Notas Reflexivas

Notas Reflexivas (4)

Por Gutierres Fernandes Siqueira 

Algumas reflexões sobre assuntos diversos.

FANATISMO DA ALMA

Heinrich Himmler, um dos principais líderes nazistas, selecionou apenas homens com curso universitário, sem vícios e sem problemas mentais aparentes para comandar a rede de extermínio dos campos de concentração. O fanatismo é um problema da alma, não da ignorância dos iletrados.

FANATISMO DA IDEOLOGIA 

O horrendo nazismo não era de esquerda, mas os comunismos soviético, maoísta e cambojano eram. O saldo final é: o fanatismo ideológico mata mais do que doenças contagiosas.

PESCA NO AQUÁRIO 

Não estou generalizando, mas me preocupa o número de igrejas implantadas hoje no Brasil cujo crescimento está apenas pela adesão de evangélicos de outras igrejas. É o que os antigos chamavam de “pesca no aquário”. Contra isso, a Bíblia nos chama à evangelização!

CRENTES OLAVETTES

É espantoso o número de evangélicos e católicos que seguem o Olavo de Carvalho como uma referência cristã. O Olavo é um seguidor do neognosticismo do místico René Guénon. O gnosticismo foi o primeiro inimigo do cristianismo. Na teologia gnóstica (não confunda com agnóstica) do Olavo de Carvalho e seus seguidores não há espaço para virtudes do Espírito como a humildade, paciência e mansidão. O que há é uma fome de mostrar grandeza intelectual e o sonho de construir uma nova hegemonia.

CONSERVADORISMO NUTELLA 

Os cristãos conservadores, grupo do qual faço parte, têm alguns representantes risíveis: se dizem líderes espirituais enquanto cultivam uma vida altamente materialista; outros dizem defender a família enquanto estão no terceiro ou no quarto casamento.

DIVERGÊNCIAS 

Eu tenho horror aos textos direitistas e esquerdistas que tentam mostrar os pontos em comum de sua ideologia com o cristianismo. Obviamente que sempre haverá pontos em comum com uma fé que abrange todas as dimensões da vida. O problema é que eles esquecem os pontos de desacordo.

PROFECIA

A profecia nunca cessa. Deus é um ser comunicador. Mas, de tempos em tempos, os homens intensificam o desprezo pela profecia e dizem que nada ouvem.

PENSE

O cristianismo não nos ensina apenas novos pensamentos, mas uma nova maneira de pensar.

AMOR MAL RESOLVIDO 

Não entendo teólogo que se diz rompido com o Movimento Evangélico, mas todo mês escreve algum texto criticando o Movimento Evangélico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s