Liturgia

Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus!

Por Gutierres Fernandes Siqueira


SAGRADO. Que inspira ou deve inspirar respeito religioso ou profunda veneração. Do latim sacrātus,a,um, part.pas. de sacrāre ‘consagrar, sagrar, dar caráter sagrado a; votar, dedicar’. [Dicionário Houaiss]


Hoje estudamos sobre liturgia na Escola Dominical. E, nesse aspecto, um grande problema no nosso meio pentecostal é a perda do senso do sagrado. Recentemente assistia a pregação de um dos mais respeitados mestres da Palavra em um enorme templo das Assembleias de Deus. O ambiente lembrava uma rodoviária. Era gente caminhando em todas as direções enquanto o pastor ministrava a Palavra.


Esse é um dos sintomas dessa falta de respeito pelo sagrado. “Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal” [Eclesiastes 5.1].


Vejamos apenas quatro exemplos de irreverência no contexto assembleiano, do qual faço parte:


– Os pregadores que chegam apenas na hora da pregação. É como se a exposição da Palavra de Deus fosse alguma palestra. O pregador não pode ser ausente do culto, pois a pregação deve estar inserida num contexto cúltico. Alguns pregadores de “renome”, como se diz no meio assembleiano, chegam atrasados sempre. Não é mero acidente de percurso, já é um hábito. Estariam eles enfadados de cultuar? Viraram meros profissionais do púlpito?


– Mães que brigam com crianças “birrentas” no meio do culto. O meio do culto não é o melhor lugar para beliscar uma criança que chora por birra. É em casa que essa criança deve receber a correção dos pais. Eu já presenciei a cena de uma mãe que deu um tapa na mão de uma criança de dois anos- por algum motivo- e essa disparou a chorar atrapalhando o bom andamento do culto.


– O paparazzi da igreja. Toda festividade é um festival de filmagens, fotos e poses. Você não sabe se está está na entrada do Oscar ou realmente em um culto cristão? O grupo começa a cantar e um monte de gente se levanta para tirar fotos. Não seria melhor esperar o culto acabar? Ou apenas UMA pessoa registrar as imagens do culto?


– Conversas no púlpito. E se o exemplo não vem de cima? Bom, há obreiros que gostam de colocar o “papo em dia” enquanto estão sentados na plataforma. Aliás, qual a necessidade daquele povo sentado lá em cima?


Então, vamos mudar?

11 comentários em “Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus!

  1. MUITO BOM ARTIGO, SÓ GOSTARIA DE ACRESCENTAR QUE AS VEZES PARECE QUE ESTAMOS NUMA SORVETERIA OU PIZZARIA E NÃO NA CASA DE DEUS. QUE O SENHOR DESPERTE A SUA IGREJA A COMEÇAR PELOS QUE FAZEM USO DO PÚLBITO, SEJA PARA PREGAR OU PARA CONDUZIR A IGREJA DO SENHOR.

    Curtir

  2. Gutierres,

    Você disse: “Recentemente assistia a pregação de um dos mais respeitados mestres da Palavra em um enorme templo das Assembleias de Deus.” Você poderia me citar o nome deste e de outros mestres assembleianos, os quais eu teria algum acesso ao material ou pregação deles pela internet. Você poderia citar esse em especial? Se quiser nem precisa publicar esse comentário, me manda por email: edl2203@gmail.com

    Curtir

  3. Falta 'catolicidade', algo que nos arrancam assim que nos convertemos, e com isso, muito ficam perdidos e se tornam hipócritas com o Senhor, anglo-saxões liberais de pele marrom em país tropical… estou desolado, se não fosse pelos erros, voltaria a Igreja Romana, sinto que perdi algo, preciso de ajuda!

    Gustavo

    Curtir

  4. DENILSON DISSE:ANONIMO,jesus disse em uma das suas mensagens, que ele iria para o PAI,mais enviaria o GRANDE CONSOLADOR.SAIBA DE UMA COISA,o homem é falho, sempre vai falhar, mais DEUS NUNCA VAI FALHAR NAQUILO QUE ELE TE PROMETE.FOQUE NA SUA SALVAÇAO E DEIXE QUE DEUS CUIDA DO RESTANTE. UM GRANDE ABRAÇO.DEUS TE ABENÇOE EM NOME DE JESUS AMÉM.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s