Teologia Reformada

A INDIGESTA IGNORÂNCIA SOBRE OUTRAS TRADIÇÕES

Por Gutierres Fernandes Siqueira

Deixa eu voltar a um assunto que me deixa sempre incomodado e falo isso com todo respeito aos nossos irmãos reformados.

É comum a afirmação de que quem mora em países grandes mostra mais ignorância sobre outros países em relação a quem mora em nações pequenas. Assim, os norte-americanos, os brasileiros, os chineses etc. são mais ignorantes sobre os seus vizinhos do que a média mundial. Agora, quem nasce em países pequenos como Uruguai, Costa Rica, Israel, Quênia, Portugal, Nova Zelândia etc. mostra deter mais informação sobre outras nações, especialmente aquelas que são suas vizinhas.

Por que escrevo isso? Nesse último final de semana estava lendo uma ótima obra do teólogo Gerald Bray, um nome de peso da tradição reformada contemporânea, e fiquei impressionado quando ele fez um rápido comentário sobre os carismáticos, pois claramente Bray, um homem muito preparado na sua linha, não tinha lido quase nada das mãos dos carismáticos. Isso é muito comum entre os irmãos reformados. Em inúmeros livros de teólogos respeitáveis dessa tradição já encontrei clichês terríveis como “a Igreja Católica é pelagiana” (quem fala isso nunca leu o Catecismo), “os arminianos são semipelagianos” (quem fala isso nunca leu Armínio), “o pentecostalismo tem uma hermenêutica subjetivista como o liberalismo de Schleiermacher” (quanta criatividade!), “o arminianismo é a religião do livre-arbítrio”, etc.

Penso que a tradição reformada é tão grande e poderosa, que os nossos irmãos vivem um tanto alienados sobre outras correntes, assim como os moradores de nações poderosas em relação aos países circunvizinhos. São erros tão básicos que começo a criar uma desconfiança natural toda vez que um reformado se propõe a fazer “análise crítica” de outra tradição cristã.

 

images

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s