Sem categoria

O que não é santidade? [Parte 2]

Por Gutierres Fernandes Siqueira

Muitas vezes é mais didático começar um conceito pelo uso negativo dele. Por isso, nessa pequena série estamos estudando sobre o que não é santidade.



1. Santidade não é apego excessivo pelo passado. Nenhum grupo religioso digno de respeito despreza a tradição e a história. Agora, honrar os pais do passado não deve ser confundido com o modo de vida vivido por eles. O passado idílico não existe e é uma utopia às avessas dos conservadores. É clichê, mas não custa lembrar a famosa frase do teólogo luterano Jaroslav Pelikan: “Tradição é a fé viva daqueles que já morreram. Tradicionalismo é a fé morta dos que ainda vive”. Jesus teve sérios problemas com aqueles que abraçam entusiasmadamente a tradição em detrimento de outras virtudes (cf. Mateus 15. 1-20). Há uma mania no ser humano em depreciar as gerações mais novas com a famosa frase “no meu tempo não era assim”. Ora, muitas vezes não era mesmo, mas talvez pior.

2. Santidade não é enxergar pecado em tudo. Isso se chama malícia e é igualmente pecado. “Para os puros, todas as coisas são puras; mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas”, disse Paulo a Tito (1.15). Desconfie de qualquer pessoa muito melindrosa. Sim, aquele que acha pecado e impureza em tudo, logo o problema está nele. Gente que é capaz de ver sensualidade até em desenho animado. O libertino acha que nada é pecado. O malicioso é incapaz de ver pureza. Ambos são derivações do mesmo mal.

3. Santidade não é tipo de personalidade. Normalmente pessoas extrovertidas, festivas e alegres não são ditas como santas. Já pessoas sérias, introvertidas e quietas são tidas como exemplo. Bom, a santidade não é uma personalidade. É necessário cuidado com isso, pois a personalidade não é caráter.
[Continua…]

2 comentários em “O que não é santidade? [Parte 2]

  1. Saudações em Cristo!, muito boa essa série de estudos que vc está postando, vi uma série semelhante no blog do Pr. Ciro Sanches.
    Cheguei até a preparar um estudo bíblico sobre a santificação, baseado nesses estudos que vcs estão publicando.
    Fiz o estudo mas não posso pregar na minha igreja, senão corro o risco de ser excomungado.
    Vou deixar pra pregar esse estudo em uma igreja batista ou presbiteriana.

    Abraços no amor de Cristo.

    Pb. João Eduardo Silva – AD Min. Belém SP.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s