Militância Cristã

Os cristãos estão promovendo o BBB?

Por Gutierres Fernandes Siqueira

O único programa que assisto da Rede Globo é o ótimo Jornal da Globo, o melhor telejornal da TV aberta (na minha opinião). Como só assisto esse telejornal eu nem sabia que brevemente o BBB, o pior programa da TV aberta, teria mais uma série. Como fiquei sabendo dos detalhes desse programa? Através das redes sociais, especialmente Facebook e o Twitter.

Mas a propaganda do programa não veio dos fãs dessa porcaria, mas sim de inúmeros cristãos militantes que passam horas espalhando mensagens nas redes sociais contra a referida produção. É engraçado ver inúmeras mensagens dizendo “não coloque o BBB no Facebook ou Twitter” e ironicamente acabam enchendo o Facebook e Twitter do… BBB!

Deixa-me ser mais claro: É tanta campanha contra o BBB que o efeito propagandístico acaba acontecendo. É como o ditado (de mal gosto) repetido pelos sedentos da fama: “falem mal, mas falem de mim”. A propaganda negativa constante acaba produzindo efeito positivo para aqueles que vivem da fama. Se uma pessoa ou instituição vive de reputação, logo a propaganda negativa acaba trazendo grandes sofrimentos. Se uma pessoa ou programa televisivo vive somente da sua medíocre fama, logo a propaganda negativa acaba servindo aos seus interesses.

Os cristãos no desejo de combater o programa estão fazendo o jogo do próprio programa.

Qual deveria ser a nossa postura?

Ignorar. Existe maior tortura para um programa de massas que é o desprezo? Mas, infelizmente, isso não tem acontecido. Nós, cristãos, estamos dando um espaço de importância que não deveríamos ter dado. Além disso, temos que lembrar que um programa tão ruim como esse só existe porque existe uma audiência. Não é um programa que cria audiência, mas sim uma audiência que deseja um programa. Uma grande emissora nunca colocará um programa educacional no horário nobre, pois não existe demanda para essa oferta.

Cuidado!

Há mensagens do tipo: “temos que acabar com o BBB” ou “temos que acabar como o programa Mulheres Ricas”. Como assim? Vamos ser promotores da censura? Pelo amor de Deus, essa não deve ser a nossa bandeira. A bandeira do cristão é a pregação do Evangelho e não o desejo de criar uma “sociedade perfeita”. Todo autoritarismo começa como esse desejo de “sociedade ideal”. Leia a Bíblia, pois ela nunca nos vendeu essa idéia. A pregação do Evangelho é transformação do indivíduo que influencia uma sociedade, mas não a transformação de uma sociedade que influencia indivíduos.

E aí, vamos ignorar a porcaria da TV ou vamos alimentá-las pela militância?

11 comentários em “Os cristãos estão promovendo o BBB?

  1. Gutierres.
    Você tem toda razão. A crítica negativa é uma boa forma de propaganda.
    Eu passei a saber que algumas “personalidades” existiam no meio evangélico através da Blogosfera, pelo serviço de blogueiros que dizem ser militantes no campo da apologética. Criticaram negativamente e quis conhecer a tal “personalidade”. Um deles é o Marco Feliciano. Tal situação é complicada, pois nem todos que opinam são formadores de opinião. Então, prestam-se ao serviço de marketing gratuito.
    Não é apenas a Rede Globo que se serve muito bem disso. As revistas seculares também incitam essa situação, de tempos em tempos jogam uma “isca”. E temos um volume enorme de comentários em redes sociais, blogs, sites.
    Às vezes, a pauta é interessante ao blogueiro. Quando o blog é inserido na pauta da vez, tema que causa frisson, a inserção poderá servir de atrativo aos internautas. Acho que havendo cuidado, é possível aproveitar a maré e surfar na crista da onda.
    Faz algum tempo que eu tenho um critério. Se tiver interesse de manifestar o que penso, mas considero inconveniente fazer a promoção e desconfio que exista do outro lado algum tipo de interesse que haja anúncio, eu deixo passar o evento, ou programação, para publicar minha opinião.
    Abraço, na paz de Cristo.
    E.A.G.

    Curtir

  2. Gutierrez simplesmente genial o texto. Muitos blogueiros evangélicos se aproveitam do BBB para escrever textos e mais textos criticando o programa e, dessa forma, angariar visitantes vindos de sites de buscas. Um blog de um conhecido e renomado pastor dedica quase que 1 texto por semana para falar do tal programa. É a tal da propaganda negativa que gera ainda mais audiência ao próprio blog e também ao famigerado programa.

    Sempre acompanho seus textos, Deus abençoe!

    Andry Bastos

    Curtir

  3. apz, Gutierres,

    como repliquei em seu comentário no FB, a melhor maneira de combater o BBB não é a militância negativa [e agressiva] e tampouco a ignorância (ignorá-lo), embora a segunda seja melhor do q a primeira.

    qual seria, então?

    boicote seletivo: boicotar os produtos anunciados no BBB (shampoo, perfume, refri, etc.)

    pense nisso.

    abs,

    Wallace.

    Curtir

  4. Mais um texto repleto de arrogância e hipocrisia. O que esperar de um jornalista não é mesmo? Você deve ser uma boa pessoa, mas sua opinião não é absoluta (não estou dizendo que você disse que era)! Ora caro jovem, em parte você pode até ter razão, mas lembre-se que através do protesto de muitos irmãos alguns de fato deixarão de assistir este lixo global. Vá com calma amigo, você não precisa disso. Colocar todos os cristãos sérios que estão protestando contra isso no mesmo saco foi demais para uma pessoa tão inteligente como você.

    Menos meus irmão.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s