Sem categoria

A “mania de grandeza” do Finis Dake

Tempos atrás falamos muitos dos erros doutrinários do Finis Jennings Dake, isso por ocasião do lançamento da Bíblia de Estudo Dake. Agora, fiquei surpreso com a mania de grandeza desse homem. Aliás, a “mania de grandeza” no meio pentecostal (e/ou neopentecostal) é algo assustador, uma verdadeira epidemia; sejam em palavras ou atitudes.

Finis Dake escreveu um livro em 1931, com apenas 24 anos, sobre assuntos escatológicos. O livro recebeu o título de Revelation Expounded (Revelação Exposta, em tradução livre). Nesse livro Dake prometia o impossível. Dake escreveu sobre o livro:

Predições Cem por Cento Corretas das Coisas do Porvir. Este livro responde a centenas de perguntas a respeito das profecias e ressalta muitas novas verdades, nunca antes ensinadas no mundo profético– verdades estas que, segundo as nossas predições, revolucionarão completamente os ensinos modernos sobre as profecias. Este livro garante que comprovará, pelas Escrituras em inglês claro, as seguintes verdades… [1]

Observe as expressões em negrito. Elas expressam bem a mania de grandeza, mania de exclusividade, mania de querer ser um marco naquele assunto. A certezas de Dakes em um assunto tão complicado, como a escatologia, é assustadora. Ele garante a posse completa da verdade. Além de tudo, é uma arrogância no seu estado mais primitivo.

Dakes passou, ou seja, é um passado quase esquecido. Agora, ainda hoje existem milhares de pregadores por esse Brasil, que pregam em nossas igrejas e que simplesmente sofrem dos mesmos males: mania de grandeza, mania de exclusividade, mania de holofotes e a certeza que são os donos da verdade. Alguns desses pregadores até se tornam deputados…

Nota:

[1] A informação é de Mark D. McLean, em HORTON, Stanley M. (ed). Teologia Sistemática: Uma Pespectiva Pentecostal. 10 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. p 733.

6 comentários em “A “mania de grandeza” do Finis Dake

  1. Infelizmente Mr Dakes se perdeu pelo caminho. Curiosamente o ambiente cristao embriaga e inebria as mentes nao apenas os pregadores mas de nossa comunidade como um todo. Sera que seremos picados por este inseto chamado altivez?
    Abracos Gutierres

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s