Assembleia de Deus · Dons Espirituais · Eclesiologia · Movimento Pentecostal

Lewi Pethrus e o Movimento Apostólico

pethrus_l
Lewi Pethrus

Por Gutierres Fernandes Siqueira

O missionário sueco Lewi Petrus Pethrus (1884-1974) foi um dos principais pioneiros do pentecostalismo europeu e que teve um importante papel no Brasil. Ele participou como convidado de Gunnar Vingren da primeira reunião da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil) em 1930 na cidade de Natal (RN) e, também, foi o responsável pelo envio do missionário Samuel Nyströn ao Brasil ainda em 1916.

Pethrus é um exemplo de como os pioneiros pentecostais levavam muito a sério o compromisso com a boa teologia. Entre os seus vários livros temos a ótima obra “O Vento Sopra Onde Quer” publicado em 1982 pela CPAD (Casa Publicadora das Assembleias de Deus) onde ele condena fortemente o início do chamado Movimento Apostólico.

Pethrus escreveu:

A Bíblia não autoriza a separação de obreiros para o ministério de apóstolo. […] Todos sabemos que existem pessoas que ficam muito orgulhosas com um título. Se começarmos a chamá-las pelo título do seu ministério, estas pessoas podem passar a se apresentarem dizendo: “Eu sou apóstolo” ou “Eu, eu sou profeta” etc. Certa vez me disse uma irmã: – “Recebi o dom de curar os enfermos”. – “Sim, glória a Deus”, respondi. “Isso se manifestará quando a irmã curar os enfermos”. É por meio do que acontece que as pessoas compreenderão e verão a missão que têm. Mas nós mesmos não devemos andar proclamando que somos possuidores deste ou daquele ministério. [1]

As Assembleias de Deus nos Estados Unidos e no Brasil sempre condenaram essa ânsia megalomaníaca do Movimento Apostólico. Infelizmente, há hoje alguns pastores famosos da denominação que desprezam sua tradição e flertam com o pior do movimento neopentecostal. No início do Movimento Pentecostal o apego a títulos sempre foi visto como falta de humildade. Já passou da hora de voltarmos ao cerne do pentecostalismo. Certo?

Referência:

[1] PETHRUS, Lewi. O Vento Sopra Onde Quer: Um Clássico Pentecostal. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1982. p 98-99.

2 comentários em “Lewi Pethrus e o Movimento Apostólico

  1. A grande verdade é : nunca se deve remover os Marcos antigos. Hoje vejo se cumprir o que minha mãe me falou a 25 anos passados nasci e me criei congregando nas Assembleias De Deus ,minha mãe graças a DEUS está viva vendo o cumprimento do que ela guiada por DEUS me falava .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s