Assembleias de Deus

O mundo fantasioso do tradicionalismo wellingtoniano

Por Gutierres Fernandes Siqueira

“Nós estamos, paulatinamente, imitando e aceitando os costumes dos samaritanos”. 

 “Os samaritanos trouxeram alguns corinhos e muita ‘bateção’ de palma, alguns conjuntos que começam o culto para animar… irmãos, culto não é programa de auditório” .

“Estamos caminhando para uma igualdade, já existe muitas coisas do costume dos samaritanos que nós já estamos aceitando. Há muita coisa entre nós que não é da Assembleia de Deus”.


É lamentável ouvir essas frases do principal líder da Assembleia de Deus mergulhado em tamanha miopia. Veja o vídeo e o comentário a seguir.



Para o pastor José Wellington Bezerra da Costa a Igreja Evangélica Assembleia de Deus passa por um mal estar. A denominação “não é mais a mesma”. E ele está certíssimo. O clima de indiferença e apatia nos cultos assembleianos é assustador. Os grupos de jovens minguam e o “fervor pentecostal” é mais história do que realidade. Por onde você anda, seja onde for, a apatia é a palavra de ordem. Mas, como muitos outros tradicionalistas, Wellington aponta que a causa dessa frieza e falta de avivamento é a modernização dos costumes. Esse discurso não é novo e nem exclusivo dele, mas é uma pena que um homem de tamanho destaque repita essa bobagem. 

Ele diz que nós não devemos ser “animadores” porque o “culto não é programa de auditório”. Certo, sim, certíssimo. Mas como exemplo ele fala em palmas e coreografias. Ora, senhor Wellington, o que dizer dos inúmeros pregadores megalomaníacos que pregam constantemente no púlpito do Belenzinho? Faça esse exercício e veja, pois a maioria dos pregadores que acessam aquele púlpito são “animadores de auditório”. Falo isso, porque já visitei aquele igreja o suficiente para observar esse dado estatístico. O exemplo poderia começar de cima.

Wellington é evasivo, mas insinua que a abertura dos costumes é um mal na Assembleia de Deus. Dá vontade de rir. Em primeiro lugar, ele prega na televisão. Em segundo lugar, a própria igreja no Belém, onde ele pastoreia, de longe não lembra mais aquele estereótipo assembleiano, ou seja, homens de social e mulheres de saia. O padrão não são essas “reuniões de obreiros” postada no vídeo, mas sim o dia a dia daquela congregação “bem mais liberal” do que o discurso wellingtoniano suporta. 

Eu, pessoalmente, já ouvi esse mesmo discurso do referido pastor em outras reuniões. É cansativo, pois em tamanho palavreado evasivo a Assembleia de Deus continua com problemas mais sérios do que palmas na liturgia. E problemas esses que o próprio Wellington está envolvido (disputa por poder, caciquismo, nepotismo etc.). 

Vamos crescer!

PS: Se você leu esse texto e pensou que eu já deveria estar fora da Assembleia de Deus por discordar de seu principal líder, logo pensou bobagem. A Assembleia de Deus é maior do que pastor X ou Y. A Assembleia de Deus não é um bloco com dono. É uma denominação que, apesar de seu episcopado coronelista atual, nasceu congregacional e sempre terá um espírito congregacional. 

PS 2: Se você acha que o pastor José é incriticável, eu peço, por favor, que você leia a Bíblia. Faça um plano de leitura anual, pois fará bem para a sua alma.

