Música

Damares, por favor, pare de cantar heresias!

Os fariseus iriam “curtir” bastante essa canção Alto Preço!

Por Gutierres Fernandes Siqueira


Dificilmente a cantora Damares lerá este texto, mas ainda assim eu faço um apelo: – Damares, por favor, pare de cantar heresias! 

Para quem não a conhece, essa cantora paranaense faz um tremendo sucesso nas igrejas pentecostais e é famosa pela vingativa, antibíblica e mal escrita canção “Sabor de Mel”. Ou seria de fel? Damares faz parte de uma classificação que reúne o pior da música evangélica brasileira- a chamada “música gospel pentecostal”. Esse gênero é sinônimo de letras mal escritas, triunfalismo, cantoria de vingança, corinhos de “fogo” e ausência completa de referências à cruz de Cristo. Nasceu em meados da década de 1970 e abraçou com entusiasmo uma versão light da Teologia da Prosperidade. E é em si cheia de ressentimentos e autoconfiança.  

Mas por que este apelo? Recentemente essa cantora gravou uma música com o título “Alto Preço”[1]. E essa canção é uma das maiores aberrações doutrinárias já produzida nas últimas décadas. A teologia desse “hino” ensina uma salvação baseada em obras e na meritocracia humana. A composição não é dela, mas a interpretação e divulgação é. 

Veja a trágica letra:

Eu tô pagando, eu tô pagando
O preço pra morar no céu eu to pagando
Eu vou lutando, eu vou chorando
Cada detalhe o Senhor está somando
Eu tô pagando, eu tô pagando
O preço pra morar no céu eu tô pagando
Eu vou lutando, eu vou chorando
A santidade tem um preço, eu tô pagando
Tô pagando, tô pagando
Um alto preço
Um alto preço

Sim, nesse “hino” Deus soma os nossos méritos e nós “pagamos o preço para morar no céu”. Acho que o apóstolo Paulo teria um infarto caso ouvisse uma música como essa cantada em uma igreja cristã. A música despreza uma das verdades cristãs mais óbvias para um leitor atento da Bíblia: é Jesus quem paga o alto preço. Somente Ele! Se confiarmos em nós mesmos como pagantes desse preço o nosso destino é apenas da danação eterna. Essa música é a expressão de uma das maiores heresias que um cristão pode expressar. É o desprezo da cruz de Cristo. “Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens”. [1 Coríntios 7.23].


Nota:

[1] Mas, por favor, não confunda com a ótima canção do Asaph Borba que possui o mesmo título.

__________________
PS: Alguns reclamaram que a análise ficou a cabo somente do refrão, mas a música completa em nada muda essa abordagem crítica. Pelo contrário, somente reforça. No primeiro refrão é dito que o sangue de Jesus justifica e que Ele pagou o preço. Porém, logo em seguida, vem a ideia de “complementar a obra de Cristo”. Assim, Jesus pagou o preço, mas eu também preciso pagá-lo. Ou seja, a obra do Senhor é insuficiente. A composição de Anderson Freire é puro pelagianismo.

77 comentários em “Damares, por favor, pare de cantar heresias!

