Sem categoria

Esboço da EBD

Amigos, segue abaixo meu esboço da aula de amanhã na EBD. Como é encerramento do semestre será dado um resumo de toda revista.

A Missão Integral


O que é Missão Integral?

Missão Integral é uma ação cristã mais ampla, completa. É a ação redentora do homem como uno-triplo: corpo, alma e espírito (integral). É a ação redentora da sociedade por meio de valores e exemplo, e não coerção política. É ação educacional, mas sem ser impositiva na sociedade. É a transformação da cultura. É o comprimento do mandato cultural de Gênesis. É a manifestação do Reino de Deus na terra.

Qual é a missão da Igreja?

“Alguns dizem que a missão da igreja é adorar a Deus. Paulo ensina, em Romanos 12, que o verdadeiro culto a Deus é oferecer-se em sacrifício vivo, o que implica em algo mais que a adoração e o louvor na compreensão popular dos conceitos. Alguns dizem, em contrapartida, que a missão da igreja é evangelizar o mundo. De fato, mas aqui cabe perguntar o que isso significa. Seria apenas levar os homens a se decidirem por Cristo? A se tornarem membros de igrejas evangélicas? Ou seria a difusão do Reino de Deus? Ou seria ainda mais, a infusão dos valores do reino na cultura e na sociedade?” (Ricardo Quadros Gouvêa)

O Evangelho e a Cultura

Cultura é o conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social (Houaiss)

O teólogo norte-americano Helmut Richard Niebuhr, no seu clássico Cristo e Cultura (Editora Paz e Terra, 1967), distingue cinco diferentes possibilidades sobre a compreensão do relacionamento entre Evangelho e a Cultura, que ele denomina:

(i) Cristo contra a cultura; (ii) Cristo da Cultura;  (iii) Cristo acima da cultura; (iv) Cristo e Cultura em Paradoxo;
(v) Cristo transformador da cultura

(i) Cristo contra a cultura (fundamentalismo)

“A tendência do Cristianismo exclusivista é a de confinar os mandamentos de lealdade a Cristo, de amor  a Deus e ao próximo, dentro dos limites da comunidade cristã. Aqui também as outras exigências do evangelho devem ser impostas. Mas, como Martin Dibelius, entre muitos outros, tem observado, ‘as palavras de Jesus não foram propostas como regras éticas para uma cultura cristã e, mesmo que fossem assim aplicadas, não seriam suficientes para prover uma resposta a todas as questões da vida cotidiana’”.(NIEBUHR, p. 94, 95, 1967)


(ii) Cristo da Cultura (liberalismo)

“Estes homens são cristãos não somente no sentido de que se consideram crentes no Senhor, mas também no sentido de que procuram manter-se em comunhão com todos os outros  crentes. Todavia, eles se sentem igualmente em casa na comunidade da cultura. Eles não sentem nenhuma tensão entre Igreja e mundo, entre as leis sociais e o Evangelho, entre as operações da divina graça e o esforço humano, entre a ética de salvação e as éticas de preservação ou progresso. Por um lado, eles interpretam a cultura através de Jesus Cristo, considerando como os seus elementos mais importantes àqueles que estão mais de acordo com a sua obra e pessoa; e, por outro lado, eles entendem Cristo através da cultura, selecionando de seu ensino e ação, bem como da doutrina cristã a respeito dele, os pontos que parecem concordar com o que há de melhor na civilização”. (NIEBUHR, p 109-110, 1967)
– A tentação da acomodação intelectual (ver. Francis A. Schaeffer)

(v) Cristo transformador da cultura (Missão Integral)

Transformar a cultura significa redimi-la, não necessariamente alterá-la.

Esquema de Mark Driscoll sobre a relação da Igreja e Cultura (p. 17, 18)

EVANGELHO CULTURA IGREJA RESULTADO
EVANGELHO CULTURA ORGANIZAÇÃO PARA-ECLESIÁSTICA
CULTURA IGREJA LIBERALISMO
EVANGELHO IGREJA FUNDAMENTALISMO
EVANGELHO CULTURA IGREJA REFORMISSÃO (MISSÃO INTEGRAL)


“A cultura no sentido mais amplo é o propóstio pelo qual Deus criou o homem à sua imagem… [o que] inclui não somente os mais antigos chamados de… caça e pesca, agricultura e criação de animais, mas também intercâmbio, comércio, ciência e arte” (Herman Bavinck)

– Tríade  da análise cultural de Pearcey:: Criação, Queda e  Redenção (p. 28)

1. CRIAÇÃO: Como tudo começou? De onde viemos?
2. QUEDA: O que deu errado? Qual é a fonte do mal e do sofrimento?
3. REDENÇÃO: O que fazer a esse respeito? Como consertar o mundo?



Bibliografia:

COLSON, Charles e PEARCEY, Nancy. E Agora, Como Viveremos? 2 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000.

DRISCOLL, Mark. Confissões de um Pastor da Reformissão. 1 ed. Rio de Janeiro: Tempo de Colheita, 2009.

GOUVÊA, Ricardo Quadros (org.). O Que Eles Estão Falando da Igreja? 1 ed. São Paulo: Fonte Editorial, 2010.

NIEBUHR, Helmut Richard. Cristo e Cultura. 1 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

PEARCEY, Nancy. Verdade Absoluta. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

SCHAEFFER, Francis A. A Igreja no Século XXI. 1 ed. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2010.

2 comentários em “Esboço da EBD

  1. Tenho observado que muitos dos que posam hoje de defensores da missão integral, na verdade são defensores disfarçados da “teologia da libertação”.

    Com conhece muita gente já vio essas figuras.

    Quanto à agir dentro da sociedade, as pessoas ficam falando como se isso fosse coisa nova. Há muitos que estão anuciando a descoberta da roda.

    Curtir

  2. Gutierres

    Julio Severo expressou muito do que penso da TMI:

    http://juliosevero.blogspot.com/2011/10/teologia-da-missao-integral.html

    Dois séculos atrás, os cristãos protestantes eram muito mais integrados na sociedade, eram aqueles que faziam avançar a ciência e a cultura, e eram aqueles que faziam melhorar o nível de vida das pessoas. E eram, segundo os critérios atuais, fundamentalistas.
    Para mim, TMI é TL disfarçada.

    E digo mais, eles “seqüestraram” a ação social da igreja, que sempre foi posta em prática por cristãos sinceros, e hoje é usada como arma de propaganda dos filhotes de Stalin.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s