culto · igreja

Grupos Pequenos em um Tempo de Crise

Por Jodi Cuccurese

Tradução: Moisés Xavier

images (38)
Nós nunca poderíamos ter imaginado as séries de eventos que experimentaríamos em nosso país e nosso mundo nos últimos meses. Como igrejas mudaram temporariamente de auditórios para salas de estar, é compreensível que as coisas pareçam bem diferentes.

Uma das preocupações mais urgentes dos pastores é como manter pessoas conectadas umas às outras e à igreja local quando esse vírus está fazendo o possível para nos manter separados.

Neste momento único, o ministério de grupos pequenos nunca foi tão essencial. A necessidade óbvia por distanciamento social não significa que devemos estar distantes em termos relacionais ou espirituais. Deus nos projetou para relacionamento, e a benção da tecnologia nos possibilita mantermos conectados.

Na Igreja James River (Assembleia de Deus) no sudeste do Missouri, estamos conseguindo isso através do ministério de grupos de vida. Posicionamos estrategicamente nossos grupos de vida para se envolver, conectar, e cuidar das pessoas em um nível maior do que nunca.
Aqui estão cinco formas de dar força para grupos pequenos durante esse tempo:

1. Abra espaço para mais. A primeira coisa que fizemos foi pedir aos nossos líderes atuais de grupos de vida que abrissem seus grupos para que mais pessoas participassem. Através do site da igreja, pessoas podem procurar grupos abertos e enviar uma mensagem para um líder de grupo de vida. Líderes então respondem com uma calorosa recepção e detalham como e quando o grupo se reúne.
2. Comece grupos novos. Pessoas querem entrar e ajudar. Com desafios inesperados, temos uma oportunidade sem precedentes para recrutar e treinar novos líderes. Foi maravilhoso ver tantas pessoas se aproximando e nos ajudando a lançar centenas de grupos novos. Plataformas de vídeo online tornaram o treinamento de novos líderes fácil e divertido.
3. Participem juntos dos cultos online. Há várias formas que os grupos podem assistir aos cultos juntos. Muitos grupos organizam uma Watch Party no Facebook, que permite aos membros do grupo participarem virtualmente enquanto conversam uns com os outros. Outros grupos participam da conversa ou assistem juntos através de plataformas como FaceTime ou Zoom.
4. Faça encontros online durante a semana. Grupos de vida também estão se encontrando através de chats em vídeo durante a semana para discutir a mensagem e encorajar e orar um pelo outro. Uma das formas mais populares para grupos se encontrarem é através do Zoom. É gratuito, e grupos podem se reunir por até 40 minutos.
5. Cuide um do outro. Um dos aspectos mais maravilhosos de nossos grupos de vida é o cuidado que ocorre dentro de cada grupo. Nós encorajamos líderes a manterem contato com os membros do grupo semanalmente e até diariamente. Criamos um formulário online onde nossos líderes podem comunicar com a equipe pastoral sobre as necessidades que afetam as pessoas em seus grupos. Como uma igreja, podemos então encontrar formas para atender a essas necessidades específicas.

Em João 13.35, Jesus disse que as pessoas saberão que somos Seus discípulos pela forma como amamos um ao outro. Ao cuidarmos uns dos outros, grupos de vida se transformam em uma demonstração ao mundo que somos seguidores devotos de Jesus.

Quando começarmos a nos reunirmos em pessoa novamente, acreditamos que centenas de pessoas andarão através das portas de nossa igreja pela primeira vez, graças ao ministério dos grupos de vida.

Este artigo é parte de um apêndice especial relacionado a COVID-19 na edição de Maio/Junho 2020 da Influence Magazine.

Jodi Cuccurese é diretora dos grupos de vida na Igreja James River (Assembleia de Deus) em Ozark, Missouri.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s