Identidade Evangélica · Infantilidade Evangélica · Sátiras

Irmã Zuleide e a “caricatura evangélica”

Por Gutierres Fernandes Siqueira

Alguém muito criativo criou uma personagem que faz sucesso na Internet. É a “Irmã Zuleide”. No Facebook mais de 445 mil pessoas curtem a página e no Twitter a “irmã” é seguida por mais de 222 mil twitteiros. A “Irmã Zuleide” é uma sátira dos evangélicos brasileiros. Ela é legalista, viciada em temas de sexualidade, vingativa, moralista e gosta de expressar sua espiritualidade com a expressão “tô orando por você…”. Além disso ela é a própria encarnação do “evangeliquês”.
A famosa “Irmã Zuleide”
Por que tanto sucesso na Internet? É simples. A caricatura funciona porque muitos evangélicos são a própria caricatura em carne e osso. Quando leio as frases da “Irmã Zuleide” não é difícil lembrar de muitos evangélicos que eu conheço. O sucesso advém do fato que o criador da personagem consegue sintetizar ironicamente a identidade do “evangélico médio”. 
Eu não lamento a sátira em si. Aliás, o humor nunca foi reverente e nem espero isso dos humoristas. Combater o humor não é a minha praia. Deixo essas manias autoritárias para outros… Chesterton dizia que não queria fazer parte de uma religião incapaz de rir de si mesma. Eu também não!
O que lamento são as sátiras vivas que pregam e cantam todos os domingos nos nossos cultos. Lamento a quantidade de “Irmãs Zuleides” que estão presas em clichês e não sabem o ABC do Evangelho. Lamento os inúmeros pastores que desprezam a principal missão pastoral: o ensino da Palavra! Ora, são pastores que preferem fazer do púlpito um verdadeiro circo com gritarias e manias teatrais. 
Oh, como lamento que a sátira de um humorista faça todo sentido, logo porque muitos evangélicos nada sabem da Cruz, mas encarnam os mesmos valores da “Irmã Zuleide”. Quantos no nosso meio são moralistas vazios, vingativos, sexualmente doentes e gostam de um evangeliquês recheado com uma espiritualidade água com açúcar?
É rir para não chorar!

18 comentários em “Irmã Zuleide e a “caricatura evangélica”

  1. …”O que lamento são as sátiras vivas que pregam e cantam todos os domingos nos nossos cultos.” Compartilho do seu lamento. É muito triste, as vezes a gente fica com raiva, outras a gente ri, mas é uma realidade. Apesar de menos caricatas, a gente convive com inúmeras irmãs Zuleide. Abs.

    Curtir

  2. Não conhecia o fake rsrs!

    Nossa, quantos perfis ela tem! E cada um com uma quantidade enorme de seguidores! Ri muito, confesso hehehe!!

    É incrível a facilidade que existe em atrair uma multidão de pessoas para coisas que não acrescentam nada. Difícil é fazer as pessoas pensarem.

    Abraços!

    Curtir

  3. Gutierres.

    Alguns dizem que esse tipo de coisa é arte. Para mim é o exercício de amar a mentira. E os tais praticantes, diz a Bíblia, não entrarão no céu.

    Nos idos de 2007/2008, começo de minhas postagens no Blogger, um determinado irmão assembleiano, que até hoje mantém seu blog, criou uma fantasia parecida. Criou um segundo blog especificamente para o tal personagem e manifestava suas opiniões “corajosas” usando esse personagem.

    Por conhecer a pessoa mais intimamente, conhecer bem os nuances da escrita dessa pessoa, percebi a situação sem muita dificuldade. E fiz ele perceber que eu sabia… Comecei a brincar com ele na Internet, em meu blog e na página de comentários do personagem dele, dando indiretas quase que diariamente.

    cerca de 10 meses o irmão “criativo” parou de usar a “criatividade”, desativou o blog sem explicações. Talvez, deu-se conta que é possível detectar a origem de postagens pelo IP, e que o personagem era uma máscara transparente.

    Abraço.

    E.A.G.
    http://belverede.blogspot.com.br

    Curtir

  4. A Paz do Senhor! Meu irmão, desculpe falar de um assunto que não tem nada a ver com esse texto, mas é porque dificilmente alguém aborda sobre ele: O USO DE CELULAR DURANTE O CULTO E PIOR, NA HORA DA ORAÇÃO. Por favor, me desculpe mesmo! Sei que que isso não tem nada a haver com a”irmã Zuleide”. Ontem meu amigo, uma irmã entrou no templo(Assembléia de Deus) e foi se ajoelhar pra orar quando o CELULAR tocou no silencioso. Ela aproveitou o “embalo” e ficou de joelhos “ORANDO”, ou melhor, “COM CELULAR NO OUVIDO”!!!!Mas não é a primeira vez que vi essa CENA, porém está se tornando comum: O USO DE CELULAR NA HORA DO CULTO E NA ORAÇÃO. Estou perplexo com essas atitudes. Se você pudesse postar algo desse tipo será importante.obg!

