neopentecostalismo · Silas Malafaia

O Silas Malafaia do passado!

Lembram?


Por Gutierres Siqueira

Caros,

Quando escrevi o texto “Carta aberta para Silas Malafaia” (leia o texto aqui) eu lembrava, em parte, de uma entrevista que o referido pastor deu para a Revista Eclésia. Não lembro exatamente o ano, mas faz algum tempinho. Quando li essa entrevista ainda estava no começo da minha fé, mas me ajudou a repudiar, por exemplo, o movimento apostólico moderno. Infelizmente, aquela voz apologética virou água.

Veja, nessa entrevista, o que o Silas Malafaia pensava sobre diversos assuntos, enquanto hoje reproduz o que há de pior na Igreja Evangélica norte-americana e brasileira:





Neopentecostalismo

O movimento neopentecostal, buscando identidade e afirmação, começou a buscar uma série de medidas de experimentação. O problema é que veio junto uma série de modismos de pataquada.

G12

Só faço uma pergunta: cadê o G12? Cadê a revolução que iriam fazer? Disseram que eu era profeta do diabo, me amaldiçoaram, rogaram praga, pintaram o caneco, cadê? Acabou o modismo. Só serviu para dividir e derrubar igrejas. Olha, eu recebi mais de 50 mil faxes e e-mails falando dos estragos do G12. O que mais teve foi crente perturbado, crente decepcionado porque descobriu que o Evangelho não é mágica. Talvez tenha sido uma das maiores perturbações que a Igreja Brasileira enfrentou na sua história.

Movimento Apostólico

Que unção de apóstolo? Tá, vamos lá. Primeiro, teria que ter visto Jesus. Mas vamos quebrar o galho, vamos deixar este aspecto de lado. Apóstolo é aquele que vem para a base, é o desbravador, o que estabelece a base da Igreja. E esses apóstolos que temos ai? Qual é a deles? É tudo pescador de aquário dos outros. Estão com a Igreja cheia de membros das Igrejas dos outros e ficam pregando em grandes centros. E tem outra coisa: se são apóstolos têm que entregar a direção de suas igrejas. O verdadeiro apóstolo é o que rompe, estabelece a igreja e vai embora. Ah, para com essa brincadeira. É uma insensatez, um modismo barato. Apóstolo no Brasil, é uma função hierárquica. O camarada era pastor, se intitulou bispo, depois tem que ter um titulo maior. Só falta querer ser vice-Deus, do jeito que vai.

Teologia da Prosperidade

A teologia da prosperidade, copiada do modelo americano é outro besteirol puro. Aquele modelo de super-homens espirituais que conquistam tudo, que oram e Deus abre as portas, que não podem ficar doentes, que não podem ser pobres. Esse modelo não é bíblico. Quero ver implantarem esse troço na Somália. Prosperidade a luz da Bíblia, é um conjunto de elementos. É repartir, é viver feliz e alegre com o que se tem. Não é apenas a questão financeira, como andam dizendo por ai

Quanta mudança (ou era tudo um teatro?)! Leia a entrevista completa aqui.

10 comentários em “O Silas Malafaia do passado!

  1. É impossível ler sem pensar na voz dele dizendo isso, rsrs.
    Se era tudo teatro não sabemos, Deus o sabe, mas em minha visão acredito que ele era sim bíblico e poderia ter grande influência nas AD´s, porém devido algum tipo de contato com pessoas “heréticas” fez com que ele mudasse de pensamento e tomasse o rumo errado.
    Na verdade, parece que foi feito uma “lavagem cerebral”, digo isso com todo respeito. Não é muito fácil ver pessoas repudiar determinadas coisas e depois afundar nas mesmas.

    Torço para que ele volte a ser aquele antigo Malafaia no qual era um “orgulho” dos assembleianos.

    Curtir

  2. Realmente o silas mudou muito, lembro-me que no começo da minha fé assistia aos programas dele e se sentia edificado, porém aos poucos as coisas começaram a mudar. Hoje já não enxergo o mesmo fervor na defesa do evangelho nos seus programas, embora ele se posicione em algumas questões como: Homossexualismo,aborto e outras assuntos, fica cada vez mais patente o seu envolvimento com a teologia da prosperidade. Esperamos que o mesmo faça uma reflexão e volte ao princípio!