  1. Eu acho meio ridículo essas pessoas que estudam tanto teologia que ficam meio piradinhas.. um ALTO PREÇO que ela está falando são as lutas, renuncias, perseguições que passamos aqui na terra para seguirmos o nosso Deus.. costumo dizer que quem ñ enfrenta nenhuma perseguição ou prova, não está bem com Deus, pq quando estamos servindo ao Senhor, o inimigo fica tão furioso e tentando colocar empecilhos em nossa frente para vê se caímos… mas claro, com a permissão de Deus.. assim como foi com Jó, Jó enfrentou uma luta, pagou um alto preço e não abandonou a Cristo, devemos ser assim como ele. Para de julgar as pessoas pelo que aparentam, pelas mudanças visuais, NÃO, NÃO … eu queria que voce passasse pelo que eu passei.. um dia quando estava na rua, vi um carinha de alargador na orelha, skatista sabe, dqles largadão mesmo, doido.. e nunca dava créditos pra ele, mas um dia, como sempre, Deus nos surpreende, ele estava do lado de um amigo, e esse amigo caiu tonto no passeio, e ele levantou o cara e disse: ei, Jesus te ama, vamos pra igreja hoje… por que não poderia ser eu, por que? e hoje eu te pergunto, pq não pode ser você aquela pessoa que prega a verdade e que ama as pessoas incondicionalmente; eu preocupava tanto com a aparencia, que eu não percebi que aparencia não é nada perto de um coração integro, voltado ao Senhor.. então me deparei com a minha imagem, e deu vontade de ” rasgar as minhas vestes ” de vergonha, e ficar escondida .. sinta-se assim, muda enquanto há tempo, para de olhar as pessoas e a julga-la.. será que voce nao pode usar um site desse como instrumento para a obra do Senhor? Ganharia mt mais vidas do que falar dos pentecostais, falar de quem é ungido de Deus.. Dê ouvidos ao que eu estou falando. Deus te ama, graça e Paz!

    Curtir

  2. Eu acho incrível como as pessoas tem a facilidade de falar do proximo né? Como as pessoas tem facilidade em aprender TEOLOGIA e não tem facilidade em abrir a bíblia e pedir Deus sabedoria ao lê-la.. não que eu vá contra teologia, pelo contrario, é de grande enriquecimento.. mas pare de pensar que você é o bambambam e que pode falar tudo o quiser, na hora que quiser.. Deus falou claramente que ” no mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo “, e o porque de não transformar a palavra aflições em alto preço? Claro que sim, podemos dizer que passamos por momentos que pensamos em desistir, mas não desistimos porque Deus nos sustenta, tem misericórdia de nossas vidas, é a CRUZ que nós levamos! Não podemos tocar no ungido do Senhor, toma cuidado … Ela foi colocada por Deus lá, e tem salvado muuuuitas vidas através dos louvores, enquanto você, fica só julgando né.. julgam as aparências, pq por dentro, no coração, não vê nada… acho incrível outra coisa, falar dos pentecostais? e ai, eu sou pentecostal, e que que tem? Pentecostal que serve a Deus e que tá te dando uma lição de moral agora, pra vê se você aprende que não deve julgar ngm, que não deve brincar com as coisas de Deus, e pra vê se você aprende a ser igual ela, pq ela usa o sucesso para falar de Deus, enquanto você sobe de audiência no seu site as custas de falar mal dos outros. ” Não julgue para não ser julgado … do mesmo modo que julgou, serás julgado.” Graça e paz amado, abraço!

    Curtir

  3. A paz do Senhor Jesus Cristo a todos. Marina modesto ele como teólogo deve conhecer o versículo em;
    1 coríntios 2.14 diz; O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus,porque lhe parecem loucura; e não pode entendê las,porque elas se discernem espiritualmente.

    Curtir

  4. Prezados Irmãos
    Comprei este Cd da Damares e quando escutei esta musica dizendo “Eu to pagando, eu to pagando
    O preço pra morar no céu eu to pagando”, quebrei o cd e joguei fora, porque realmente achei totalmente fora da palavra de Deus e a mensagem de Cristo e da bíblia. Acho que temos que analisar o que estamos ouvindo e cantando! Porque algumas vezes estamos ofendendo a Deus, a Cristo e ao Espirito Santo.
    Yolanda Abreu

    Curtir

  5. Bom… eu só tenho a dizer que você é um mal amado, que não tem o que fazer.
    Perder o seu tempo apontando o dedo em um erro tão simples?
    Pq você não julga ao Padre Quevedo??????
    Deixa de ser infeliz e vai viver a vida

    Curtir

  6. Entendo essa música como um apelo à santidade. Realmente, Jesus fez a obra completa, mas nós que nos “sacrificar”: deixar o velho homem com suas práticas pecaminosas nem sempre é fácil, mas devemos nos esforçar, pois “sem santidade ninguém verá ao Senhor”.

