Devocional

O legalismo é uma porta larga

images (6)Por Camila Rauber

Por que viver no legalismo é mais fácil do que viver na liberdade proporcionada por Cristo?

O legalismo – com o slogan “faça isso, não faça aquilo” – nos permite funcionar no automático. Sim, ele gera em nós a falsa sensação de que estamos agindo corretamente. É como se estivéssemos fazendo uma maratona de seriados, pensando que estamos aproveitando a vida, quando, por horas, não saímos do lugar. O legalismo é uma porta larga.

Mas o legalismo não transforma o caráter de indivíduo. Por isso há discrepância entre aquilo que se diz, aquilo que se faz e aquilo que se é. Em suma, viver de legalismo é viver de aparência. 

Por outro lado, a liberdade causa dor, e ninguém gosta de sentir dor: a dor da consciência, a dor das escolhas diárias pelo caminho que escolhemos e, por fim, a dor da nossa transformação interna.

Ninguém, que passa por algum tipo de transformação, deixa de sentir a mudança.  A liberdade nos impede de sermos estáticos. Ela nos retira do conforto habitual e nos confronta com uma realidade superior e completa: a de Cristo.

Difícil é para o homem se humilhar e reconhecer seus limites: a liberdade nos humilha para que Cristo possa crescer em nossa vida. A dor persiste enquanto a transformação diária opera – a isso a teologia cristã chama de “santidade progressiva”. Mas essa dor diminui na medida em que nos leva mais próximos de nosso libertador: Jesus Cristo.

Camila Rauber é bacharel e mestranda em filosofia pela Universidade de Buenos Aires (Argentina) e pela  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s