    Curtir

  5. Gutierres.

    Pois é, eu entendi o que você quis mostrar. Comentei o outro lado da situação, que é o da pessoa que cria a personagem, usando a fantasia para debochar da realidade.

    Esse tipo d situação lembra o Salmo 1, a rodinha de escárnio, do deboche e das ironias. Situação bem diferente do mandamento de amar o outro como a nós mesmos.

    Abraço, na paz de Cristo.

    Curtir

  6. Prezado Gutierres
    Acho interessante como você fala tanto usando poucas palavras… Isso é dom de Deus.
    Quanto à Irmã Zuleide, de fato temos tantos tipos caricatos em nossa igrejas que, perto deles, a “irmã” é fichinha, apenas uma amadora. O problema é que os caricatos não são humoristas. Pelo contrário: exigem que os levemos a sério. Uma lástima…
    Deus continue te abençoando.

    Curtir

  7. Caro irmão, li e gostei bastante do que escreveste, também lamento o que tenho por vezes visto e ouvido em nossas igrejas. A adesão aos modismos e personagens caricatos é tamanha que às vezes penso que sou a única que discorda. Estou por estes dias (07/12) com uma mensagem entalada em minha garganta. Culto de santa ceia e tive que ouvir um pastor que nos visitava, porém do nosso ministério, pregar com base em Is.1.30 e berrar a plenos pulmões e seguidas vezes que ele estava com a unção do carvalho e incentivava a igreja a buscar a tal unção. E pasme, a igreja “pegou fogo” com tal palavra. Que Deus nos guarde.
    Graça e paz, sua irmã em Cristo, Adeilde Andrade.

    Curtir

  8. Infelizmente, por causa de alguns, todos levam a má fama e os que veem de fora repelem a igreja por isso.
    E o pior, não só os que nunca frequentaram uma igreja, os que se afastaram acabam por cultivar uma descrença total e veemente em qualquer igreja ou em seus membros.
    Já passei por sofrimentos na igreja e concordo com muitas dessas críticas, mas aprendi que a humanidade sempre vai te machucar, dentro ou fora da igreja, agora claro que vindo de uma pessoa que se diz ser “santa” é mais decepcionante.
    Daí a visão de que fazer parte de uma igreja não vale a pena.
    Bom…
    Não existem pessoas perfeitas e enquanto estivermos nessa vida, não veremos ninguém perfeito além de Jesus. #Fato
    Acredito piamente que a igreja são as pessoas e não um templo.
    Você pode encontrar com Deus em qualquer lugar, esse não é o único objetivo das pessoas se reunirem numa igreja.
    Por muitos pensarem assim e não buscarem a Deus em todo lugar que as coisas estão desse jeito.
    Na verdade, igreja é onde pessoas se ajuntam pra estimular o amor e as boas obras umas às outras até a vinda de Cristo.
    É um lugar de edificação mútua onde se recebe suporte pra aprender mais de Deus e praticar o que aprendeu.
    Sei que o joio está crescendo junto com o trigo, mas é só porque eles são parecidos e o trigo precisa crescer até a colheita quando o joio será finalmente arrancado e queimado. Esperar até lá é difícil, mas necessário.
    Só tenho uma certeza, quem me chamou pra ser noiva não foi um homem, mas o Cordeiro de Deus e eu aceito. Vou suportar tudo isso porque Ele vale muito a pena. Mais do que qualquer coisa.

    Curtir

  9. tenho certeza que o mundo esta indo para um abismo de onde nao tem volta ,nao tem retorno!esse tipo de brincadeira com religioes e sobre DEUS esta alem da moral da educacao,temos que parar de seguir esse tipo de pessoa,porque isso e ofensivo aos olhos de DEUS que morreu por nos na cruz ,isso e uma infamia contra as religioes ,nao importa de qual religiao vc e o que importa e o que vc busca nelas(paz,amor,respeito e paz espiritual.vamos comecar a crias blogs,faceboock,twitter de coisas qu7e realmente pode contribuir para um bem como combater a pedofilia,homofobia,buling ,estrupo isso que devemos mostrar para o mundo que esta crescendo e ninguem faz nada pra mudar porque sempre estamos ocupados fazendo coisas que nao tera retorno nenhum!