    Curtir

  7. Nobres irmãos, achei engraçado alguns comentários que “suportei” ler. Uns acreditam que denunciar a heresia é ser conivente com a libertinagem. Ou que seja sinônimo, porém estes mesmos NÃO FALAM que: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
    O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
    Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
    O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
    Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
    Lucas 18:10-14

    Enfim, quando CANTAMOS à Deus que NÓS estamos pagando o preço, mesmo que metaforicamente, e TAMBÉM foi citado erroneamente nem dos posts o “tereis no mundo aflições”(João 16:33) pois são assuntos diferentes.

    Quando estamos nos justificando pelas aflições que estamos passando ou pela negação do mundo, logo diminuímos a glória do Mestre. SIM! Fariseus!
    A intenção pode até ter sido boa, mas o RESULTADO FINAL não foi (o da música). Basta que paremos de tentar racionalizar o resultado, que obviamente é uma heresia!
    Por maior que seja a aflição NÃO PAGAMOS NADA! Senão o nome não seria: GRAÇA e DOM DE DEUS!

    Quanto aos calvinistas arredios que postam e não respondem: os irmãos (se permitem chamá-los assim); estão sendo equivocados pois as denúncias são feitas em local arminiano como poderia então pela vossa lógica ser assim, a heresia é fruto do Arminianismo, isso redundaria numa outra premissa:
    Não existe heresia oriunda em meio calvinista ou hereges oriundos de denominações Calvinistas? Não? Problemas teológicos abordados de maneira simplista em meio calvinista?
    Na verdade meus caros, acredito que tenha sido “afobamento”, precipitação de vossa parte. Estão perdoados, mas não tornem a proceder injustamente dessa forma, aceitem esta reprimenda, pois a fé pode ser cega em ambos os lados e a precipitação é um dos indicadores.

    Houve quem alegou a unção das cantoras pelo serviço de evangelismo que faz…
    A parábola da edificação em areia é cabível aqui. Adianta falar errado (quando se pode falar o correto) para que futuramente a pessoa aprenda que a música que a converteu estava FORA DA ESCRITURA? Ou se essa pessoa em vez de se tornar um cristão, se tornar um FARISEU? UM IMEDIATISTA? UM DESSES QUE DETERMINA E PROFETIZA A BENÇÃO (MATERIAL)?

    ISSO É EVANGELISMO?

    Graça e Paz, da parte de Deus e de NOsso Senhor Jesus Cristo!

    Curtir

  8. Nobres irmãos fico estarrecido com a ideia de fixa de alguns irmãos aqui de que a santificação que é um PROCESSO que vem através da fé que me é DADA POR DEUS, seja um preço pelagianismo?

    Não vi NINGUÉM citar, infelizmente: Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. Mateus 10:24

    Ou seja associar AFLIÇÃO pura e simplesmente com santificação, não tem NADA A VER! Pois a santificação DEVE EXISTIR (O PROCESSO) EM TODO O TEMPO!!!!

    Outra questão que me entristeceu muito: o OBSCURANTISMO (vontade de não estudar/aprender) de alguns, ou melhor dizendo vontade de ignorar o problema usando a máxima: SE A PESSOA ESTÁ ERRADA OREMOS. SE É HERESIA OREMOS, NÃO JULGUEMOS!

    Perdoem a caixa alta, mas assim me sinto!

    O que estes irmãos fazem é OMISSÃO! Vejam:

    Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16

    Assim sendo POSSO usar a Escritura para CORRIGIR? Ou devo conforme os irmãos falaram, ficar quieto e orar, mesmo SABENDO que está errado?

    Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
    Atos 17:11

    Posso/DEVO comparar oque é pregado/cantado com as Escrituras?

