Assembleias de Deus

Assembleia de Deus, 103 anos

Por Gutierres Fernandes Siqueira

ASSEMBLEIA de Deus, 103 anos. Nesta semana comemoramos mais um aniversário da maior denominação pentecostal do país. Sabemos dos inúmeros problemas presentes nela, mas podemos glorificar a Deus por diversos motivos:


a) A Igreja Evangélica Assembleia de Deus é uma comunidade sem dono. Algumas lideranças até pensam possuir a procuração da denominação, mas isso não passa de vaidade. A grandeza dessa igreja está no fato dela não depender de uma personalidade.

Os primeiros assembleianos





b) Na sua grandeza há vasta diversidade. O assembleiano não é mais um único tipo, um esteriótipo. A diversidade é tão grande que abriga até mesmo políticos diferentes como Marco Feliciano e Marina Silva. Aqui você acha erudito e anti-intelectual, cantores de música clássica e fãs de trágicas composições como “Jesus não é dinheiro, mas Ele é real”. Há diversidade, mas há unidade. O assembleiano pode ser muito diferente na individualidade, mas dificilmente será na cultura denominacional.


c) Pode-se discordar da doutrina assembleiana em alguns pontos, especialmente a pneumatologia e escatologia, mas é uma denominação que prima pela ortodoxia cristã. A discordância em pontos secundários em nada afeta o compromisso dessa igreja com as doutrinas fundamentais da fé cristã e protestante. É doutrinária, mas também evangelizadora.


d) É uma igreja brasileira, tanto nas virtudes quanto nos defeitos. É a única igreja que está no meio do Amazonas, nas favelas cariocas, no sertão do Ceará ou nos bairros centrais de Curitiba. O atual comercial da cerveja Brahma para a Copa do Mundo é bem significativo, pois para exemplificar a busca por uma pequena cidade e distante, o caminhão passa por um caminho de terra onde há uma Assembleia de Deus. É apenas uma amostra inusitada como essa igreja evangelizadora está em cada pedaço deste grande país.


Parabéns, assembleianos!

5 comentários em “Assembleia de Deus, 103 anos

  1. Sempre fui católico, mas tive minha experiência de amor de Deus, neste lugar abençoado, como disse o irmão Gutierres (no sertão cearense- literalmente…rs) Hoje sou membro da Renovação Carismática Católica, por um desígnio de amor do Pai. Todavia tenho profunda gratidão a essa comunidade cristã, que é na sua essência um lugar de muito louvor, adoração e evangelização kerigmática. Parabéns. Minha profunda gratidão a Deus pela obra iniciada em mim, na Assembleia de Deus e continuada hoje no seio da minha Igreja. Sabe irmão Gutierres, apesar da relutância dos brasileiros protestantes(pentecostais), eu creio na unidade ESPIRITUAL, onde possamos orar juntos pois temos mais coisas que nos ligam que coisas que dividem, apenas as vezes as lentes estão mais focadas no que divide…Mas, o Espirito de Deus é o Senhor da Assembleia e da Igreja Romana, por isso creio. Em Cristo somos um.Espero ver esse depoimento de gratidão, testemunho e fraternidade, no mural. abraço irmãos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s