    Curtir

  10. O que eu mais lamento nesse comentário desse cara, é que ele acredita que evangélicos que nadam sabem da cruz parecem com a irmã legalista Zuleide, ele então que se diz conhecedor do evangelho da cruz, deve estar em que nível espiritual, e quanto deve ter cortado os pedaços dessa cruz pra achar graça num humor depreciativo da figura da mulher cristã? Esse evangelho ao qual ele pensa ter é muito espumoso e ralo! O problema dos crentes de hoje é que querem fazer comédia e piadas com a bíblia, com a igreja e com o próprio cristo, obviamente por ter plateia e apoio da maioria incauta dos cristãos que lotam os números do censo brasileiro!!!!

    Curtir

  11. Não podemos esquecer que Jesus derramou completa e universalmente o seu sangue por todos, mas quando questionado, Ele sempre destacou que veio pelos piores indivíduos da face da Terra. As verdadeiras “Irmãs Zuleicas” são aqueles que fazem parte da Igreja, Noiva de Cristo cheia de manchas e rugas, que conforme se diz em Efésios 5:25b a 27: “(…) amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.”
    Jesus, O noivo, deve estar triste com tais coisas e principalmente com aqueles que reforçam tal atitude de intolerância. É tão simples usar o recurso no Facebook e Twitter para denunciar a ação convarde de quem esconde sua verdadeira identidade para lançar-se contra os que ainda que com falhas já renderam suas vidas ao Rei dos Reis, Jesus.

    Curtir

  12. Quando eu vi o duplo sentido na fraze da Irmã Zuleide : “Jesus me penetrou…” deixei de ver isso como humor. Isso é blasfêmia! E por ter botado essa frase como a principal na descrição de um dos seus perfis vi que sabem exatamente o que estão fazendo. Não sou pentecostal e desaprovo muitas maluquices que fazem no meio evagélico hoje mas ter isso é ridículo, é um escárnio em que muitoa evangélicos inocentemente estão participando achando que é uma brincadeira inocente.

    Curtir

  13. Quando eu vi o duplo sentido na fraze da Irmã Zuleide : “Jesus me penetrou…” deixei de ver isso como humor. Isso é blasfêmia! E por ter botado essa frase como a principal na descrição de um dos seus perfis vi que sabem exatamente o que estão fazendo. Não sou pentecostal e desaprovo muitas maluquices que fazem no meio evagélico hoje mas ter isso é ridículo, é um escárnio em que muitoa evangélicos inocentemente estão participando achando que é uma brincadeira inocente.

    Curtir

  14. Eu gostei muito do que lí sobre este personagem.Mas gostaria de dizer que “curto” ela no face para poder ver o que acontece.As vezes fico irritada co tanta ignorância deste fake,fala coisas sobre os evangélicos que não tem nada haver com a realidade e fora que ela inda se promove sobre ser dj em boates no recife.Por aí dar para ver que de “irmã” não tem nada. E fico mais triste ainda por saber que temos inúmeras “irmãs zuleides” no nosso meio.Gostei do blog,primeira vez que entro. a paz…

    Curtir

  15. Acredito que “irmã Zuleide” é uma personagem criada por alguém que convive de perto com as caricaturas reais. O triste é saber que pessoas como ela existem, SIM, na realidade!

    Luciene Mascarenhas

    Curtir

  16. Apesar de apelativo e irreal (por muitas vezes os comentarios são preconceituosos e dão conotação do que hoje chamam de Bullingy), a tal “Irmã Zuleide” lembra – mesmo que de forma indireta ao “povo” encrustado em redes sociais – da presença de Deus. Seus comentários (por pior que sejam), sempre citam Deus como fonte de salvação e livramento para tudo aquilo que não é bom!A todo momento nos faz refletir (pra quem consegue pegar a msg) a nossa necessidade em orar para alcançar os inúmeros livramentos.
    Eu a acho engraçada e crítica mas, quantos de nos não nos portamos desta forma?!? Seja na igreja, seja no trabalho etc. Na boa?!? Se ela fosse um pouco comedida aposto que triplicariam o nº de seguidores.. Afinal de contas, mesmo que em sátiras é bom perceber que alguem ainda tem tempo pra falar de Deus (mesmo que a forma não seja correta). Minha oração é pra que Deus se revele no coração desta pessoa pois, ela tem tantos seguidores, ela vai falar com autoridade em Cristo Jesus! Amém?!?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s