser pobre.

Paulo se opõe a este uso do dinheiro em I Cor. 9:18: “Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho.” Eu entendo que Deus tem certas pessoas talentosas para ensinar em assuntos particulares mas não se pode pedir doações a um ministério para espalhar o evangelho quando a mensagem dele estiver ausente.

Mas há alguma outra coisa faltando, e a Bíblia nos conclama insistentemente a ensinar todo o ordenamento de Deus contido no evangelho para a salvação de pecadores. Em seu lugar Murdock prega outro evangelho, de riqueza e prosperidade, com os seus próprios provérbios, espalhando por toda parte o seu apelo.

Ele pensa que esse entendimento é diretamente inspirado pelo Espírito Santo. Recentemente eu tenho ouvido Murdock mencionar uma porção do evangelho dizendo que Deus ama você e tem planos para você, mas não há nenhuma menção de que somos pecadores, nem da morte de Cristo em nosso lugar e sua ressurreição, explicadas como a solução para os nossos pecados!

Eu não estou dizendo ele nunca disse isso, mas eu o ouvi durante anos sem jamais ouvir tal ensino. Até mesmo, se ele pode ter mencionado isso de vez em quando, não é certamente o foco do seu ministério. Um exemplo disso é: “diga esta oração: Jesus eu O quero em meu coração” (LeSea Wisdom Keys Nov.17, 2003).
Claro que isso não é o evangelho, mas uma mera mensão de que isso sucede. Depois de dar a mensagem relativa a Jesus, ele vai direto ao apelo a quantas pessoas (ex: 58 ) podem dar essa quantia de dinheiro. Assim, o evangelho não é a mensagem principal, mas um “adicional” para o programa , que se concentra em dinheiro=bençãos para os que semeiam uma semente.

Recentemente Murdock propôs algumas declarações elegantes que soam como Lao-tzu: “aquilo que você está disposto a fazer agora determina o que Deus trará a você” (Wisdom Keys Lesea Broadcasting Oct. 18, 2002). “Sua reação para alguém em dificuldade determina a reação de Deus a você da próxima vez em que você estiver em dificuldade.” É Deus influenciado por nossas ações para fazer bem a nós? Parece karma cristianizado, não graça.


Leia o artigo completo neste link.

FONTE:
Texto original em inglês: The Magnanimous Money Message of Mike Murdock. Artigo escrito por Let Us Reason Ministries. Texto em português por: ICTrindade.com.br. Traduzido por Edimilson de Deus Teixeira

8 comentários em “Mike Murdock Exposto!

  1. Meu irmao… é triste ver que tem cristão que se levanta contra outro… o que acha de lutarmos contra o diabo!!??? O que acha de usarmos o nosso tempo para fortalecer o Reino!!?? Também não concordo com muitas cosias do Pr Murdock, como não concordo com muitos outros, mas gastar meu tempo tentando denegri-los não é uma estrategia interessante para o Reino. Só lamento…. Herbert

    Curtir

  2. Quem será esse herbert ? mais um fake de blog de blogueiros defensores de hereticos vendilhoes ?

    Parece que pra muita gente “o que vale e os meios justificam os fins”

    No cristianismo nunca foi assim ,devemos pregar o certo pelos motivos certos da forma certa, pedindo grana do modo certo sem esfolar as ovelhas

    Curtir

  3. Nobre companheiro te admiro pela sua coragem em denunciar certos absurdos no meio evangélico. Só gostaria que o amigo desse mas ênfase em suas denuncias,na questão dos calvinistas e os absurdos que o diabólico João Calvino fez e ensinou.

    Curtir

  4. pra mim é bem simples: pela medida que julgares, também serão julgados, dar para receber, o que plantares também colherás, trate os outros como gostaria de ser tratado, se acheguem a mim e me achegarei a vós, persevere até o fim e dar-te-ei a coroa da vida, você receberão 100 vezes mais, etc…

    Curtir

  5. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    Curtir

  6. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s