Cosmovisão Cristã · Teologia da Missão Integral

ONGs evangélicas “progressistas” usam o nome do Senhor em vão!

Por Gutierres Fernandes Siqueira

(Texto publicado originalmente no site Gospel Prime.)


O debate sobre a redução da maioridade penal está no ar. A discussão voltou para a Câmara dos Deputadores e hoje, felizmente, são grandes as chances de finalmente o parlamento aprovar o aumento de pena para menores assassinos, estupradores e até psicopatas. Segundo pesquisa CNT/MDA, 90% dos brasileiros são a favor da redução da maioridade penal, porém esses outros 10% fazem barulho e possuem um lobby poderoso que tem atrasado em anos e anos a alteração da lei.


Algumas ONGs evangélicas, especialmente ligadas aos chamados “protestantes progressistas”, estão enchendo as redes sociais com mensagens contra a redução da maioridade penal. Bom, isso seria normal, já que vivemos numa sociedade democrática, e todos tem o direito de concordar ou não com a alteração da lei.


Todavia, eis o espanto com um fato: essas ONGs insinuam que quem é a favor da redução da maioridade penal está contra os valores de Jesus Cristo. Parece brincadeira, mas não é. O pastor Ariovaldo Ramos, por exemplo, defendeu a manutenção da lei como está e escreveu no Facebook que “essa luta é de Cristo”. Entenda bem: se você é a favor da redução como 90% da população, logo está contra o próprio Cristo. Ora, ora, essas ONGs e seus ogueiros parecem aqueles fundamentalistas teonomistas-reconstrucionistas, ou seja, que confundem sua ideologia política com a causa do Reino de Deus.  É um absurdo usar o nome do Senhor em vão para defender a manutenção de uma lei que é claramente injusta. Por que eles não usem logo que a causa é de Jean-Jacques Rousseau e não de Cristo?


Eu, por exemplo, defendo a redução da maioridade penal não porque vejo nessa medida um meio de combate à violência. A redução vem com um melhor policiamento, rapidez e eficiência jurídica e uma alta taxa de investigações concluídas. A redução visa outra coisa: a correção justa. Ora, será normal um adolescente de 17 anos estuprar, torturar e matar outra adolescente e pegar no máximo 30 meses de reclusão num “centro educativo”? Você realmente acredita que o Estado tem o poder para recuperar um psicopata? Você também acredita em Papai Noel? Como disso o filósofo Thomas Hobbes: o “homem é o lobo do homem”.


Eu sou evangélico e a favor da redução da maioridade penal. Essa causa é minha e não coloco Jesus no meio para justificá-la.

Um comentário em “ONGs evangélicas “progressistas” usam o nome do Senhor em vão!

  1. Paz, Gutierrez.

    Eu tenho uma visão um pouco diferente. Não considero quem é a favor da redução contra o próprio Cristo. Na democracia, cada um pensa como quiser. Por outro lado, acho que que ser contra mostra alguns valores do cristianismo muito importantes, como a preocupação com as crianças e jovens, o amor acima da justiça humana e a busca de uma sociedade mais justa e humana.

    Eu acho que você acerta ao constatar que a redução da maioridade penal por si só não mudará nada. Por que não lutamos, antes da redução, por mais policiamento, celeridade da justiça, reforma do judiciário, penas mais duras para corrupção de menores e para crimes do colarinho branco, escolas de qualidade, apoio do Estado a regiões onde as crianças e adolescentes estão expostas à criminalidade? Sinceramente, se pensarmos sem paixão e apenas com o intelecto, parece que a coisa ainda vai piorar. Um monte de adolescentes na cadeia, expostos ao crime organizado, e aliciamento de meninos de 14 e 15 anos. Eu acredito que todo mundo deve ter uma segunda chance e faz parte da missão da Igreja oferecer essa segunda chance.

    Um abraço e fique com Deus!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s