Dons Espirituais · Liturgia

Como identificar um falso profeta?

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. (Declaração de Jesus Cristo segundo o Evangelho de Mateus 7.15)

Por Gutierres Fernandes Siqueira

A Bíblia manda julgar cada profecia (cf. 1 Coríntios 14. 29) que ouvimos no contexto da adoração eclesiástica. Mas nem sempre é possível identificar um falso profeta pela análise racional do julgamento. É por isso que o Espírito Santo capacita o corpo de Cristo com o dom de discernimento de espíritos (cf. Atos 16.16-18).

Mas quais são os principais sinais de um falso profeta? Ou quais características são de mais fácil observação? Vejamos:

  1. O falso profeta é apaixonado pelo brilho do palco. É um sujeito que sempre está em busca de reconhecimento, fama e prestígio dos homens. O falso profeta tem até a coragem de pagar para pregar em grandes eventos.
  2. Com a vaidade, o personalismo vem até naturalmente. O falso profeta monta um culto em torno de si mesmo. Todo o seu ministério depende, inclusive, do cultivo doentio de sua imagem.
  3. Falta de sujeição. O falso profeta sempre se porta como a autoridade, mas não se submete a ninguém. Esse tipo de sujeito tem a mania de achar que é o centro do universo.
  4. O falso profeta se acha dono da ovelha. É possessivo, mandão, excessivamente ciumento e manipulador.
  5. Desprezo pela Palavra. O falso profeta despreza a Bíblia mesmo que a manuseie em todo culto no momento do sermão. A mensagem do falso profeta é um conjunto de chavões, frases prontas e muito apelo à emoção.
  6. A emoção é parte importante do culto e da comunicação no contexto da igreja. O problema é que o falso profeta usa a emoção exageradamente. O crente precisa equilibrar a emoção com a razão (e vice-versa, pois não vale trocar o emocionalismo pelo racionalismo).
  7. Avareza, ambição. O falso profeta ama o dinheiro acima de todas as coisas. O ministério do falso profeta sempre termina na ânsia de acumular capital.
  8. Perversão sexual. É muito comum que um falso profeta seja, também, alguém com uma vida sexual pervertida. Logo porque o sexo, assim como o dinheiro, é uma forma de gratificar o orgulho do poder. O falso profeta quer muito dinheiro e muito sexo apenas para alimentar ainda mais a sua grande meta: o poder, não o do alto, mas o temporal dos reinos deste mundo.
  9. Profecias falhas. Esse é o aspecto mais fácil: o falso profeta mente e suas profecias falham.

Há, evidentemente, inúmeras outras características. Mas observando esses pontos é possível identificar um falso profeta antes mesmo de ele abrir a boca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s