Sem categoria

Megalomania das paredes!

Outra notícia que repercutiu nesse último final de semana foi a lembrança de um plano do bispo Edir Macedo: a construção de um megatemplo na cidade de São Paulo. O bispo escreveu no seu blog:

A Igreja Universal do Reino de Deus construirá a réplica do Templo de Salomão, aqui no Brasil, na cidade de São Paulo (SP). Será uma mega igreja, com 126 metros de comprimento e 104 metros de largura, dimensões que superam as de um campo de futebol oficial e as do maior templo da Igreja Católica da cidade de São Paulo, a Catedral da Sé. São mais de 70 mil metros quadrados de área construída num quarteirão inteiro de 28 mil metros. A altura de 55 metros corresponde a de um prédio de 18 andares, quase duas vezes a altura da estátua do Cristo Redentor. Com previsão de entrega para daqui a 4 anos, a obra será um marco na história da Igreja Universal do Reino de Deus.

A espiritualidade templista da Igreja Universal (IURD) já é bem conhecida. Como empresa que é, a valorização da comunhão não é prioridade na IURD. A individualização no templo, com clientes em busca de uma rápida solução é a tônica dessa denominação neopentecostal. Bem, todos já sabem disso.

Esse novo templo talvez esteja mais para uma afirmação do poder dessa igreja. Edir Macedo deu muita prioridade para a Rede Record nesses últimos anos, assim perdendo espaço para novas denominações neopentecostais, como a Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD), do seu ex-bispo, e hoje apóstolo Valdomiro Santiago. Ou seja, ele quer recuperar espaço com templos grandiosos.

Resumindo: a megalomania neopentecostal está presente até na construção de paredes!

Lembrando que essa fome de grandeza, com grandes templos, não é um mal exclusivo da IURD. O monumento templista para o ego de alguns líderes estão sendo construídos em cada canto deste país, por várias igrejas. Uma coisa é templo grande com objetivos práticos, outra coisa são obras faraônicas para lembrar ao ego que é grande.

11 comentários em “Megalomania das paredes!

  1. Vc é tão jovem, e sua alma parece tão velha! Vc é muito azedo, tente ser feliz, a vida é bela. Ainda é tempo pra acertar. Se não mudar a direção dessa rota em que está, chegará o momento em que não será mais possível voltar atrás. Não é legal pra vc errar assim. Desse jeito conhecerá o inferno aqui mesmo na terra, porque a lei natural de tudo é colher o que se plantou.

    Rosivaldo Russo

    Curtir

  2. O Anônimo deve ser da IURD.

    Incrível como o EGO está sendo confundido as pessoas. Pensando que, enquanto melhor meu EGO, mais Jesus me ama.

    Que Deus tenha misericórdia de todos nós.

    Gutierres Siqueira, continua pregando o evangelho, pois a sã doutrina é difícil ser suportada por muitos.

    Em Cristo,

    Ray Henrique

    Curtir

  3. Sempre tem um pra dizer que não se pode criticar. Então vale tudo? Ser crente significa aceitar todas as coisas como se fossem de Deus. Não se pode tocar e nem falar dos “ungidos”, pois eles estão acima do bem e do mal? Mas a Bíblia fala de falsos profetas e apóstolos! Então não existem hoje em dia esses tipos que amam mais as riquezas e deturpam o evangelho? A Bíblia está errada? Meu caro irmão, continue nesse objetivo salutar de criticar com coerência e temor de Deus. Abraços!

    Curtir

  4. A IPB, no Supremo Concílio deste ano, tomou uma atitude que ao meu ver achei bem corajosa: reconheceu a IURD como seita.

    Eu particularmente gostei desta decisão; torna público, de maneira respeitosa, o que achamos desta denominação.

    Abraços.

    Curtir

  5. Parabens pela reflexao rapida desta basofia que se tornou esta tal ” igreja” e seus “tele-bispos”. Daqui a pouco teremos tambem o tabernaculo, a reconstrucao da Torre de Babel e quem sabe, poderemos percorrer as ruas (?) do Jardim do Edem…ahahhah

    abracos

    Curtir

  6. Mano,
    será mesmo que todo templo grandioso é apenas para alimentar egos?

    Lembro que certa vez li um texto do bispo Robinson Cavalcanti sobre a questão da arquitetura das igrejas reformadas… achei interessante o que ele diz…
    Gostamos de ir em locais bonitos…

    http://www2.uol.com.br/bibliaworld/revistacandeia/arquivos/entrevistas/entrevista-n7.htm

    Robinson Como disse antes, a Igreja Anglicana e Luterana, que fizeram parte da primeira reforma, defenderam que tudo que não fosse contrário às Escrituras deveria permanecer na igreja, como sinal da assistência do Espírito Santo durante os 15 séculos anteriores. Também quiseram preservar o valor da arte para a percepção do Sagrado. Deus, não somente como suma bondade, mas também como suma beleza, e a percepção da fé além do vocábulo, da palavra falada. Mas nessa primeira reforma, há uma clara separação entre idolatria e arte sacra, que é bastante simbólica e se presta à beleza e ao reforço visual e estético da expressão da fé. Daí, nós temos preocupação com a arquitetura. O templo tem um formato especial, com a sua decoração através de vitrais, ícones, azulejos, cortinas, etc. As velas, a cruz e o sino são símbolos para dar uma plasticidade à igreja, um ambiente religioso, embora isto seja uma expressão meramente artística, porque o centro vida da igreja é a pregação, a celebração do sacramento e a adoração.

    Curtir

  7. Caro Cléber,

    Eu sou admirador das catedrais antigas, com sua arte gótica. Mas não é o caso dos megatemplos do século XXI. Alguns, são até esteticamente bregas. Outros se importam com grandes estacionamentos (tipo de shoppings) e helipontos. Não há arte nisso!

    abraços

    Curtir

  8. Mano,
    que há templos bregas não questiono. Que há megalomaníacos tbm não questiono.

    Mas acho complicado generalizar que “todo templo grandioso é apenas para alimentar egos”.

    Sei lá… tenho vontade de crer que ainda existam pessoas que queiram fazer algo bonito pra Deus (embora saibamos que o mais importante é a vida interior).

    Será que o povo de Deus hj não pode mais construir algo artisticamente interessante sem que isso seja mal visto?

    Eu não defendo que devamos construir igrejas suntuosas pq acho mais proveitoso investir em missões que construir templos imponentes.

    Mas acho q nem sempre há más intenções (embora no caso da Universal certamente há…heheh)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s