15 comentários em “O mundo fantasioso do tradicionalismo wellingtoniano

  1. TUDO BEM , MAS NÃO VENHA EM QUERER DEFENDER MUNDANISMO PORQUE HOJE EM DIA JÁ NÃO TEM DIFERENÇA EM VESTIMENTA DE HOMEM OU DE MULHER TODOS QUEREM LIBERAR GERAL E NÃO É BEM POR ESSES LADOS. PODE QUE A IGREJA QUE O PASTOR JOSE WELLIGTON PASTOREIA PODE NÃO SER COMO ELE DIZ MAS O COMENTÁRIO DELE SERVE PARA MUINTOS OBREIROS MISSIONÁRIOS E PASTORES QUE ESTAO QUERENDO INOVAÇÃO E CADA VEZ MAIS VEMOS PESSOAS CONFUNDIDAS E PERDIDAS CHEIAS DE PROBLEMAS DENTRO DAS IGREJAS CAINDO EM TODOS OS CULTO SENDO ANESTESIADAS MAS NO DIA SEGUINTE ESTAO COM O MESMO PROBLEMAS. CUIDO DE 3 CONGREGAÇÃO HUMILDE NAO TEMOS INOVAÇÃO NEM UMA EM MODERNIDADES MAS JA VI JESUS CURA DO CANÇER JA VI JESUS COLOCAR CORAÇÃO NOVO EM CRIANÇA DE 4 MESES E HOJE ESTA COM 2 ANOS JA VI DEUS LIBERTA VICIADOS NA DROGA MAS LIBERTA MESMO E DEUS ESTA ENCHENDO AS 3 CONGREGAÇÕES DE ALMAS SALVAS E NÃO TEM INOVAÇÃO NEM UMA OBEDEÇEMOS A SÃ DOUTRINA DO TEMPO DA BIBLIA NÃO DO TEMPO DE DOUTORES QUE TANTAS VEZES ENTRARÃO EM CONTRADIÇÕES QUERER MODERNIZAR OU LIBERDADE É PARA QUE A CRENTAIADA VIVAM COMO O MUNDO DE FORA COM A CABEÇA CHEIA DE MUNDANISMO E VAIDADE. DEIXO MEU COMENTÁRIO DEFENDENDO A VERDADE E POR FAVOR NÃO TIRE FORA COLOCA ESSE COMENTÁRIO PARA TODOS VER E DAR SUA OPINIÃO JÁ QUE VOCÊ ESTA DETONANDO COM SUA OPINIÃO TENHA CORAGEM E POSTA ESSE MEU COMENTÁRIO QUERO VER OK.

    Curtir

  2. Vai longe o tempo em que problemas maiores complicam nossos cultos. Departamentalismo, falta de exposição da Palavra de Deus, muitos tempo dedicado ao louvor, falta de bons pregadores, além de todos os problemas apontados no post. Posso não concordar com tudo que você escreveu, mas precisamos de outra Reforma urgentemente.

    Abraços!

    Curtir

  3. Concordo em gênero, número e grau! Sou presbítero da Assembléia de Deus aqui em Joinville, Santa Catarina e vemos a mesma apatia nos cultos. Pregadores que não tem nenhum conteúdo teológico, que usam frases de efeito para empolgar o público. Quando aparece um pregador, que prega a verdade, prega contra o pecado as pessoas não gostam muito! O problema da Assembléia de Deus é muito mais fundo! É a exaltação da reputação em detrimento do caráter! Inúmeros pregadores e líderes estão com seus casamentos acabados, famílias destruidas, mas continuam na frente do ministério, pois não estão dando valor mais a família!

    Bater palmas….olha que absurdo! Me mostre o embasamento bíblico para não bater palmas!

    É triste, porém é bizarro! Líderes e pessoas de destaque estão nadando na avareza, fazendo a obra para Mamon e ainda tenho que ouvir uma bizarrice dessas.

    Sou obrigado a postar esse artigo em meu blog para que todos despertem do sono da saudoza heresia assembleiana!

    Abraço

    Blog Emunah

    Curtir

  4. Sua análise é perfeita, Gutierres. Só gostaria de acrescentar uma coisa: trata-se de discurso eleitoreiro. É uma das ferramentas usadas para se perpetuar à frente da CGADB.

    Mas o próprio discurso acaba por mostrar as contradições do presidente. Entre as alegações que sempre fez, está a de que precisava manter-se à frente da instituição para “conservar” a Assembleia de Deus. Após a última eleição, em abril de 2013, essa foi a manchete do jornal Mensageiro da Paz.

    Ora, se a Assembleia de Deus não é mais a mesma, nos dizeres do presidente, a culpa, então, seria dele, que não consegue entregar o que vem prometendo há quase 29 anos!

    Quanto aos seus Post scripts, Gutierres, são também os meus!

    Curtir

  5. O principal problema do Pr.Jose Wellington é nepotismo e perpetuação no poder sem avançar em pontos de melhor divulgação do evangelho, como radio e TV.
    Vergonha uma igreja como a Assembleia de Deus( de longe a maior igreja evangélica Brasileira) não ter ainda uma rede de radio um um canal de TV próprio, enquanto igrejas que não dão 10% da AD em tamanho já tem a tempos.

    Curtir

  6. Eu confesso que quando vi o título da matéria no Gospel Prime, que dizia “Assembleia de Deus não é mais a mesma, diz José Wellington” eu até fiquei feliz. Pensei que os problemas que todos nós sabemos que a AD possui estavam sendo apontados pelo seu próprio líder, erros que poderiam até incluir seus próprios, o que seria uma demonstração de humildade enorme e de temor do Senhor. Problemas muito, mas muito, MUITO mais profundos que qualquer coisa relacionada a costumes(os quais são bons e próprios, mas continuam sendo secundários), onde alguns já foram até citados nos comentários anteriores ao meu.

    Qual não foi minha decepção quando li a matéria e maior ainda quando vi o vídeo.