    Nobres irmãos, NINGUÉM em sã consciência está a julgar o DESTINO FINAL da cantora! Condenando ela ao INFERNO!
    O que PODEMOS E DEVEMOS julgar é sua pregação musical ATRAVÉS DA BÍBLIA, pois a mesma bíblia nos autoriza a isso!

    Imagino que tais irmãos se estivessem no tempo de Jeremias, o mandariam ORAR E FICAR CALADO quando ele fosse pregar contra os profetas e sacerdotes maus do meio de seu próprio povo!

    Imagino esse pessoal falando: Jeremias não critique, a intenção deles é boa! Fica na tua!

    Há uma citação sobre Davi oferecer sacrifício por um preço…

    Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, Hebreus 10:12

    PERFEITO e ÚNICO!

    E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:2

    Por favor NÃO DIMINUAM CRISTO por causa de uma música ou em defesa de quem quer que seja…

    Saudações com a GRAÇA E A PAZ INEXPRIMÍVEL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

    Curtir

  9. Bom fiquei muito triste com a letra da música, pois de fato foi muito mal elaborada não existe esforço que façamos que nós leve a Salvação, somente através da morte de e ressurreição de Cristo isso é possível. Pois se vivermos pela lei em algum momento iremos tropeçar seja nós nossos atos ou em nosso coração. Pois uma simples impaciência já gera um pecado, por isso vivemos pela graça de Cristo.Mas também devemos nos lembrar de Romanos 8-36,37:
    ” Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
    Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
    Romanos 8:36,37″
    Entendo então que por amor a Cristo, devemos sim renunciar a este mundo, quando digo renunciar, estou dizendo as praticas ilícitas,e as que mesmo sendo licitas não convém para a igreja de Cristo.E lembrarmos sempre do único, perfeito e eterno sacrifício que é o de Jesus.

    Curtir

  10. Primeiro Damares é. Ungida e escolhida por Deus, doa quem doe. Mas nao é. O preco da salvacao nao, pq a salvacao jesus cristo pagou por nois na cruz do calvario.mas e p preco da obdiencia que sao poucos que obdecer neh

    Curtir

  11. SÓ TENHO NUMA COISA A DIZER ANTES DE QUALQUER Q SEJA NOSSAS CRITICAS EM QUALQUER QUE SEJA AS SITUAÇÕES DEVERÍAMOS LER A BÍBLIA POIS LA SIM EXISTEM TEXTO CLAROS E UM DELES DIZ “NÃO JUGUEM PARA Q NÃO SEREI JULGADOS” ENTÃO SE NÃO TENHO CAPACIDADE PARA FAZER IGUAL OU MELHOR AO MEU AMIGO OU QUEM QUER SEJA ENFIE MINHA VIOLA NO SACO VIRO PRO CANTO E VOU DORMIR POIS NO DIA DO JULGAMENTO DO ÚNICO Q PODE E DEVERA SER FEITO ISSO EU COM CERTEZA QUERO ESTAR LA(ERDANDO O REINO DOS CÉUS) A PAZ SEJA CONOSCO

    Curtir

  12. Julgamento é um ato de sentença, quando eu olho uma pessoa que esta fazendo algo, diferente do que é o certo, e o condeno. Acreditando que ele não possa mudar, que não há salvação, para ele. Eu estou julgando. Dessa forma posso criar um grande problema para mim, pois estou indo contra a autoridade de DEUS, a quem pertence todo julgamento.
    Agora também não posso perder a capacidade de avaliar o certo e o errado, pois dessa forma estaria abrindo mão dos meus ideais, e em pouco tempo faria aquilo que para mim é errado, me tornando assim cúmplice, conivente, com atitudes que muitas das vezes são licitas porem não convém para os que querem ser chamados filhos de DEUS.

    1 João 2:4-6
    Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
    Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
    Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.

