Ética · Ética Cristã · Subsídio da EDB

Ética Cristã, Vícios e Jogos

Por Gutierres Fernandes Siqueira

Por que é eticamente errado praticar jogos de azar? Ora, os jogos de azar ferem diversos princípios bíblicos. A ânsia pelo dinheiro fácil despreza o valor do trabalho, da modéstia, do contentamento etc. Não somos possuidores de nada, mas apenas mordomos dos bens dados pelo Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. É impossível sofrer o vício do jogo de azar sem o envolvimento da cobiça e do amor ao dinheiro, a raiz de todo mal, e também da ausência da temperança. Os jogos de azar, como todo vício, não está sozinho, e como um abismo que chama outro, esse tipo de jogatina se vincula intimamente a outros vícios atrozes.

É importante não confundir os jogos de competição com os jogos de azar. Enquanto o primeiro depende do mérito e do esforço, o segundo depende da “pura sorte”. Enquanto o primeiro é trabalho e desenvolvimento, o segundo lida apenas com a expectativa da perda alheia. Enquanto o primeiro evita os excessos e promove a autodisciplina, o segundo promove o vício e a imoderação. Eticamente, a diferença entre um jogador de futebol e um jogador de cassino é enorme. Os jogos de azar, inclusive, são tipificados como contravenção penal na lei brasileira e atividades como caça níqueis, bingo e jogo do bicho são proibidos.

Nas Escrituras, o autor que fala mais sobre os assuntos relacionados ao atletismo é o apóstolo Paulo. No geral, o comentário de Paulo sobre os jogos é sempre positivo e serve ao apóstolo como metáfora da vida cristã. Muitos atletas competiam e treinavam visando a sua atividade enquanto militar e como lembra Edgar Krentz: “O atletismo e o treinamento militar eram inter-relacionados no mundo grego”[1]. Portanto, a ideia de jogos no Novo Testamento, especialmente nos textos paulinos, estava ligada ao espírito disciplinado. Como observa Ralph Gower: “Os gregos acreditavam que a saúde era tão importante quanto a educação”[2].

E os jogos como entretenimento? Os hebreus, pela visível ausência de qualquer menção ao atletismo, pareciam avessos ao assunto. “Os povos semíticos gostavam de se divertir e expressavam sua disposição através do canto e da dança”[3]. Muito diferente dos gregos, que, em sua literatura, apresentam o atletismo com bastante entusiasmo. Essa valorização das competições como lazer está na gênese da divisão entre saduceus e fariseus, sendo que o primeiro grupo tinha maior influência grega e muitos judeus helenistas possuíam lugar cativo nos teatros e arenas. Vale lembrar que entre os diversos motivos de protestos da revolta dos Macabeus contra a cultura grega na vida judaica estavam os jogos e as competições olímpicas. Krentz ainda observa que “muitos judeus palestinenses viram isto (os jogos) como uma deserção dos costumes e da religião dos antepassados. Consideravam que os jogos quadrienais celebrados em Tiro em honra de Hércules, conforme o modelo dos Jogos Olímpicos e os de Pítia, foram uma abominação idólatra”[4]. Diferente desse entendimento, os jogos nunca são censurados como vício no Novo Testamento. Qualquer igreja ou grupo religioso que proíbe os seus membros de participarem de competições esportivas, assim o fazem pelo seu próprio entendimento, mas não pela correta interpretação das Escrituras.

jogos

Referências:

[1] KRENTZ, Edgar. Paulo, os Jogos e a Milícia. SAMPLEY, J. Paul. Paulo no Mundo Greco-Romano: Um Compêndio. Epub Ed. São Paulo: Editora Paulus, 2014. p 10596.

[2] GOWER, Ralph. Novo Manual dos Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos. 2 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012. p 280.

[3] PFEILLER, Charles F.; VOS, Howard F. e REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. 4 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008. p 1069.

[4] Idem. p 10587.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s