    Fiquei a pensar num título que retrata a realidade melhor, na minha opinião: “Assembléia de Deus não é mais a mesma, prova disso é que o seu maior líder não consegue enxergar um palmo à frente de seu nariz”.

    Curtir

  7. Agora eu pergunto – Quem é o presidente da “CGADB” a mais de 25 anos????? E enquanto eles ficaram preocupados com disputas eleitorais a igreja chegou onde chegou. Usaram a CGADB pra benefício próprio, alteraram estatutos quando acharam convientes, simularam doença pra afastar da presidencia e depois se candidatar novamanete. Antes pastor presidente não podia se “POLÍTICO” convenção de BH fica claro, hoje são eleitos e continuam a frente da Igreja do SENHOR como se nada tivesse acontecido, Campinas, Vila Guarani que o diga. Familias e mais familias se tornaram donas de muitos campos fazendo impérios da IGREJA do SENHOR. Hoje temos Bailarinas na Igreja, se coloca a igreja de pé pra glorificar a Deus ao som de chofar(chifre) em nossa AD BELEM, a Confradesp dão posse para os pastores aqui no interior de SP e somem, não visitam os campos, deixam os pastores deitarem e rolarem, só aparecem quando as coisas ja vão de mau a pior, a Igreja esta em decadência faz décadas, agora Ele aparece dando uma de Lula como se não soubesse de nada… tenha dó, e ainda volta querendo jogar toda essa raiva e jugo pesado sobre as irmãs, vão procurar o que fazer, eles pesam que o povo esta dormindo. Ah e as brigas (rachas) de convenções estaduais, tudo com apoio do CGADB- Bahia, Sul do Maranhão, Pará, Distrito Federal, Minas Gerais, Amazonas….etc. Que Deus tenha misericordias da Igreja, mas esse é o quadro que nos encontramos.
    Preb. Paulo Sabino
    AD – Belem Inteior de SP

    Curtir

  8. Respeito a AD por sua história, mas o que observamos são discursos confusos e isso gera confusão na membresia.
    Muito bem sua colocação quanto as atitudes de hipocrisia. Repudia-se algo banal e aceita-se coisas que são extremamente prejudiciais.
    Porém entendo como o pastor Geremias: tudo isso são apenas discursos eleitoreiros.
    Um grande abraço. Recomendo meu blog(www.pbteologil.blogspot.com)

    Curtir

  9. Gutierres,
    Força amigo, mais uma vez parabéns. Sua observação foi perfeita e ,gostando ou não, os assembleianos precisam deixar o corporativismo aético de lado e enxergar o óbvio. Também sou assembleiano e, como vc, prefiro ficar e lutar ao invés de sair.

    Curtir

  10. O comentário de Daladier Lima é pertinente e disse tudo. Sinceramente, o vídeo simplesmente mostra um exemplo claro do que é a não exposição da Palavra condenando a falta de ensino na igreja. Ensino sobre o que mesmo? Ah, sim a “barbicha de bode”, o “cabelo crescido” “os dedos cheios de anel”, o “departamento de dança”(com os outros departamentos não tem problema)e tem bandido dizendo que é evangélico por causa dessa tal “igualdade assembleiana”. E esses “costumes samaritanos” são tão terríveis que apagaram o fogo do avivamento na Europa e esvaziou os templos. Mas uns brasileiros simples (é preciso ser brasileiro para ser simples)já foram daqui com a tocha acessa e salões da Europa estão lotados. Quem sabe aqueles que não estão conseguindo acender a tocha por aqui seja por falta dessa simplicidade… Por favor, desculpe meu estilo irônico, mas quase não aguentei assistir todo o vídeo pela superficialidade da fala e da aprovação dos que ouvem.

    Curtir

  11. O comentário de Daladier Lima é pertinente e disse tudo. Sinceramente, o vídeo simplesmente mostra um exemplo claro do que é a não exposição da Palavra condenando a falta de ensino na igreja. Ensino sobre o que mesmo? Ah, sim a “barbicha de bode”, o “cabelo crescido” “os dedos cheios de anel”, o “departamento de dança”(com os outros departamentos não tem problema)e tem bandido dizendo que é evangélico por causa dessa tal “igualdade assembleiana”. E esses “costumes samaritanos” são tão terríveis que apagaram o fogo do avivamento na Europa e esvaziou os templos. Mas uns brasileiros simples (é preciso ser brasileiro para ser simples)já foram daqui com a tocha acessa e salões da Europa estão lotados. Quem sabe aqueles que não estão conseguindo acender a tocha por aqui seja por falta dessa simplicidade… Por favor, desculpe meu estilo irônico, mas quase não aguentei assistir todo o vídeo pela superficialidade da fala e da aprovação dos que ouvem.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s