Assembleia de Deus · Movimento Pentecostal

Samuel Nyström contra o legalismo

Por Gutierres Fernandes Siqueira

Em lugar de recorrermos à Lei e de criarmos leis, encomendamos os que vão crendo, a Deus e à Palavra de sua graça.  (Samuel Nyström)

7-samuel-nystram
Samuel Nyström

Samuel Nyström (1891-1960) foi um missionário sueco que muito colaborou com o início das Assembleias de Deus no Brasil. Conhecedor das línguas bíblicas (hebraico e grego) exerceu com maestria a vocação do ensino. Autor das Lições Bíblicas e articulista, Nyström foi um dos primeiros teólogos da nova denominação.

Embora as Assembleias de Deus tenham uma história rica e gloriosa, não podemos esquecer que o legalismo fez e ainda faz parte do cotidiano de muitas congregações. O legalismo não é um mal menor, isso porque o legalista usurpa o melhor presente dado por Deus: a sua graça. Em janeiro de 1939, o missionário Nyströn escreveu no jornal “Mensageiro da Paz” o texto “Encomendados a Deus e à Palavra de sua graça”. Esse artigo é um belo tratado contra o legalismo.

Leia esse trecho:

Na exposição da justificação pela fé na epístola aos Romanos, e na apologia da promessa dada a Abraão, e da nova aliança, na epístola aos Gálatas, a graça ocupa o lugar preponderante. Entretanto, há muitos que desejam seguir a mesma fé e estar na mesma graça que Paulo; há muitos que, na falta de fé, ainda que zelosos da obra de Deus, procuram revigorar a Lei e criam leis, julgando que, assim, fortificam a posição própria e de outros, e na graça; mas, o que acontece é realmente o contrário, pois ficam separados de Cristo e caídos da graça (Gl 5.4).

Vejamos mais um trecho:

A Palavra da graça não é “regra sobre regra”, nem é palavra usada como chicote de que o homem se serve, à sua vontade, mas, é a Palavra viva, vivificada pelo Espírito e, portanto, poderosa para arrancar do coração, o joio da vaidade, do formalismo e preconceitos, que se manifestam em vaidade de posição, de família, de saber, de traje. E, a Palavra poderosa opera de tal maneira que, tanto o homem como a mulher se vestem com trajes honestos, com modéstia e sobriedade. […] Estatutos podem limitar as manifestações carnais, mas não conseguem nada mais além disso; a Palavra da graça, porém, arranca o mal. […] Falta de fé em Deus e no poder da Palavra da sua graça tem feito muitas igrejas se edificarem fora da Pedra fundamental e acrescentarem estatutos e leis à Palavra da graça. O resultado logo se manifesta: a Palavra da graça desaparece, os estatutos tomam o lugar, e o ministério fica com a carga de sustentar e manter o trabalho, o que só Jesus pode fazer.

O assembleiano Nyström entendeu, ainda na década de 1930, o que muitos assembleianos não entendem em 2017: o legalismo e a sua mania de criar regras é falta de fé na graça e no poder de Cristo.

Um comentário em “Samuel Nyström contra o legalismo

  1. Olá, Gutierres. Tudo bem?

    Estou fazendo um TCC sobre o surgimento do legalismo nas ADs. Será que você teria esse artigo original para compartilhar comigo?

    Obrigado e fique na paz!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s