    Curtir

  13. o amado irmão administrador desse blog deveria usa-lo mais para exaltar e proclamar o nome do senhor Jesus e parar de criticar por toda a palavra que sair da nossa boca nós iremos dar conta então fale menos e ouve mais, paz qaueridos.

    Curtir

  14. Garcia Jimy

    Paz irmãos,
    Se Jesus tinha dito tende bom animo,eu venci o mundo.
    não há vitoria sem combate , se jesus combateu e ja venceu
    por que Paulo deveria combater mais? ao escrever uma carta a Timóteo disse
    combati o bom combate 2 Tim 4:7

    Curtir

  15. Boa noite ….acho muito bom quando alguém quer mostrar que entende da.biblia e de tudo o que Jesus nos ensinou….porém não concordo ,qualquer leigo que ler e ouvir essa música dessa cantora que é cheia do Espírito Santo de DEUS que alcança muitas vidas com seus louvores enfim…que faz mais do que você que está aqui perdendo tempo a criticando e deveria usar se conhecimento para evangelizar as pessoas ….
    Então quando ela canta
    Eu tô pagando um preço pra morar no céu pois no final ela fala que a santidade tem um preço é todos nós estamos pagando…..
    Então vai aí meu humilde parecer sobre isso ….todos nós pagamos preço da Renúncia pra morar no céu. ..ou não? A santidade não tem um preço? Ou você vai subir simplesmente do jeito que estiver …não meu querido nos pagamos um preço sim para estar em santidade para subir ao céu. ..não preço de sacrifício como você está querendo colocar mais preço de renunciar ao pecado dizer não ao mundo ….e esse é um preço muito alto pois a carne não quer isso….por isso acho que deveria rever interpretar….a paz

    Curtir

  16. Boa noite ….acho muito bom quando alguém quer mostrar que entende da.biblia e de tudo o que Jesus nos ensinou….porém não concordo ,qualquer leigo que ler e ouvir essa música dessa cantora que é cheia do Espírito Santo de DEUS que alcança muitas vidas com seus louvores enfim…que faz mais do que você que está aqui perdendo tempo a criticando e deveria usar se conhecimento para evangelizar as pessoas ….
    Então quando ela canta
    Eu tô pagando um preço pra morar no céu pois no final ela fala que a santidade tem um preço é todos nós estamos pagando…..
    Então vai aí meu humilde parecer sobre isso ….todos nós pagamos preço da Renúncia pra morar no céu. ..ou não? A santidade não tem um preço? Ou você vai subir simplesmente do jeito que estiver …não meu querido nos pagamos um preço sim para estar em santidade para subir ao céu. ..não preço de sacrifício como você está querendo colocar mais preço de renunciar ao pecado dizer não ao mundo ….e esse é um preço muito alto pois a carne não quer isso….por isso acho que deveria rever interpretar….a paz

    Curtir

  17. Graça e paz, difícil julgar dessa forma, depende do ponto de vista de cada um , toda prova é amarga mas quando é concedido vitória o sabor é doce , acredito que Jô passou por provas amargas mas no fim teve sabor de mel como diz a canção o agir de Deus é lindo na vida de quem e fiel , o mesmo Deus que exalta é o mesmo que abate, precisamos de mais ajudadores e menos acusadores, precisamos amar mais e julgar menos , o mundo vai mal o amor é pouco e a hipocrisia tomou de conta…tem tantas mãos atadas dentro do evangelho precisamos ser mais ajudadores ☺

    Curtir

  18. Cláudio pimenta quem é você? Tu não sabe nem escrever quanto mais dar uma de juiz, sendo que o único juiz e Deus nosso Senhor, vão ler a bíblia e orar por essa cantora que cantando heresias como dizem vcs tem tirado vidas das travas e o quê vcs tem feito pelas pelas almas que estão perecendo.
    Não se esqueça não julgue para não ser julgado com a mesma medida que você julgar será julgado. A paz do Senhor

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s