    Curtir

  3. O Silas do passado ? Meu caro vc está por fora, se conhecesse o Silas, saberia que ele não mudou nada concernente ao que está escrito na entrevista concedida a revista Eclésia, mostre-me um só ponto em que ele mudou de opinião !!!

    Curtir

  4. É triste chegarmos a esta conclusão.

    Temo por tantos que já apresentam snais de desvio da palavra e estão como que, consumidos pelo extase “espiritual carnal”.

    Apenas os muitos que, não são tão conhecidos, possuem a possibilidade de se reencontrarem, bem antes, que, não sejam conhecidos da turba enfurecida pelas heresias.

    Existe um grupo que não se cala, não sente temor dos homens e, muito menos, se calará diante dos arrogantes, insípidos e filósofos da prosperidade.

    Vigiar e orar deve ser o tema principal de qualquer pregação moderna.

    O menor.

    Curtir

  5. Parafraseando o próprio Pastor Silas: o que se mais tem hoje é crente perturbado, crente decepcionado com Silas Malafaia que está dividindo e envergonhado a Igreja de Cristo, que vende o Evangelho da mágica, que não quis ir para a Somália implantar esse troço de teologia da prosperidade, mas faz aqui mesmo, bem pertinho; ele realmente não é apóstolo, mas posa de vice-Deus.

    Curtir

  6. Caro Wesley,

    Cara, em que mundo você vive? Não é porque o Malafaia afirme que não mudou que essa mudança não exista. Basta assistir as pregações dos últimos anos… Lembra quando ele chamou de idiotas os cristãos que não ofertam pensando na prosperidade supostamente dada por Deus?

    Curtir

  7. Wesley, em todos os pontos citados nesta postagem o Silas mudou seu discurso. Ele pregava contra a teologia da prosperidade, hoje é adepto. Ele pregava contra o G12, hoje apóia seus líderes, o mesmo vale para o apostolado. Acho que você que esta por fora mesmo, desculpe a sinceridade.

    Curtir

  8. Mudou sim, como mudaram tantos outros como Caio Fabio, Cerullo, etc. Creio que o homem que fala de Deus tem que se policiar pra ser simplesmente homem de Deus, porque quando êle muda o foco, todos (que são de Deus) percebem e aí acontece igual àquele que vivia lá, com Deus, quis ser Deus e…

    Gerson Macedo

    Curtir

  9. Alguém aqui já ofertou alguma quantia no ministério do Pr Silas? Por acaso, conhecem de perto o trabalho social que ele desenvolve através da Associação Vitória em Cristo, os congressos de capacitação, uma escola ministerial uma vez por ano pra mais de 4000 pessoas ? Será que os críticos de plantão sabem que o maior investimento que Pr Silas faz é em pessoas ? Capacitação, direcionamento, mentoriação e eu não estou falando daquela sandice que a Veja SP publicou esta semana, estou falando de algo sério que eu mesmo pude experimentar e viver, tantas mensagens pregadas por ele que me despertou uma necessidade de ter uma vida que agrade a Cristo em toda minha maneira de viver, que me deu um direcionamento espiritual e ai vem uns caras aqui compará-lo com Caído Fábio ?

    Ou dizer que ele apoia líderes do G12. Aonde ? Quando ? Alguém tira uma foto e agora ele apoia lideres do G12 ?

    Estão equivocados…

    O pastor Silas sempre foi contra a teologia da prosperidade e continua sendo, a menos que pedir oferta seja um importante passo para se tornar um adepto desse movimento, ou os senhores não tiram oferta na igreja de vocês ?

    Ao contrário do que vocês dizem, o pastor Silas nunca afirmou que seus colaboradores vão ficar rico, ou que se não ficarem é por que estão em pecado ou por que não teen fé. Na minha humilde opinião essa é a principal característica da Teol. da Prosperidade, logicamente não concordo com esse evangelho antropocêntrico, e afirmo categoricamente que o Pr Silas não prega isso.

    E a bíblia ? Não fala de prosperidade ? parafraseando o próprio Silas ” não apenas de prosperidade financeira, mas também emocional, física, espiritual e etc… Logicamente respeitando a soberania divina, mas o Silas jamis ultrapassou esse limite, ou meu caro Gutierres tem um vídeo pra me mostrar onde ele diz ” eu determino ou eu o abençoo” É claro que você não tem.

    Como eu escrevi um pouco atrás, oferta não é e nunca será o problema, o que incomoda mesmo é o volume e o que ele realiza.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s